SEXTA-FEIRA, 23/01/2026

Em destaque

L

Saúde

MSF vê cenário alarmante e inicia atividades em Rondônia

Organização mantém foco em áreas vulneráveis da região Norte do Brasil

Publicado em 

Com um cenário alarmante de grande aumento no número de casos e de mortes pela COVID-19 e de colapso nos sistemas de saúde no Brasil, Médicos Sem Fronteiras (MSF) mantém mobilizadas equipes de emergência para auxiliar no combate à doença. A organização tenta responder rapidamente ao avanço do novo coronavirus em locais da região Norte com sistemas de saúde precários e populações vulneráveis.

O objetivo de MSF é que o pessoal de saúde destas localidades esteja mais bem preparado para enfrentar crescente número de casos da doença. Neste momento, há equipes atuando em Rondônia, Roraima e Amazonas.

“Nos estados da região Norte há proporcionalmente uma menor disponibilidade de leitos, especialmente para casos mais graves”, explica o coordenador de emergência de MSF no Brasil, Fábio Biolchini. “Por esta razão é muito importante intensificar as estratégias de prevenção e diagnóstico precoce de casos moderados para evitar que eles se agravem e demandem cuidados intensivos, que podem simplesmente não estar disponíveis”, disse ele.

Rondônia

Nesta semana, uma equipe de MSF iniciou atividades na cidade de Porto Velho, capital do estado de Rondônia. O apoio inclui reforço das equipes médicas, aprimoramento de protocolos de prevenção e controle de infecções e treinamento de equipes locais em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). As ações podem ser adaptadas e modificadas de acordo com as necessidades, já que a situação é bastante volátil.

Normalmente, são realizados nas UPAs apenas procedimentos de emergência, e pacientes que necessitem de cuidados adicionais são transferidos a um hospital depois de estabilizados. Com o aumento dos casos de COVID-19, entretanto, os hospitais estão superlotados e as equipes locais estão sendo obrigadas a acomodá-los nas UPAs. Há pacientes em estado moderado, mas também alguns em estado grave, o que demanda atendimento de cuidados intensivos. Por causa disso, UTIs estão sendo improvisadas.

A situação referente à COVID-19 também está sendo monitorada em outras localidades de Rondônia. Há preocupação em relação ao suprimento de oxigênio, com algumas cidades registrando estoques baixos. O quadro é preocupante devido à alta do consumo causada pelo aumento dos pacientes de COVID-19.

Roraima

MSF já vinha atuando em localidades do estado de Roraima e nas últimas semanas foram realizadas ações contra a COVID em Pacaraima, na fronteira com a Venezuela (214 km da capital, Boa Vista) e Caracaraí (142 km da capital), além da capital, Boa Vista.

Em Pacaraima, a equipe do hospital local teve treinamento em controle e prevenção de infecções. Profissionais de saúde locais também receberam apoio de saúde mental. O mesmo trabalho está em curso nesta semana em Caracaraí, terceira maior cidade do estado.

Foi a precariedade do sistema de saúde que levou MSF a iniciar, em 2018, um projeto de reforço aos atendimentos em Boa Vista, sobrecarregada pela chegada de um grande fluxo de migrantes provenientes da Venezuela.

O projeto segue em atividade, mas as demandas cresceram com a chegada da pandemia. Paralelamente ao trabalho de apoio ao sistema de saúde local, a atuação de MSF foi importante para viabilizar a abertura do hospital de campanha em Boa Vista, que entrou em operação em junho do ano passado, em um momento de grande sobrecarga sobre o sistema local. Além disso, desde o início da pandemia promotores de saúde e equipes médicas têm realizado visitas a locais onde vive a população de migrantes para transmitir orientações de higiene e distanciamento social.

O quadro em Roraima e Rondônia é semelhante ao de muitos locais da região Norte, onde existe uma deficiência histórica na disponibilidade de recursos materiais e humanos na área médica.

“Tentamos acompanhar de perto a situação na região. O fato de termos profissionais em campo permite que nos desloquemos rapidamente a uma determinada área caso seja necessário iniciar um projeto de emergência de apoio às equipes de saúde locais”, explica Fábio Biolchini.

Amazonas

Equipes de MSF mantém também presença no estado do Amazonas, para onde a organização retornou no final do ano passado quando os casos de COVID-19 começaram a crescer fortemente, levando ao colapso do sistema de saúde e a uma grave crise de falta de oxigênio.

Até o início de março, MSF atuou no reforço aos atendimentos médicos na UPA José Rodrigues, adaptada para atendimento de pacientes graves de COVID-19. Também esteve presente em localidades do interior. Em São Gabriel da Cachoeira, profissionais apoiaram as atividades em uma unidade de atendimento para casos moderados, enquanto em Tefé houve reforço da equipe médica do Hospital Regional, que teve sua capacidade ampliada para atender ao número crescente de casos.

Depois de ter colaborado com este reforço dos atendimentos durante um período crítico da segunda onda da doença, o trabalho em Manaus está focado agora no apoio psicológico para profissionais da área de saúde. Psicólogos de MSF trabalham no Hospital 28 de Agosto, o maior da capital amazonense, e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) José Rodrigues.

“Percebemos que desde que passou o pico de mortes de janeiro e fevereiro, a demanda por nossos atendimentos tem crescido muito”, explica o gerente de saúde mental de MSF, Álvaro Palha. “As necessidades por suporte psicológico costumam aflorar depois que a fase mais aguda de eventos muito graves, como epidemias, é superada. Por isso é tão importante mantermos nossa presença neste momento”, explicou ele.

A atuação dos psicólogos inclui consultas individuais e atendimentos em grupo, além de assistência remota para os funcionários que estão afastados de suas funções por motivo de saúde. Também estão sendo realizados treinamentos com equipes locais para que o trabalho possa ter continuidade.

Importância da prevenção

Com o forte aumento do número de casos e mortes registrados nas últimas semanas no Brasil, MSF tem enfatizado a necessidade urgente de reforçar as medidas de prevenção. Como as perspectivas são de que ainda demore até que uma parcela significativa da população esteja imunizada, não é o momento de relaxar medidas de distanciamento social e higiene. Ações simples, como lavar as mãos, evitar aglomerações e utilizar máscaras continuam sendo as mais efetivas para deter o avanço do novo coronavírus.

É preciso também a adoção imediata de medidas coletivas para reduzir a circulação de pessoas, ao mesmo tempo em que sejam garantidos meios básicos de subsistência aos mais vulneráveis para compensar a interrupção das atividades. Deste modo, diminuiremos as contaminações que devem causar em breve um aumento do número de casos que terão de ser acolhidos por um sistema de saúde já saturado.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cemetron recebe reforma e ampliação com novos leitos de UTI e clínica

Cemetron recebe reforma e ampliação com novos leitos de UTI e clínica

O Governo entrega nesta sexta-feira (23) as novas instalações do Cemetron investimento de R$ 19 milhões ampliou a unidade com 31 novos leitos.
L

Prefeitura de Jaru oferece Implanon gratuito para mulheres de 14 a 49 anos

Método anticoncepcional com duração de até três anos é disponibilizado pelo SUS na rede municipal de saúde.
L
RO intensifica combate à dengue com foco em prevenção e vacinação

RO intensifica combate à dengue com foco em prevenção e vacinação

Governo estadual reforça vigilância, eliminação de criadouros e campanhas educativas; vacinação de crianças e adolescentes é destacada como estratégia essencial para reduzir casos graves.
L
Conselho de Saúde: Edital define eleição para mandato 2026

Conselho de Saúde: Edital define eleição para mandato 2026

O Conselho Municipal de Saúde define regras para escolha de entidades do mandato 2026-2029, garantindo transparência e participação social na gestão local.
L
Residência na Ebserh: 94% dos alunos indicam a formação

Residência na Ebserh: 94% dos alunos indicam a formação

Pesquisa de Satisfação do Ensino revela que a imensa maioria de residentes e professores recomenda os hospitais universitários da rede federal no Brasil.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Inscrições para o Fies 2026 começam em 3 de fevereiro

Inscrições para o Fies 2026 começam em 3 de fevereiro

O Ministério da Educação publicou o edital que oferece mais de 67 mil vagas de financiamento para o primeiro semestre, destinadas a estudantes com renda familiar de até três salários mínimos.
L

Giro News: Dra. Waldirene de Souza Rivas fala sobre toxina botulínica

Cirurgiã ortopedista explica o que é a toxina botulínica, para que serve, quem pode se beneficiar e a importância do uso responsável, além do trabalho filantrópico na Casa Família Rosetta
L
Câmara dos Deputados publica edital para policial legislativo ainda em janeiro

Câmara dos Deputados publica edital para policial legislativo ainda em janeiro

O presidente da Casa, Hugo Motta, confirmou a nova seleção em anúncio oficial nas redes sociais, enquanto as inscrições para outros cargos terminam na próxima segunda-feira.
L
Prefeitura inicia entrega de kits escolares e uniformes em fevereiro

Prefeitura inicia entrega de kits escolares e uniformes em fevereiro

O prefeito Léo Moraes anunciou o investimento que beneficia mais de 46 mil alunos; a entrega de kits escolares visa garantir segurança, inclusão e igualdade na rede municipal.
L
Prazo para contestar resultado do Selo Alfabetização termina nesta sexta

Prazo para contestar resultado do Selo Alfabetização termina nesta sexta

As secretarias de educação têm até amanhã para apresentar pedidos de reconsideração sobre a classificação preliminar divulgada pelo Ministério da Educação no sistema oficial.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Publicidade

POLÍTICA

Edevaldo Neves defende política de proximidade em entrevista

Edevaldo Neves defende política de proximidade em entrevista

O deputado estadual ressaltou que a base de seu mandato é o diálogo direto com os eleitores e a presença constante tanto na capital quanto nas regiões do interior de Rondônia.
L
Lula e Narendra Modi discutem cooperação estratégica entre Brasil e Índia

Lula e Narendra Modi discutem cooperação estratégica entre Brasil e Índia

Em telefonema de 45 minutos, líderes prepararam terreno para visita presidencial em fevereiro, focando em parcerias na defesa, ciência e tecnologia e biocombustíveis.
L
Lula e Mahmoud Abbas discutem reconstrução e plano de paz para Gaza

Lula e Mahmoud Abbas discutem reconstrução e plano de paz para Gaza

Em conversa por telefone, os líderes avaliaram o cenário após o cessar-fogo e a proposta de criação de um conselho internacional para pacificar o enclave palestino.
L
Governo e ONU realizam ações após três anos de emergência Yanomami

Governo e ONU realizam ações após três anos de emergência Yanomami

A programação em Roraima inclui a inauguração de novos espaços de acolhimento e o reforço da cooperação internacional para proteção de indígenas e refugiados.
L
Supremo arquiva investigação contra delegados por blitze nas eleições de 2022

Supremo arquiva investigação contra delegados por blitze nas eleições de 2022

O ministro Alexandre de Moraes acolheu o parecer da PGR sobre a falta de provas contra dois policiais, enquanto determinou o trancamento de ações para outros nomes já condenados.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil de Rondônia moderniza investigações com ciclo de investimentos entre 2019 e 2025

Polícia Civil de Rondônia moderniza investigações com ciclo de investimentos entre 2019 e 2025

Sob gestão do governador Marcos Rocha, a polícia recebeu novos complexos, tecnologia de inquérito eletrônico e reforço no combate ao crime organizado em todo o estado.
L
Segurança no Carnaval em Rondônia terá reforço da Polícia Militar em todo o estado

Segurança no Carnaval em Rondônia terá reforço da Polícia Militar em todo o estado

Comandante-geral da PMRO, Coronel Glauber Souto, detalha operação de segurança no Carnaval em Rondônia que inicia em 31 de janeiro para proteger foliões e combater crimes.
L
Mulher de 39 anos está desaparecida após deixar área do Hospital João Paulo II, em Porto Velho

Mulher de 39 anos está desaparecida após deixar área do Hospital João Paulo II, em Porto Velho

Simone Araújo Gomes foi vista pela última vez dirigindo um Jeep Renegade azul, com destino à BR-364
12
Apenado agride policial penal durante tentativa de saída da cela no Presídio 603

Apenado agride policial penal durante tentativa de saída da cela no Presídio 603

A agressão ocorreu na manhã desta quinta-feira (22), após detentos simularem uma emergência médica para forçar a saída da cela em Porto Velho.
10
Carro incendiado por criminosos havia sido furtado de depósito em Porto Velho

Carro incendiado por criminosos havia sido furtado de depósito em Porto Velho

Veículo modelo Celta foi queimado no bairro Planalto; além do automóvel, moto, botijas de gás e mercadorias também foram levadas do depósito.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

79,54% da população de Rondônia integra classes A, B e C

79,54% da população de Rondônia integra classes A, B e C

Entre 2022 e 2024, estado ampliou participação nas classes de maior renda, conforme estudo da FGV; renda do trabalho e políticas públicas impulsionaram mudança
L
Prefeitura de Jaru libera carnês do IPTU 2026

Prefeitura de Jaru libera carnês do IPTU 2026

Contribuinte pode acessar guias virtuais pelo site ou WhatsApp; desconto de 10% para pagamento em cota única
L
Brasileiros demonstram desconhecimento sobre detalhes do Holocausto, aponta estudo

Brasileiros demonstram desconhecimento sobre detalhes do Holocausto, aponta estudo

Embora o termo seja familiar para a maioria da população, mais de 45% dos brasileiros não sabem definir corretamente o que foi o genocídio nazista, segundo pesquisa inédita.
L
Prazo para pequenos negócios renegociarem dívidas com a União termina em 30 de janeiro

Prazo para pequenos negócios renegociarem dívidas com a União termina em 30 de janeiro

O edital da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional oferece descontos de até 100% sobre juros e multas para microempreendedores e empresas de pequeno porte em débito com o fisco.
L
Apex e Congresso planejam missão à Europa para destravar acordo com Mercosul

Apex e Congresso planejam missão à Europa para destravar acordo com Mercosul

O presidente da ApexBrasil e o senador Davi Alcolumbre organizam uma visita oficial a Bruxelas em março para pressionar pela ratificação definitiva do tratado comercial.
L
Estudantes do IFRO alcançam notas de destaque no Enem 2025

Estudantes do IFRO alcançam notas de destaque no Enem 2025

Alunos de diferentes unidades em Rondônia registraram pontuações de 960 na redação e médias gerais superiores a 750 pontos, consolidando a qualidade do ensino técnico federal.
L
Alunos do IFRO participam de simulação da ONU em Brasília e representam Rondônia

Alunos do IFRO participam de simulação da ONU em Brasília e representam Rondônia

Estudantes dos campi de Porto Velho integraram a etapa final do Modelo Internacional do Brasil, desenvolvendo habilidades de diplomacia e liderança em evento nacional.
L
IFRO publica segunda chamada do PSU 2026/1 e convoca aprovados para matrícula

IFRO publica segunda chamada do PSU 2026/1 e convoca aprovados para matrícula

Os candidatos selecionados têm até o dia 26 de janeiro para enviar a documentação via sistema oficial, garantindo uma das mais de 3,7 mil vagas gratuitas oferecidas pela instituição.
L
IFRO abre seleção para nutricionista com bolsa de 3 mil reais em Porto Velho

IFRO abre seleção para nutricionista com bolsa de 3 mil reais em Porto Velho

O processo seletivo busca profissional externo para atuar no projeto de alimentação escolar dos campi Calama e Zona Norte, com inscrições abertas a partir desta sexta-feira.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.