QUINTA-FEIRA, 12/02/2026

Em destaque

L

Saúde

No Dia Nacional do Combate ao Alcoolismo, Governo reforça ações de prevenção e atenção contra a dependência

A Cpoad funciona com diversos atendimentos e ofertas de tratamentos terapêuticos.

Publicado em 

No Dia Nacional do Combate ao Alcoolismo, 18 de fevereiro, são destacadas as ações direcionadas para conscientizar a sociedade sobre os malefícios do consumo de bebida alcoólica. Neste sentido, o Governo de Rondônia, por  meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) tem disponibilizado assistência a dependentes químicos, com medidas desenvolvidas pela Coordenadoria  Estadual de Políticas sobre Drogas (Cpoad) visando atendimento voltado para a comunidade em geral.

O órgão funciona no Centro de Referência em Prevenção e Atenção à Dependência Química (Crepad), localizado à Rua Rafael Vaz e Silva, 3041, bairro Liberdade, em Porto Velho, antiga sede do Hospital Cosme e Damião. Cerca de quatro mil pessoas estão cadastradas na Rede de Sistema de Acolhimento, com medidas também voltadas aos atendimentos das Redes Socioassistenciais nos municípios.

A Cpoad funciona com diversos atendimentos e ofertas de tratamentos terapêuticos. Os pacientes são submetidos normalmente a uma bateria de exames, consultas com psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais e encaminhados às Comunidades Terapêuticas conveniadas com o Estado, distribuídas em alguns municípios como: o Centro de Reabilitação-Trindade Santa, em Vilhena; Centro de Recuperação-Abisai, em Cacoal; Padre Fiovo Camaione-Casa Família Rosetta, em Ouro Preto; Comunidade Terapêutica Nova Aliança-Cerna, em Rolim de Moura; e Comunidade Porto da Esperança-Casa Família Rosetta, em Candeias do Jamari. 

O assistente de Ações Emergenciais da Cpoad, Neemias Brizon, ressalta que também ocorrem atendimentos ambulatoriais para pacientes que não necessitam de acolhimento, onde participam de grupos terapêuticos, consultas psicológicas e quando necessário medicados por meio dos psiquiatras disponíveis diretamente na sede, na Capital. “Pacientes em situação de vulnerabilidade social, em situação de rua, normalmente são os que mais procuram a Coordenação, isso acontece de forma espontânea. As vezes, eles não têm mais para onde ir, então nós temos o papel de regular vagas nos acolhimentos junto ao município. Fazemos diversos exames antes de enviá-los, se for morador de rua, tentamos agilizar ao máximo esse acolhimento para dar início ao tratamento. Nosso atendimento vai desde funcionários públicos à comunidade em geral, ou seja, estamos de portas abertas para acolher todo o público do Estado que necessite de ajuda”, disse Neemias Brizon.

A psicóloga da Cpoad, Ariane Pereira, trabalha com o desenvolvimento e atendimento motivacional dando apoio ao usuário e aos familiares. Ela garante que todos os trabalhos realizados com os dependentes são elaborados, por meio de estudos, paciência e dedicação. “No caso, todas as quartas-feiras ocorrem dinâmica de grupo de família que dá esse apoio tanto para os pacientes quanto para familiares. Vai muito de cada pessoa, não são necessários que todos sejam encaminhados para psiquiatra, mas com o passar do tempo na dependência química, tanto lícitas quanto ilícitas pode ocorrer que o usuário tenha outros tipos de comorbidades como ansiedade, síndrome do pânico, manias, as vezes esquizofrenias. Por isso, há a importância do acompanhamento multiprofissional”, enfatiza.

Ariane Pereira fala ainda sobre a redução do número de usuários por conta da pandemia e como a Cpoad continua dando o acolhimento e suporte emocional, “ Para dar mais agilidade e segurança aos usuários, pedimos que todos façam o teste da Covid-19 e passem por todas as medidas que atendam ao protocolo de combate ao coronavírus e, em seguida, possam ser inseridos nos tratamentos, principalmente neste momento difícil”, frisa Ariane.

A Coordenadoria Estadual de Políticas sobre Drogas, disponibiliza atendimentos de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (69) 3224 1337.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Brasileiros aprovam SUS acima da média da América Latina

Brasileiros aprovam SUS acima da média da América Latina

Pesquisa da OCDE aponta que a satisfação com o sistema público de saúde no Brasil subiu para 45%, superando os índices de países vizinhos após avanços nos serviços.
L
Vacinação contra dengue começa para profissionais de saúde

Vacinação contra dengue começa para profissionais de saúde

Governo inicia a imunização de 1,2 milhão de trabalhadores do SUS com a vacina nacional do Instituto Butantan para reforçar a proteção na linha de frente.
L
Estrutura municipal permanece ativa para atender foliões no Carnaval

Estrutura municipal permanece ativa para atender foliões no Carnaval

Semusa reforça atendimentos de urgência, prevenção a ISTs e suporte especializado a vítimas de violência durante o período festivo.
L
Inscrições para o Mais Médicos Especialistas terminam dia 19

Inscrições para o Mais Médicos Especialistas terminam dia 19

Governo Federal oferece 1,2 mil vagas para médicos especialistas em regiões remotas do país com bolsas que podem chegar a 20 mil reais mensais pelo SUS.
L
Anvisa amplia indicação da vacina contra HPV para prevenir novos tipos de câncer

Anvisa amplia indicação da vacina contra HPV para prevenir novos tipos de câncer

Imunizante passa a incluir proteção contra tumores de orofaringe, cabeça e pescoço.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Cursos profissionalizantes: inscrições abertas

Cursos profissionalizantes: inscrições abertas

Cursos profissionalizantes remotos do Idep ampliam qualificação em Rondônia com inscrições abertas para estudantes que buscam atualização e inserção no mercado.
L
Ruas Humaitá e Cantuária: drenagem em obras

Ruas Humaitá e Cantuária: drenagem em obras

Obra nas ruas Humaitá e Raimundo Cantuária amplia drenagem em Porto Velho para reduzir alagamentos, melhorar mobilidade e garantir mais segurança no período chuvoso.
L

Pelas Trilhas de Rondon, Até o Céu de Roraima

Relato sensível e histórico sobre a subida ao Monte Roraima, unindo memória, pesquisa e emoção para manter viva a trajetória de Rondon e a identidade amazônica.
L
Blocos de carnaval animam Porto Velho nesta quinta (12)

Blocos de carnaval animam Porto Velho nesta quinta (12)

Programação prevê desfile no circuito da avenida Pinheiro Machado, com concentração às 22h e expectativa de grande público na capital.
L
Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de fevereiro

Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de fevereiro

Beneficiários com NIS final 1 recebem nesta quinta-feira; crédito será unificado em oito estados devido a situação de emergência.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Coronel Chrisóstomo é eleito vice-presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara

Coronel Chrisóstomo é eleito vice-presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara

A Comissão de Minas e Energia tem papel fundamental na discussão de políticas públicas relacionadas aos setores de energia elétrica, petróleo, gás, mineração, combustíveis e fontes renováveis, áreas consideradas essenciais para o crescimento sustentável do Brasil.
L
Toffoli reconhece sociedade em empresa ligada a resort e nega vínculo financeiro com dono do Master

Toffoli reconhece sociedade em empresa ligada a resort e nega vínculo financeiro com dono do Master

Ministro afirma que nunca recebeu valores de Daniel Vorcaro e diz que não há impedimento legal.
L
Senadores pedem acesso a inquérito do Banco Master no STF

Senadores pedem acesso a inquérito do Banco Master no STF

Comissão de Assuntos Econômicos quer acompanhar investigação sobre fraudes bilionárias e defende convocação do banqueiro Daniel Vorcaro.
L
Associações defendem no STF manutenção de penduricalhos

Associações defendem no STF manutenção de penduricalhos

Entidades de magistrados e membros do MP pedem reversão de liminar de Flávio Dino que determinou suspensão de verbas indenizatórias acima do teto.
L
PF pede afastamento de Toffoli em inquérito do Banco Master

PF pede afastamento de Toffoli em inquérito do Banco Master

Solicitação foi enviada a Fachin após citação ao ministro em celular de banqueiro investigado por fraudes que podem chegar a bilhões.
L
Publicidade

POLÍCIA

Operação conjunta apreende 173 kg de maconha em São Miguel do Guaporé

Operação conjunta apreende 173 kg de maconha em São Miguel do Guaporé

Ação integrada das forças de segurança faz parte da Operação Protetor das Fronteiras.
12
Polícia Civil prende dois suspeitos de abuso infantil em Itapuã do Oeste

Polícia Civil prende dois suspeitos de abuso infantil em Itapuã do Oeste

Operação foi realizada na zona rural e investigações seguem em andamento.
16
Colisão durante retorno deixa motociclista ferido na Avenida Maringá

Colisão durante retorno deixa motociclista ferido na Avenida Maringá

Acidente ocorreu no bairro Novo Brasília e mobilizou equipe do SAMU.
14
Homem é preso pela PM por mandado relacionado a furto

Homem é preso pela PM por mandado relacionado a furto

Suspeito foi localizado no bairro Duque de Caxias e encaminhado ao presídio.
10
Acidente na saída de posto deixa motociclista com fratura grave em RO

Acidente na saída de posto deixa motociclista com fratura grave em RO

Colisão ocorreu na Avenida Edson Lima do Nascimento; vítima foi socorrida pelo SAMU.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: MARIA GORETT FERNANDES

LICENÇA AMBIENTAL DE MÉDIO PORTE  LAMP , LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA E LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO
L
Conselheiros tutelares: tablets reforçam atuação

Conselheiros tutelares: tablets reforçam atuação

Entrega de tablets fortalece conselheiros tutelares em Rondônia, ampliando registros em tempo real, integração institucional e proteção de crianças e adolescentes.
L
Dia do Atleta: July inspira pelo esporte

Dia do Atleta: July inspira pelo esporte

Dia do Atleta destaca trajetória de July Maciel em Porto Velho, mostrando como incentivo público, disciplina e esporte transformam vidas e geram oportunidades.
L
Trabalho infantil: ações reforçadas no Carnaval

Trabalho infantil: ações reforçadas no Carnaval

Ações contra o trabalho infantil no Carnaval mobilizam Porto Velho com orientação, denúncias e proteção para evitar exploração de crianças e adolescentes.
L
Família Acolhedora: plataforma digital fortalece serviço

Família Acolhedora: plataforma digital fortalece serviço

Família Acolhedora ganha site informativo em Porto Velho para orientar voluntários, ampliar transparência e reforçar a proteção de crianças e adolescentes.
L
Educação infantil: planejamento integrado avança

Educação infantil: planejamento integrado avança

Grupo de trabalho fortalece planejamento da educação infantil em Porto Velho, unindo gestão e Caixa para melhorar creches, infraestrutura e atendimento às famílias.
L
Ministério lança campanha e incentiva prevenção durante o Carnaval

Ministério lança campanha e incentiva prevenção durante o Carnaval

Ação foca principalmente nos jovens e reforça uso de preservativos e outros métodos contra ISTs.
L
Veículo com carga de gado tomba em estrada rural e animais morrem

Veículo com carga de gado tomba em estrada rural e animais morrem

Acidente ocorreu na Linha 23-C; parte dos bovinos não resistiu após cair em área alagada.
12
Colisão no bairro Olímpico deixa motociclista gravemente ferido em RO

Colisão no bairro Olímpico deixa motociclista gravemente ferido em RO

Vítima sofreu fratura exposta após bater contra árvore.
14
PM impede retirada de Audi após colisão e fuga de motorista em RO

PM impede retirada de Audi após colisão e fuga de motorista em RO

Condutora do carro de luxo deixou o local após a batida; advogado compareceu em sua representação.
10
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.