QUARTA-FEIRA, 15/10/2025

Em destaque

L

Saúde

BRASIL DESCOBRE REMÉDIO COM 94% DE EFICÁCIA NO COMBATE À COVID-19

Segundo o ministro Marcos Pontes, medicamento será testado em 500 pacientes e pode ser comprovado em algumas semanas. Cientistas brasileiros também trabalham em testes e vacina

Publicado em 

Cientistas brasileiros vão testar, em 500 pacientes, um medicamento, quase sem efeitos colaterais, com eficácia de 94% em células infectadas pelo novo coronavírus, com resultado, no máximo, em um mês. A informação foi divulgada, nesta quarta-feira (15/4), pelo ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes. Especialistas, no entanto, desconfiam do que chamam de “estelionato emocional”. Continua depois da publicidade

Segundo o ministro, país também desenvolve equipamento de inteligência artificial para testar pessoas com suspeita de Covid-19. A resposta é em um minuto e o teste utiliza reagentes nacionais. “Vacinas demoram mais do que o reposicionamento de drogas, mas estamos trabalhando com vacina dupla, tanto para Influenza quanto para a Covid”, disse. “Só a ciência pode combater o vírus”, ressaltou Pontes.

O ministro não divulgou o nome do remédio para “não haver corrida” às compras. Isso porque é um fármaco conhecido, amplamente disponível no mercado, de acordo Marcelo Morales, secretário de Políticas para Formação e Ações Estratégicas do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). “Teremos nas nossas mãos, desenvolvido no Brasil, no máximo, na metade de maio, a solução de um tratamento, com remédio disponível inclusive em formulação pediátrica”, afirmou Pontes.

O remédio será testado em 500 pacientes em sete hospitais, cinco no Rio de Janeiro, um em São Paulo e outro em Brasília. A administração do medicamento será diária, durante cinco dias, com mais nove dias de observação. “Em 14 dias, poderemos ver se os efeitos em pacientes serão os mesmos já comprovados em células infectadas”, destacou o ministro. O ensaio clínico será feito com pacientes que estão internados para o acompanhamento dos sintomas e da carga viral

Segundo o MCTIC, o protocolo será uma administração randomizada, ou seja, nem médicos nem pacientes saberão quem está tomando a medicação e quem está recebendo placebos. “Quero agradecer a comissão de ética do Ministério da Saúde, que fez a aprovação do protocolo dos testes clínicos. Nas próximas semanas, teremos os resultados”, disse Pontes.

Repercussão

Para o médico infectologista Julival Ribeiro, é muito estranho que o ministério diga que tem uma alternativa com 94% de eficácia e não divulgue o nome da molécula ou do medicamento. “Todo mundo está estudando a cloroquina ou ivermectina (um vermífugo e antiparasitário). Mas são necessários estudos clínicos. Há uma sequência que tem de ser respeitada. O mais esquisito é não dizer qual é a molécula”, destacou.

A explicação do ministro, de não divulgar o nome para evitar correria às farmácias, não se justifica, segundo o especialista. “A Anvisa poderia fazer o que fez com a cloroquina e permitir a venda apenas com receita especial. Não dá para dizer que tem eficácia de 94% sem ensaio clínico”, afirmou. Ele também não acredita na possibilidade de uma vacina dupla, para Influenza e Covid-19. “Vacina para gripe é uma coisa, para Covid-19 é outra, completamente diferente”, disse.

No entender do professor José David Urbaez, diretor científico da SBI do Distrito Federal, o anúncio do MCTIC é uma irresponsabilidade. “É uma construção diabólica para justificar uma medida que vai matar muita gente, que é afrouxar o isolamento. No Brasil, se o vírus se propagar teremos colapsos sanitário e funerário. Não vai ter como voltar atrás”, alertou.

Continua depois da publicidade

O especialista lamentou que o governo esteja promovendo o que chamou de estelionato emocional. “É um momento de vulnerabilidade coletiva gigantesca. E o governo promove fake news ao anunciar uma droga milagrosa. Na ciência, há um rigor. A Jama (Journal of America Medical Association) revisou todos os remédios e ensaios clínicos que estão em andamento e, ao final dessa pesquisa, não se tinha evidência nenhuma para fazer recomendações de tratamento”, destacou.

Para Urbaez, o medicamento sem nome pode ser a ivermectina. “Mas é preciso desenvolver um protocolo, com termo informado o consentimento de participação, tempo de acompanhamento, depois análise e publicação numa revista científica, que tenha valor como ciência. O processo é longo, como ocorre no resto do mundo”, ressaltou. Sobre as vacinas, o professor também achou precipitado o anúncio do MCTIC. “A pesquisa da vacina para dengue tem 40 anos e a que foi lançada foi um desastre. Não é assim para achar uma vacina”, disse.

Detalhes

Segundo o MCTIC, foram realizados testes utilizando medicamentos que já são comercializados em farmácias para verificar se existe algum capaz de combater a doença. A estratégia chamada de reposicionamento de fármacos é adotada por uma força tarefa formada por 40 cientistas do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), que integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social do ministério.

Foram testados dois mil medicamentos com o objetivo de identificar fármacos compostos por moléculas capazes de inibir proteínas fundamentais para a replicação viral. Com uso de alta tecnologia como biologia molecular e estrutural, computação científica, quimioinformática e inteligência artificial, os pesquisadores identificaram seis moléculas promissoras que seguiram para teste in vitro com células infectadas com o SARS-CoV-2. Desses seis remédios pesquisados, os cientistas do CNPEM/MCTIC descobriram que dois reduziram significativamente a replicação viral em células. O remédio mais promissor apresentou 94% de eficácia em ensaios com as células infectadas.

Na terça-feira (14/4), o ensaio clínico financiado pelo MCTIC obteve a autorização da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) para realizar a última etapa dos testes: os ensaios clínicos em pacientes infectados com o novo coronavírus (SARS-CoV-2), que devem começar já nas próximas semanas.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Jundiaí confirma uma morte por intoxicação por metanol; São Paulo chega a seis óbitos

Jundiaí confirma uma morte por intoxicação por metanol; São Paulo chega a seis óbitos

O falecimento no interior paulista eleva para seis o total de vítimas no estado por ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas, enquanto 100 casos permanecem em investigação.
L
Casos de intoxicação por metanol sobem para 36, com sete mortes confirmadas no Brasil

Casos de intoxicação por metanol sobem para 36, com sete mortes confirmadas no Brasil

Novos dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde, que mantém o alerta máximo devido a 156 casos em investigação e mortes por ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas.
L
Campanhas de doação de sangue reúnem mais de 250 voluntários em Porto Velho e Alvorada d’Oeste

Campanhas de doação de sangue reúnem mais de 250 voluntários em Porto Velho e Alvorada d’Oeste

Ação da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia mobilizou comunidades locais e resultou em mais de 200 bolsas de sangue coletadas e novos cadastros de medula óssea.
L
Governo de RO moderniza comunicação em hospitais com sistema VoIP

Governo de RO moderniza comunicação em hospitais com sistema VoIP

Tecnologia facilita atendimento à população e integra unidades de saúde em diversos municípios.
L
Policlínica Ana Adelaide adota nova classificação para casos sem urgência

Policlínica Ana Adelaide adota nova classificação para casos sem urgência

Medida visa agilizar atendimentos e orientar pacientes para Unidades Básicas de Saúde.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo cria nova faixa etária indicativa de 6 anos e amplia classificação para aplicativos

Governo cria nova faixa etária indicativa de 6 anos e amplia classificação para aplicativos

Portaria assinada por Ricardo Lewandowski inclui apps na classificação indicativa e reforça proteção de crianças no ambiente digital.
L

Ministro Wellington Dias detalha impacto do Gás do Povo no orçamento das famílias brasileiras

Em entrevista ao programa Bom Dia Ministro, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social explicou como o Gás do Povo, aliado a outros programas sociais, pretende aliviar despesas básicas e ampliar a rede de distribuição nas regiões mais remotas, incluindo comunidades da Amazônia.
L
STF derruba leis municipais que proibiam ensino de gênero em escolas

STF derruba leis municipais que proibiam ensino de gênero em escolas

Por maioria de votos, o Supremo Tribunal Federal suspendeu regras de Tubarão (SC), Petrolina e Garanhuns (PE), entendendo que a educação contra a discriminação deve ser incentivada e que a competência é federal.
L
Governo federal cria mais de 6,7 mil novas vagas para rede federal de ensino superior

Governo federal cria mais de 6,7 mil novas vagas para rede federal de ensino superior

A portaria desta quarta-feira (15) anuncia 6.737 cargos de professores e técnicos-administrativos para universidades e institutos federais, visando modernizar e ampliar a rede.
L

In Foco: Luiz Eduardo Maiorquin fala sobre saúde, gestão pública e medicina em Rondônia

Nesta quarta-feira, dia 15, às 15h, o programa In Foco recebe Luiz Eduardo Maiorquin, uma das figuras mais atuantes na área da saúde em Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Processo seletivo oferece oportunidades para níveis médio e superior, com ajuda de custo diária e possibilidade de prorrogação do Termo de Adesão.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Vagas contemplam diferentes níveis de escolaridade e reforçam apoio ao trabalhador da capital.
L
Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Com 6.571 empresas parceiras, oportunidades são resultado de políticas de fomento ao trabalho.
L

Vaga de emprego para Assistente Administrativo em Home Office, Salário R$ 1.512,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral e trabalho remoto. A função envolve atendimento ao cliente, rotinas administrativas e acompanhamento de processos internos.
L

Vaga de emprego para Operador de Rolo Compactador em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

POLÍTICA

Cacaulândia recebe R$ 600 mil em emenda do Coronel Chrisóstomo para consultas de saúde

Cacaulândia recebe R$ 600 mil em emenda do Coronel Chrisóstomo para consultas de saúde

O valor indicado pelo deputado federal (PL-RO) é destinado à realização de consultas especializadas, elevando para R$ 1,5 milhão o total de recursos repassados pelo parlamentar ao município.
L
Haddad busca apoio para retomar trechos de MP alternativa ao IOF

Haddad busca apoio para retomar trechos de MP alternativa ao IOF

O ministro da Fazenda se reuniu com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para negociar a recuperação de propostas “incontroversas” da MP 1.303/2025, visando cobrir o rombo de R$ 31,56 bilhões no Orçamento de 2026.
L
Haddad pede no FMI taxação de super-ricos e defende transição verde global

Haddad pede no FMI taxação de super-ricos e defende transição verde global

Em carta à reunião anual do Fundo Monetário Internacional, o ministro Fernando Haddad criticou o protecionismo, cobrou uma reforma do Fundo e propôs um sistema tributário internacional progressivo para financiar o combate à crise climática.
L
Deputada Dra. Taíssa realiza sessões solenes em Guajará-Mirim em homenagem ao Colégio Tiradentes e ao Corpo de Bombeiros

Deputada Dra. Taíssa realiza sessões solenes em Guajará-Mirim em homenagem ao Colégio Tiradentes e ao Corpo de Bombeiros

Cerimônias públicas reconhecem contribuições das instituições para a educação e segurança da população de Guajará-Mirim.
L
Gislaine Lebrinha e Lebrão garantem R$ 200 mil para calçadas em Seringueiras

Gislaine Lebrinha e Lebrão garantem R$ 200 mil para calçadas em Seringueiras

Recursos vão beneficiar moradores do bairro Cidade Alta, melhorando mobilidade e segurança.
L
Publicidade

POLÍCIA

Casal fica gravemente ferido após ser atingido por caminhão em Porto Velho

Casal fica gravemente ferido após ser atingido por caminhão em Porto Velho

Acidente ocorreu nesta quarta-feira (15) na Zona Leste; a motocicleta em que as vítimas estavam teria avançado a preferencial, segundo a Polícia Militar.
16
Criminoso é baleado após tentar roubar moto na zona leste de Porto Velho

Criminoso é baleado após tentar roubar moto na zona leste de Porto Velho

Suspeito foi atingido durante tentativa de roubo e socorrido pelo Samu.
14
PRF em Rondônia apreende quase 40 kg de droga após acompanhamento tático na BR 364

PRF em Rondônia apreende quase 40 kg de droga após acompanhamento tático na BR 364

O evento ocorreu em Porto Velho.
10
MP de Rondônia denuncia policiais penais por tortura em presídios de Porto Velho

MP de Rondônia denuncia policiais penais por tortura em presídios de Porto Velho

Agentes são acusados de agredir presos sob custódia em duas unidades prisionais; Ministério Público pede perda dos cargos públicos.
L
Polícia de São Paulo prende sexto suspeito de matar delegado Ruy Ferraz Fontes

Polícia de São Paulo prende sexto suspeito de matar delegado Ruy Ferraz Fontes

O homem de 36 anos foi detido no Morumbi, em São Paulo, por envolvimento no crime que vitimou o ex-delegado-geral na Praia Grande em setembro.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: R Z SANTOS

Licença Ambiental Simplificada
L
ENGIE e Jirau Energia abrem Programa Trainee Técnico 2026 com foco em diversidade e transição energética

ENGIE e Jirau Energia abrem Programa Trainee Técnico 2026 com foco em diversidade e transição energética

Com inscrições abertas até 24 de novembro, iniciativa oferece 39 vagas afirmativas em quatro regiões do país e reforça compromisso com inclusão e sustentabilidade.
L
Mulheres rurais enfrentam informalidade e desigualdade de gênero no campo

Mulheres rurais enfrentam informalidade e desigualdade de gênero no campo

No Dia Internacional das Mulheres Rurais, a ONU Mulheres alerta para a precariedade da vida de trabalhadoras que representam 30% da força de trabalho rural brasileira, mas têm rendimento 20% menor que o dos homens.
L

Recebimento da Licença Ambiental: DANTAS & FREIRES COMERCIO E SERVICOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 016.00443.002/2025-SUL
L
Correios buscam empréstimo de R$ 20 bilhões para reequilíbrio financeiro e modernização

Correios buscam empréstimo de R$ 20 bilhões para reequilíbrio financeiro e modernização

O novo plano de reestruturação da estatal inclui Programa de Demissões Voluntárias, venda de imóveis e ampliação do portfólio de serviços para reverter o prejuízo de R$ 4,36 bilhões registrado no primeiro semestre de 2025.
L
Preço de itens de café da manhã em São Paulo varia 540%, aponta Procon

Preço de itens de café da manhã em São Paulo varia 540%, aponta Procon

O pão brioche registrou a maior disparidade entre padarias, com variação de 540% em São José dos Campos; o Procon-SP pesquisou estabelecimentos em 11 cidades paulistas.
L
ONU pede aumento drástico na ajuda humanitária para Gaza e alerta sobre catástrofe

ONU pede aumento drástico na ajuda humanitária para Gaza e alerta sobre catástrofe

O subsecretário-geral da ONU, Tom Fletcher, afirma que a entrada de 600 caminhões sob cessar-fogo é insuficiente e que milhares de veículos são necessários para evitar uma fome ainda maior.
L
Prefeitura de Jaru convoca aprovados em processo seletivo para médico psiquiatra, cozinheiro e zelador

Prefeitura de Jaru convoca aprovados em processo seletivo para médico psiquiatra, cozinheiro e zelador

Edital de convocação nº 007 prevê prazo de três dias úteis para apresentação e envio de documentos digitalmente.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.