TERÇA-FEIRA, 22/07/2025

L

Saúde

Endometriose pode afetar 10% das mulheres brasileiras

Demora no diagnóstico é problema comum

Publicado em 

Endometriose pode afetar 10% das mulheres brasileiras - News Rondônia

Após sofrer por cerca de 34 anos com cólicas e outras dores que se intensificaram ao longo do tempo, a jornalista Andrea Mello Diniz, 46 anos, está prestes a passar por uma cirurgia para retirada do útero e do colo do útero, comprometidos pela endometriose. Somente em 2019, 11.790 brasileiras precisaram de internação por causa da doença. Endometriose pode afetar 10% das mulheres brasileiras - News RondôniaEndometriose pode afetar 10% das mulheres brasileiras - News Rondônia

No Mês Mundial de Conscientização sobre a Endometriose, a campanha Março Amarelo alerta para a doença. 

A endometriose afeta cerca de 10% da população feminina brasileira, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo mais frequente entre mulheres de 25 a 35 anos de idade. A doença é causada por uma infecção ou lesão decorrente do acúmulo, em outras partes do corpo, das células que recobrem a parte interna do útero (o endométrio) e que são eliminadas com a menstruação.

Endometriose pode afetar 10% das mulheres brasileiras - News Rondônia

Como as chamadas células endometriais são regularmente expelidas junto com o fluxo menstrual, seguem se acumulando fora da cavidade uterina, principalmente nas regiões da bexiga, ovários, tubas uterinas e intestino. Nos casos mais graves, como o de Andrea, podem formar nódulos que, se não forem tratados a tempo, tendem a afetar o funcionamento de outros órgãos.

“É a cirurgia para retirada de todo o aparelho reprodutivo feminino. Um procedimento extremo que, segundo outra médica especialista em endometriose com quem conversei, é a melhor coisa a fazer neste ponto a que cheguei. Segundo a médica, se a doença tivesse sido diagnosticada antes, isto talvez não tivesse sido necessário”, acrescentou Andrea, em entrevista à Agência Brasil.“A endometriose bloqueou minha tuba uterina direita e meu ovário direito, o que me causava dores horríveis. A doença também atingiu outros pontos e, de acordo com os médicos, poderia ter bloqueado meu intestino”, contou a jornalista que deve se submeter, em breve, a uma histerectomia total.

Segundo a vice-presidente da Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva (SBE), Helizabet Salomão Ayrosa Ribeiro, a demora do diagnóstico da doença é comum, mas costuma estar associada ao fato de muitas mulheres, mesmo sofrendo, protelarem a ida ao médico, por acreditarem que as cólicas menstruais são naturais.

“Infelizmente, casos assim são frequentes. No mundo todo, a endometriose demora, em média, de sete a dez anos para ser diagnosticada. Principalmente devido à tendência das pessoas naturalizarem a cólica menstrual, o principal sintoma e a principal queixa das pacientes”, afirmou a médica.

Ainda segundo ela, há alguns ginecologistas que também subestimam as queixas das pacientes e, assim, deixam de encaminhá-las para realizar exames mais detalhados, como indica o caso de Andrea, que desde os 12 anos vêm passando por diferentes especialistas. A ressonância magnética pélvica e o ultrassom transvaginal são os dois principais meios de identificar a endometriose.

Além da cólica intensa que, em muitos casos, se torna debilitante, a doença costuma estar associada a outros sintomas, como uma dor profunda na vagina ou na pelve, durante a relação sexual, ou a uma dor pélvica contínua, mesmo que não relacionada à menstruação. Outros sintomas comuns são a prisão de ventre ou a diarreia durante o período menstrual e a dor ao evacuar ou urinar.

Contudo, a maioria dos casos é diagnosticada quando a paciente procura um especialista devido à dificuldade de engravidar – o que pode ser uma das consequências da endometriose.

“A infertilidade, assim como a doença, pode ser revertida, mas isso vai depender da situação. Qualquer que seja o caso, é preciso analisá-lo individualmente, pois a eficácia do tratamento depende do local afetado, do grau de comprometimento e do histórico da paciente”, explicou Helizabet.

Cólicas podem ser sinal de alerta

A vice-presidente da SBE alerta que muitas mulheres que têm endometriose não apresentam qualquer outro sintoma que não uma cólica menstrual moderada. O que reforça a importância de que todas consultem um  ginecologista ao menos uma vez por ano e que jamais naturalizem a dor.

“A mulher ouve que é normal ter cólica, que basta tomar um remédio, e deixa o tempo passar. De fato, é normal a mulher ter cólicas nos primeiros dias da menstruação, mas não que estas dores, quando fortes, não passem nem tomando medicamentos. Não é natural que as dores atrapalhem atividades, o trabalho. Que impeçam a mulher de praticar atividades físicas. Aí, é o caso de procurar um especialista”, frisou Helizabet.

Ansiosa pela cirurgia que promete reduzir seu sofrimento e lhe devolver um mínimo de bem-estar após décadas de dores, privações e desenganos, Andrea sabe que a recuperação não será imediata, mas diz que conhecer a causa de suas dores lhe deu esperanças. E, principalmente, tirou de seus ombros o peso da desconfiança.

“Já na adolescência eu me acostumei com meus pais me levando para tomar Buscopan na veia. Ainda assim, a vida toda eu ouvi tias, primas, amigas, colegas de trabalho e até médicos minimizarem minha dor, dizendo que nunca tinham sentido o que eu dizia sentir, que eu estava superestimando a dor ou que, talvez, eu estivesse apenas estressada. Isto fazia com que eu me sentisse pior”, disse Andrea, apontando o “fator psicológico” como um agravante da doença.

“Eu ficava de cama por causa das dores. Às vezes não saía de casa por medo de que nenhum absorvente fosse capaz de conter o fluxo de sangue – na escola, cheguei a manchar a roupa algumas vezes. Imagina o peso disso para uma adolescente. Já adulta, ouvi de uma chefe que menstruação não é doença – como se eu estivesse fazendo corpo mole. E enquanto eu me questionava se ninguém mais sentia o mesmo que eu, passava de médico em médico e tomava remédios cada vez mais fortes para a dor. Até ansiolítico me foi prescrito por ginecologistas”, relembrou a jornalista.

“É necessário um olhar mais específico para a saúde da mulher. Um cuidado que vá além do papanicolau e da colposcopia. É preciso que as mulheres conheçam seus corpos. Que a sociedade não nos imponha padrões, porque o fato é que se a endometriose afeta a 10% da população feminina, parte dos outros 90% nos perguntam se não estamos com frescura, porque elas nunca sentiram esta dor. Isto serve também para os homens. Os companheiros precisam ter sensibilidade para compreender que nós, mulheres, passamos por coisas que nos causam dores que eles desconhecem. E não somos doidas ou histéricas por isto. Eu não sou doida. Apenas tenho endometriose”, finalizou Andrea.

SUS

Consultado pela Agência Brasil, o Ministério da Saúde informou que o número de casos da doença registrados no ano passado ainda está sendo apurado – preliminarmente, foram ao menos 6.531 internações devido a problemas relacionados à endometriose.

Desde julho de 2016, as secretarias de Saúde dos estados, municípios e do Distrito Federal devem oferecer os tratamentos médicos estabelecidos no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas Endometriose, publicado pelo ministério, com os critérios de diagnóstico e de tratamento, bem como os mecanismos de regulação, controle e avaliação da doença em todo o país.

A pasta também acrescentou que há, disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), dois tipos de tratamento. O tratamento clínico visa neutralizar o estímulo hormonal estrogênico nos focos de endometriose, proporcionando melhora nos sintomas da doença, associado a medicamentos para o controle da dor. Em pacientes que não desejam engravidar, contraceptivos hormonais são utilizados.

Já o tratamento cirúrgico é indicado quando os sintomas são graves, incapacitantes, quando não houver melhora com tratamento empírico com contraceptivos orais ou progestágenos, em alguns casos de endometriomas, de distorção da anatomia das estruturas pélvicas, de aderências, de obstrução do trato intestinal ou urinário, e para pacientes com infertilidade associada à endometriose.

“Nestes casos, a escolha do tratamento deve ser feita pelo médico e compartilhada com a usuária, avaliando sempre a gravidade dos sintomas, a extensão e a localização da doença, a idade da mulher e, principalmente, o desejo de engravidar”, esclarece o ministério.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
META 21
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Com estoques de sangue em baixa em Porto Velho, Fhemeron faz apelo por doações

Tipos O+ e O- estão com reservas críticas; campanha reforça a importância da solidariedade para salvar vidas
L

Centro de Diálise Madeira Mamoré oferece atendimento 24h para pacientes renais crônicos e agudos

Unidade anexa ao Hospital de Base garante assistência diária e especializada; serviço também inclui diálise peritoneal domiciliar e implante de cateter.
L
Anvisa proíbe cosméticos com referência à Cannabis no rótulo

Anvisa proíbe cosméticos com referência à Cannabis no rótulo

Produtos com a expressão “hemp” em suas embalagens estão vetados pela Anvisa por sugerir componentes derivados da Cannabis sativa.
L
Anvisa proíbe venda de medicamentos e complementos alimentares

Anvisa proíbe venda de medicamentos e complementos alimentares

Falta de registro, autorização e falsificação motivam apreensão de produtos como Xarope da Vovó e Dysport.
L
Maternidade na Adolescência: 1 em cada 23 jovens torna-se mãe por ano

Maternidade na Adolescência: 1 em cada 23 jovens torna-se mãe por ano

Estudo revela que taxas em um a cada cinco municípios brasileiros são comparáveis às de países mais pobres, evidenciando falha sistêmica.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Comunidade News | Entrevista Marcuce Miranda

O Comunidade News desta terça-feira, 22 de julho, às 15h, recebe o enfermeiro Marcuce Antônio Miranda dos Santos, doutor em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela UNIR e apoiador estratégico do Ministério da Saúde para a saúde da população negra em Rondônia.
L
Ozzy Osbourne, ícone do Black Sabbath e do heavy metal, morre aos 76 anos

Ozzy Osbourne, ícone do Black Sabbath e do heavy metal, morre aos 76 anos

Cantor britânico conhecido como “Príncipe das Trevas” faleceu nesta terça-feira (22). Família comunicou a perda, mas não divulgou a causa da morte.
L

Prefeitura planeja maior concurso público da história de Porto Velho com salários de até R$ 22 mil, diz Léo Moraes

A expectativa é que o primeiro edital seja lançado ainda em 2025
L

Feirão do Emprego em Porto Velho vai conectar jovens ao mercado de trabalho, diz Paulo Moraes

Feirão do Emprego em Porto Velho, no dia 11 de agosto, oferece vagas, palestras e serviços gratuitos para facilitar o acesso de novos candidatos ao mercado.
L
Agenda News: VivaBem Produtos Naturais apresenta a linha vegana e saudável Seu Divino

Agenda News: VivaBem Produtos Naturais apresenta a linha vegana e saudável Seu Divino

Cookie crocante, biscoito recheado, snack salgado e alfajor são opções livres de glúten, sem lactose e com alto teor de fibras.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mais de mil vagas de emprego são ofertadas pela plataforma Geração Emprego em Rondônia

Ferramenta digital gratuita conecta empresas e trabalhadores, fortalece a economia e gera oportunidades em todas as regiões do estado
L
CNU dos Professores: Inscrições abertas até sexta-feira

CNU dos Professores: Inscrições abertas até sexta-feira

Prazo para a Prova Nacional Docente se encerra em 25 de julho; taxa de R$ 85 deve ser paga até dia 31.
L
CNU 2025: Último dia para pagar a taxa de Inscrição

CNU 2025: Último dia para pagar a taxa de Inscrição

Candidatos não isentos devem quitar o valor de R$ 70 até esta segunda-feira, 21 de julho, para garantir a participação.
L

NOVA364 contrata Operador de Guincho Pesado em Rondônia

Salário de R$ 3.040 + benefícios | Vagas CLT | Escala 12×2
L

NOVA364 abre vagas para Operador de Munck em Rondônia

Salário de R$ 2.580 + benefícios | Vagas CLT | Escala 12×2
L

POLÍTICA

Defesa de Bolsonaro tem até as 21h13 para enviar explicações a Moraes

Defesa de Bolsonaro tem até as 21h13 para enviar explicações a Moraes

Advogados precisam esclarecer o descumprimento de medidas sobre redes sociais até 21h13 desta terça-feira.
L
oficina-do-dream-da-amazonia-entrega-orteses-com-apoio-da-deputada-silvia-cristina

Oficina do Dream da Amazônia entrega órteses com apoio da deputada Sílvia Cristina

Em parceria com a fundação Pio XII, ação deve beneficiar 120 pacientes com órteses produzidas em Porto Velho, agilizando o atendimento
L

Vereador Everaldo Fogaça recebe demandas para reabrir e recuperar estradas da Linha 27

Reivindicação apresentada por Pastor José Bezerra, Rafael do Uber e Zilda Inácio Santos cobra reabertura, recuperação e encascalhamento da Linha 27 em Porto Velho.
L

Dra. Taíssa Sousa destina R$ 100 mil à Associação Pestalozzi de Guajará-Mirim

Recurso será investido em materiais e equipamentos para melhorar o atendimento a pessoas com deficiência.
L

Dra. Taíssa Sousa indica e Seas confirma Ação Rondônia Cidadã no distrito de União Bandeirantes

Evento gratuito levará serviços essenciais e vacinação antirrábica à população nos dias 26 e 27 de julho.
L
Publicidade

POLÍCIA

Operação policial em Cerejeiras prende quatro e apreende drogas e arma

Operação policial em Cerejeiras prende quatro e apreende drogas e arma

Ação conjunta da Polícia Civil e Militar de Rondônia cumpre mandados de busca e apreensão relacionados a homicídio em Cerejeiras.
10
Homem é esfaqueado ao negar cerveja para criminoso na zona leste

Homem é esfaqueado ao negar cerveja para criminoso na zona leste

A vítima teria dito que não pagava bebida para “vagabundos”, momento que foi atacado com um golpe de faca nas costas, depois o suspeito fugiu.
16
Polícia Civil de Rondônia prende condenado por roubo na zona leste de Porto Velho

Polícia Civil de Rondônia prende condenado por roubo na zona leste de Porto Velho

Indivíduo com pena de 11 anos e 8 meses por roubo majorado é capturado após trabalho de inteligência do Grupo de Combate às Facções.
12
Indígena é encontrado morto em prédio da Funai em Porto Velho

Indígena é encontrado morto em prédio da Funai em Porto Velho

A vítima estaria passando por problemas de saúde devido o uso de bebidas alcoólicas e estava bastante debilitado.
18
PF faz prisões por transporte ilegal de madeira

PF faz prisões por transporte ilegal de madeira

Documentos para comprovar origem da carga não foram apresentados
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Renovação da Licença Municipal de Operação: Copacel Indústria de Papéis Ltda

Renovação da Licença Municipal de Operação
L
Zita Carvalhosa, produtora de cinema e visionária dos curtas, morre aos 65 anos

Zita Carvalhosa, produtora de cinema e visionária dos curtas, morre aos 65 anos

Diretora de festivais e fundadora da Kinoforum, Zita Carvalhosa teve papel crucial na valorização e divulgação do cinema de curta-metragem no Brasil.
L
Governo Federal autoriza leilão de terreno do CT Rei Pelé do Santos

Governo Federal autoriza leilão de terreno do CT Rei Pelé do Santos

Secretaria do Patrimônio da União aprova a venda do local onde funciona o Centro de Treinamento Rei Pelé, utilizado pelo Santos Futebol Clube, no bairro Jabaquara, em Santos.
L

Requerimento da Mudança de Titularidade: Copacel Indústria de Papéis Ltda

mudança de titularidade da razão social
L

Inscrições para cursos profissionalizantes de panificação em Cacoal seguem até o dia 28 de julho

A iniciativa do Governo de Rondônia leva qualificação gratuita para jovens e empreendedores do setor de alimentos
L

MPRO aciona Justiça para corrigir falhas em hospital e maternidade de Pimenta Bueno

Ação Civil Pública do MPRO cobra regularização de segurança contra incêndios no Hospital Ana Neta; decisão obriga município a corrigir falhas estruturais em até 90 dias
L

Governo de Rondônia lança Proar e amplia monitoramento do desempenho educacional

Programa deve beneficiar mais de 160 mil estudantes da rede estadual e municipal com foco na elevação da proficiência em Língua Portuguesa e Matemática
L

Matutos do Socialista promete fé e cultura no Flor do Maracujá 2025 em Porto Velho

Quadrilha Matutos do Socialista apresenta homenagem à Nossa Senhora Aparecida na 41ª edição do Arraial Flor do Maracujá, fortalecendo a cultura popular de Rondônia.
L

Governo de Rondônia lança Programa Avança Rondônia para elevar qualidade da educação pública

Programa Avança Rondônia reforça compromisso do governo com ensino de qualidade, foco na proficiência dos alunos, valorização de professores e redução das desigualdades.
L

Empresárias portuguesas visitam Porto Velho para investir em turismo e negócios, com apoio da Embratur

Grupo de empresárias da Europa conhece atrativos históricos de Porto Velho, fortalece turismo internacional e promove roda de negócios com empreendedoras locais.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.