DOMINGO, 05/05/2024

L

Saúde

OUTUBRO LILÁS – Agentes públicos se reúnem para destacar a importância do combate e controle da Sífilis em Rondônia

Durante todo o mês, entes públicos realizam ações de sensibilização à temática.

Publicado em 

OUTUBRO LILÁS - Agentes públicos se reúnem para destacar a importância do combate e controle da Sífilis em Rondônia - News Rondônia

Uma preocupação comum entre os agentes públicos é prevenir e controlar a disseminação da Sífilis, doença infectocontagiosa sexualmente transmissível, que foi o tema do encontro virtual organizado pela Agência de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa).

Durante todo o mês, entes públicos realizam ações de sensibilização à temática. A vigilância das infecções sexualmente transmissíveis HIV/Aids, Hepatite Virais e Sífilis, fazem parte do trabalho do setor de epidemiologia da Agevisa. Quatro transmissões (ao vivo) sobre o tema foram organizadas pelo Núcleo de Dst/Aids e hepatites Virais da agencia, com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

OUTUBRO LILÁS - Agentes públicos se reúnem para destacar a importância do combate e controle da Sífilis em Rondônia - News Rondônia

Participaram da live os enfermeiros Marcuce Antônio Miranda dos Santos, presidente da Associação Beradeiro; Ivana Annely Cortez da Fonseca, apoiadora do projeto Sifilis Não!; e Maria de Lurdes da Silva Oliveira, presidente da Comitê da prevenção da Transmissão Vertical de Porto Velho.

A diretora geral da Agevisa, Ana Flora Camargo Gerhardt, participou da abertura da quarta e última transmissão ao vivo, realizada na plataforma da rede social, mês que faz alusão ao combate à doença – Outubro Lilás. A diretora destacou o papel da Agência em promover ações integradas à educação, prevenção e controle de agravos a saúde, com vistas à melhoria da qualidade de vida do cidadão rondoniense.

“É de suma importância alcançar a população de Rondônia com alertas de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, principalmente no pré-natal. As gestantes não podem ficar sem o atendimento, serve para ela, para a criança e até para o parceiro. Também queremos fortalecer os nossos profissionais da saúde com informação e integração entre os entes. Queremos eliminar a transmissão vertical, temos um trabalho em toda a rede básica de saúde contribuindo com monitoramento dos agravos, tratamento, medicamentos, assistência e prevenção”, explicou Gerhard.

SIFILIS EM PORTO VELHO

A enfermeira Maria Lurdes da Silva fez uma retrospectiva sobre o trabalho público para controlar a Sífilis no Brasil, e destacou o processo de investigação sobre a doença. Ela preside o Comitê da prevenção da Transmissão Vertical, instituído na cidade de Porto Velho no ano de 2018.

Lurdes demonstrou a preocupação com a transmissão da doença em gestantes, porque a bactéria pode chegar ao bebe por meio da placenta. “Em 2016, a Organização Mundial de Saúde (OMS) liberou um estudo afirmando que no mundo o agravo foi responsável por mais de duas mil mortes de crianças. O país é signatário para o controle da sífilis, a incidência ainda é muito alta, o regular é que para cada mil nascidos vivos haja uma incidência apenas de 0,5 casos de Sífilis. Desde o ano de 2017 trabalhamos para a redução dos casos, até porque a Sífilis é uma doença tratável e pode ser detectada ainda no pré-natal, a gestante inicia o tratamento precoce e assim que identificado tanto a gestante quanto o parceiro devem fazer o tratamento adequado”, disse.

Em Porto Velho, o perfil de casos notificados é de mulheres na faixa etária de 20 a 34 anos, mas há uma parcela grande de adolescentes entre 15 a 19 anos. No ano de 2020 foram registrados 83 casos de gestantes notificadas, 61 dessas mulheres estão na faixa etária de 20 a 34 anos, e 16 na faixa de 15 a 19 anos. A maioria dessas mulheres tem menos de oito anos de escolaridade. A enfermeira fez questão de destacar que as notificações apresentadas são provenientes da rede pública, e quanto mais notificar maior a contribuição para o desenvolvimento de ações do controle.

COMITÊ

O comitê da transmissão vertical é uma proposta do Ministério da Saúde para os municípios que tiveram um número maior de casos informados, é composto de entes públicos e a sociedade civil organizada, com o objetivo de identificar os determinantes dos casos, quais as falhas no trabalho, como e o que fazer para corrigir. Não é um comitê punitivo, é educativo e possui reuniões mensais, onde existe um protocolo que orienta a implantação do comitê.

A enfermeira Ivana Cortez, apoiadora do projeto Sifilis Não! Falou sobre a atuação dos eixos de trabalho desenvolvidos diante do diagnóstico do território. Baseado nos dados epidemiológicos de Porto Velho foi feito um diagnostico e os municípios que têm casos mais elevados são apoiados pelo projeto.

Outro trabalho que integra as ações do Sífilis Não! É o projeto de integração da vigilância em saúde e atenção primaria à saúde: Força Tarefa, que é um projeto paralelo em parceria com a Sesau, que dispõe de acadêmicos e estende as ações para outros agravos. “A parceria tem como foco melhorar o acesso ao tratamento, a teste rápidos e medicamentos”, informou.

ONG BERADEIRO

O enfermeiro Marcuce Miranda apresentou o trabalho realizado pela Ong Beradeiro, a qual preside. A ideia é de o atendimento chegar com mais eficácia às comunidades ribeirinhas. Começou no ano de 2.016, por meio do projeto de extensão universitária, quando os envolvidos detectaram a necessidade de apoiar as ações de combate e controle das doenças sexualmente transmissíveis nas comunidades de difícil acesso. “Percebemos que os indicadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids, Sífilis e Hepatites, estavam altos. Era necessário apoiar as comunidades rurais, quilombos, ribeirinhos, comunidades que tradicionalmente têm dificuldade de acesso às politicas publicas”, pontuou Marcuce.

Os desafios que impactam no atendimento epidemiológico foram destaques na fala do enfermeiro, que apresentou um grupo de multiprofissionais que atende as comunidades com enfermeiros, odontólogos, fisioterapeutas, acadêmicos, e parcerias com as secretarias de saúde e organizações do terceiro setor.

Além de oferecer o atendimento básico, o projeto busca rever as práticas sexuais da comunidade e pretende chegar ao público que está dentro das escolas. “É um desafio falar dentro das escolas sobre as ISTs, mesmo com barreiras políticas, culturais e religiosas, pretendemos falar sobre novas práticas e, para isso, precisamos utilizar de mecanismos que atendem nossos jovens, assim entendemos que os levamos às práticas preventivas”, disse Marcuce, ressaltando que o trabalho é itinerante.

O próximo trabalho da Ong foi denominado: #um meet com a prevenção, que tem como foco falar de Sífilis, gravidez na adolescência, imunização, entre outros temas usando os influenciadores digitais das respectivas comunidades, como forma de apoiarem os projetos que recebem vídeos em primeira mão e divulgam na localidade. Pessoas de associações, igrejas, influenciadores em rede digital, e todos que podem multiplicar a informação oportunizada por meio de vídeos educativos pequenos e propícios à divulgação nas comunidades tradicionais.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Fiocruz recebe 88 propostas de projetos para o Memorial Covid-Fiocruz recebe 88 propostas de projetos para o Memorial Covid-19 19

Fiocruz recebe 88 propostas de projetos para o Memorial Covid-19

Espaço homenageará os atingidos pelos efeitos da pandemia
L
Internações e mortes por influenza e vírus sincicial aumentam no país

Internações e mortes por influenza e vírus sincicial aumentam no país

Idosos e crianças pequenas são os mais afetados
L
Mortes por dengue passam de 2 mil desde o início do ano

Mortes por dengue passam de 2 mil desde o início do ano

Mais de 4 milhões de casos foram notificados no país
L
Brasil vai ampliar uso da bactéria wolbachia no combate à dengue

Brasil vai ampliar uso da bactéria wolbachia no combate à dengue

Mosquitos infectados serão soltos em julho em mais seis municípios
L
Vacinação contra gripe é ampliada para público acima de 6 meses

Vacinação contra gripe é ampliada para público acima de 6 meses

Medida é para conter casos graves e internações
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nosso café de cada dia

A partir de estudos e pesquisas, vamos explorar a verdade por trás de algumas questões frequentes: o café aumenta o risco de doenças cardíacas? E de osteoporose? Causa insônia? É viciante?
L

Ex-deputado Drº Ribamar Araújo emite nota oficial e tranquiliza população

Ainda na nota, a assessoria agradeceu as ligações e orações, tranquilizando assim, a população e amigos.
12
Complexo da Estrada de Ferro é aberto à população após enorme revitalização

Complexo da Estrada de Ferro é aberto à população após enorme revitalização

Museu interativo com mais de 300 peças é a grande atração da primeira etapa da reabertura, trazendo um novo espaço de história, cultura e lazer de Porto Velho.
L

VÍDEO: Ex-deputado estadual Drº Ribamar Araújo sofre acidente em Candeias

Em contato com pessoas próximas do ex-parlamentar, as vítimas foram submetidas a exames e estão fora de qualquer risco.
16
Renovação do Estádio Aluízio Ferreira: Governador Marcos Rocha Anuncia Aporte de 70 Milhões de Reais

Renovação do Estádio Aluízio Ferreira: Governador Marcos Rocha Anuncia Aporte de 70 Milhões de Reais

Com a conclusão do projeto, o Estádio Aluízio Ferreira almeja atrair eventos de abrangência nacional e internacional, consolidando-se como um importante polo no cenário esportivo da região.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Previsão é de preenchimento imediato de 6.640 vagas efetivas
L
Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Candidato pode pedir devolução de valor até dia 10 de maio.
L
Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Chuvas no RS levaram governo adiar aplicação das provas em todo o país
L
Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

Não há nova data, diz ministra da Gestão
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Pedro Fernandes parabeniza Governo de Rondônia pela entrega de ares-condicionados para escolas

Deputado Pedro Fernandes parabeniza Governo de Rondônia pela entrega de ares-condicionados para escolas

O deputado enfatizou ainda que a ação reflete um compromisso com a educação, promovendo não só melhorias na estrutura física, mas também apoiando programas que visam elevar a qualidade do ensino.
L
Deputado Marcelo Cruz valoriza retomada do curso de Informática na Escola do Legislativo

Deputado Marcelo Cruz valoriza retomada do curso de Informática na Escola do Legislativo

80 computadores foram adquiridos para capacitar pessoas para o mercado de trabalho.
L

“Coração em Ação”: Ieda Chaves reitera convite à população para buscar serviços no sábado, 4

Atendimentos serão nas áreas de cidadania, saúde, educação, lazer, esporte e cultura.
L
Relatório enviado ao senador indica continuidade das obras na BR-319

Relatório enviado ao senador Jaime Bagattoli indica continuidade das obras na BR-319

Documento fala de prazos para os projetos de recuperação do “Trecho do Meio”.
L
Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Diariamente é visto em noticiários a falta de estoque sanguíneo.
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem morre afogado em igarapé na BR-364 em Porto Velho

Jovem morre afogado em igarapé na BR-364 em Porto Velho

De acordo com testemunhas, o rapaz estava se divertindo com alguns amigos, quando acabou se afogando.
18

URGENTE: Acidente entre carro e moto deixa casal ferido na Guaporé em Porto Velho

Com a forte batida, o casal acabou ficando lesionado aguardando uma equipe de resgate.
12

Criminosos armados são flagrados em carro de aplicativo na zona leste de Porto Velho

Com eles foi apreendido um revólver calibre 38 com várias munições.
10

Homem de 41 anos tenta abusar da sogra de 39, enquanto esposa está de resguardo na zona leste

Uma mulher de 39 anos foi vítima de uma tentativa de estupro na madrugada deste sábado (04), em uma residência no bairro Igarapé, zona leste de Porto Velho. O suspeito é o genro dela, de 41 anos.
10

Traficante é preso com drogas em distribuidora de bebidas usada de fachada na zona sul

Agentes do Departamentos de Narcóticos (Denarc) prenderam Daniel de A. C., vulgo “Escobar”, flagrado com drogas. O flagrante ocorreu em ima distribuidora de bebidas na zona sul de Porto Velho neste sábado (04).
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Minha Casa Minha Vida: DPU recomenda inclusão de moradores de áreas de risco no grupo de dispensados de pagamento

Em 2023, Ministério das Cidades passou a permitir que beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ficassem isentos das parcelas
L
OABRO e Polícia Civil se unem para investigar quadrilha que usa nome de advogados para aplicar golpes em Rondônia

OABRO e Polícia Civil se unem para investigar quadrilha que usa nome de advogados para aplicar golpes em Rondônia

O encontro aconteceu no Complexo da Polícia Civil com o delegado Swami Otto, com o diretor de polícia especializada José Marcos, com a corregedora-geral da OABRO Larissa Rodrigues e a conselheira seccional Aline Pinheiro.
L
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 28 milhões

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 28 milhões

Os seis números serão sorteados a partir das 20h, em São Paulo.
L

Após quatro dias de chuvas intensas, Governo Lula autoriza envio da Força Nacional para o RS

Medida visa auxiliar no enfrentamento dos desastres naturais e na assistência às comunidades afetadas pelas inundações no estado gaúcho.
L
Fãs já se aglomeram em frente a palco do show da Madonna no Rio

Fãs já se aglomeram em frente a palco do show da Madonna no Rio

Espetáculo terá início às 21h45 nas areias da Praia de Copacabana.
L
Rio Grande do Sul contabiliza 56 mortes devido a fortes chuvas

Rio Grande do Sul contabiliza 56 mortes devido a fortes chuvas

Evento climático extremo atinge o estado desde início da semana.
L
CRUZOU A FRONTEIRA: BOPE e PM da Bolívia recuperar carro roubado em Rondônia

CRUZOU A FRONTEIRA: BOPE e PM da Bolívia recupera carro roubado em Rondônia

Durante a Operação Protetor, os policiais conseguiram localizar o veículo que havia acabado de cruzar a fronteira de forma clandestina, depois foi mandada de volta ao Brasil.
10

Bandidos fazem família refém e fogem com HB20 para o Orgulho do Madeira

Os bandidos armados pegaram vários objetos e depois fugiram levando tudo em um carro modelo HB20 das vítimas que ficaram trancadas na casa.
12
Loja de artigos de umbanda é destruída por incêndio na zona leste

Loja de artigos de umbanda é destruída por incêndio na zona leste

Rapidamente o fogo se espalhou e tomou grandes proporções, sendo difícil o trabalho de combate ao incêndio que ameaçava atingir outros imóveis ao lado.
10
Laços e Conflitos em Família é Tudo

Intrigas e Conflitos na Família É Tudo

Conspirações e Revelações Surpreendentes
L