QUARTA-FEIRA, 16/07/2025

L

Saúde

MUITO ALÉM DE MÁSCARAS E ÁLCOOL EM GEL, SAIBA COMO SE PROTEGER DO CORONAVÍRUS COM ORIENTAÇÃO DE INFECTOLOGISTA DE RONDÔNIA

A desinfetação de objetos e ambientes é uma medida recomenda para evitar contaminação pelo coronavírus

Publicado em 

MUITO ALÉM DE MÁSCARAS E ÁLCOOL EM GEL, SAIBA COMO SE PROTEGER DO CORONAVÍRUS COM ORIENTAÇÃO DE INFECTOLOGISTA DE RONDÔNIA - News Rondônia

Em meio à pandemia do coronavírus, é importante a população estar consciente do que funciona e o que não funciona para se proteger desse vírus. Segundo o infectologista, Armando de Freitas Noguera, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), estudos feitos na China apontam que na ausência de medidas de controle, o número de casos pode aumentar até 10 vezes em 7 dias.

MUITO ALÉM DE MÁSCARAS E ÁLCOOL EM GEL, SAIBA COMO SE PROTEGER DO CORONAVÍRUS COM ORIENTAÇÃO DE INFECTOLOGISTA DE RONDÔNIA - News Rondônia

O infectologista considera que as medidas de controle que fazem parte do Plano de Contingência criado pelo governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, em conjunto com o secretário de Saúde, Fernando Máximo, e equipe de governo, tem tido impacto positivo no enfrentamento da doença, pois o Estado ao contrário de outros, não registra nenhum óbito causado pelo Covid-19 e se mantém no cenário 1 da propagação do vírus, que é aquele com casos pontuais ligados a pessoas que estiveram em outros países.

O segundo cenário, que não acontece em Rondônia, é quando há transmissão sustentada, ou seja, local e transmitida de uma pessoa para outra, sendo possível identificar quem contaminou. Enquanto que o terceiro cenário, que Rondônia também não está inserido, é quando há transmissão sem controle, não sendo possível identificar quem transmitiu para quem. Segundo Noguera, o governo adotou as melhores práticas do mundo no enfrentamento ao coronavírus.

‘‘Com as medidas de controle seguidas com rigor, o sistema de saúde vai absorver os casos sem entrar em colapso e terá tratamento para todos os casos’’, conta o infectologista.

CONHECENDO O VÍRUS

O novo coronavírus, causador da doença Covid-19, segundo estudos, se mantém vivo até cinco dias no ambiente, o que pode variar dependendo da superfície. Em luvas é de até 8 horas, no alumínio é de 2 a 8 horas, o papel é de 4 a 5 dias. Já em plástico e cerâmica até cinco dias. O infectologista orienta a não levar as mãos aos olhos e à boca, que podem ficar contaminadas ao entrar em contato com objetos, pois as mucosas funcionam como portas de entrada para o vírus.

Infectologista, Armando de Freitas Noguera, afirma que medidas adotadas em Rondônia têm efeito positivo no enfrentamento ao coronavírus

Ao infectar uma pessoa, o período de incubação do vírus, que compreende o período de infecção até os primeiros sintomas se manifestarem, é em média de sete dias. Primeiro o vírus tem uma penetração local, contamina as células da mucosa e então há uma disseminação sistêmica.

O vírus, segundo o infectologista, pode causar mais gravidade em determinadas pessoas que apresentam fatores de risco como as que têm doenças crônicas ou que faça uso de medicação que causa baixa imunidade. ‘‘Nesses casos pode evoluir para pneumonia, acometimento cardíaco e até para uma meningite, este último é mais raro’’, afirma.

Os sintomas da Covid-19 são tosse seca, febre, dor no corpo, dificuldade para respirar, e coriza, que é menos frequente. ‘‘É uma síndrome gripal quem em alguns casos não tem gravidade, mas para outros são muito graves. Os jovens, por exemplo, por mais que não tenha um quadro grave, moram com outras pessoas como idosos e pacientes com doenças crônicas, que são casos graves, e podem os contaminar, por isso todos devem ser proteger’’, alerta o infectologista.

Ele explica ainda que mesmo assintomáticas, as pessoas podem transmitir o vírus, por isso é importante ficarem em isolamento domiciliar, pois caso contrário, quando os sintomas surgirem, já terão contaminado muitos. Já quando a pessoa apresenta os sintomas está com a viremia muito alta, eliminando muita secreção, e essas gotículas que elimina na hora de tossir, de espirrar, quando faz a limpeza no nariz, pode contaminar o ambiente e outras pessoas, então tem que ficar em isolamento domiciliar.

PROTEÇÃO: O que funciona e não funciona contra o coronavírus?

Existe uma distância segura entre as pessoas para evitar o contágio? Quando uma pessoa tosse ou espirra, ela libera gotículas e essas gotículas quando se espirra caem no chão até uma distância de um metro, então por isso essa é considerada uma distância recomendada entre as pessoas.

Máscaras, quando usar? A recomendação para usar máscaras é para profissionais da saúde e os pacientes doentes. Pessoas imunodeprimidos e com doenças crônicas podem usar para se protegerem, mas os que não se encaixarem nesses critérios devem usar o bom senso, pois é preciso ter um uso racional desse insumo. Se todos quiserem usar, faltará para aqueles que estiverem doentes, e estes vão contaminar a coletividade.

Máscaras são recomendadas apenas para profissionais da saúde e pacientes doentes

Na falta de álcool em gel, o que usar? Lave as mãos com o degermante, que é água e sabão

De quanto em quanto tempo, deve-se lavar as mãos? Antes e depois de ir ao banheiro, antes e depois das refeições, antes de manusear alimentos, ao chegar em casa. Pessoas que trabalham com papéis ao finalizar o serviço também devem lavar as mãos, pois podem estar trabalhando com objetos potencialmente contaminados.

Temperatura alta mata o vírus? O vírus não tem relação com a temperatura. Ela não influência. Mesmo em estados, como Rondônia, que possui temperaturas altas, registra casos de coronavírus.

Dinheiro em papel é uma fonte de contaminação? A sobrevida do coronavírus no papel é de até quatro dias, o recomendado é usar cartão de crédito, de preferência aqueles que funcionam apenas por aproximação, o que permite fazer compras sem encostar o cartão na maquininha.

Relógios, brincos, anéis e pulseiras devem ser evitados? Adornos, nesse momento nem pensar! Dentro de hospital é proibido e o paciente pode cobrar do médico que não use. Também recomendamos para a população geral que não use, pois são fontes de contaminação.

Óculos e celulares também devem ser alvo de cuidados de limpeza? Sim, limpem pelo menos uma vez por dia.

Se não estiver no grupo de risco, pode passear com o cachorro, ir a balneários, andar de bicicleta, acampar com amigos? Não é seguro. Quando sai de casa pode levar contaminação externa quando retornar, vai entrar em contato com lugares que andaram outras pessoas, e esses lugares podem estar potencialmente contaminados, desde as maçanetas das portas, elevadores até as pessoas que terá contato. Essa medida de isolamento social é para ser levada a sério.

Os jovens que não fazem parte do grupo de risco também devem seguir a recomendação de isolamento social? Sim, pois ao se sujeitar a contaminação, podem transmitir para familiares idosos, para os que têm doenças respiratórias, para o vizinho que está no grupo de risco. Ainda que o jovem contaminado desenvolva a doença de forma mais branda, esse grupo tem uma mortalidade muito baixa, de 0,02%, não pode pensar de forma egoísta, tem que pensar no bem da coletividade.

Quais produtos são eficientes para desinfestação do coronavírus? Quando se usa álcool, água sanitária e determinados agentes químicos de limpeza, o vírus é destruído. É importante também destacar a questão das concentrações, quando a composição é de 90% de álcool, por exemplo, o vírus é destruído em alguns segundos. Enquanto com 70% de álcool demora cerca de meia hora.

Quais os cuidados para não levar contaminação para dentro de casa? Ao chegar em casa já coloque os sapatos em um local separado, não ande pela residência com os sapatos, separa as roupas no cesto ou, se for possível, já lava a roupa que usou no ambiente externo.

O que torna um ambiente mais seguro? Locais com ventilação, aqueles mais arejados com janelas abertas onde há maior circulação do ar.

Bichos de estimação podem transmitir o coronavírus ou algum outro tipo de animal? Não há transmissão por animais.

Como reforçar o sistema imunológico? Uma alimentação balanceada, dormir bem e se hidratar ajudam a fortalecer a imunidade.

Usar luvas, ajuda ou atrapalha na prevenção? Para a população geral não está recomendado usar. Somente profissionais que vão lidar com pacientes ou objetos contaminados. É preciso considerar que é um insumo limitado nas farmácias.

Há cura para o coronavírus? O que existe são estudos de medicações em andamento e em paralelo a isso estão sendo feitos testes de vacinas.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Alimentação que cuida: programa garante suporte nutricional para pacientes em Rondônia

Iniciativa oferece fórmulas especiais para quem mais precisa, fortalecendo cuidado humanizado em todo o estado
L

Porto Velho terá clínica de bem-estar animal com atendimento veterinário gratuito

Primeira clínica de bem-estar animal de Porto Velho garante atendimento veterinário de qualidade para cães e gatos
L

Cirurgias eletivas devolvem esperança a pacientes em Porto Velho

Convênio entre Prefeitura e Hospital Santa Marcelina amplia oferta de cirurgias eletivas e melhora qualidade de vida
L
OMS recomenda Lenacapavir para prevenção do HIV

OMS recomenda Lenacapavir para prevenção do HIV

Medicamento injetável administrado a cada seis meses oferece nova estratégia global contra o vírus.
L
Porto Velho intensifica vacinação contra o sarampo para evitar reintrodução do vírus na fronteira com a Bolívia

Porto Velho intensifica vacinação contra o sarampo para evitar reintrodução do vírus na fronteira com a Bolívia

Semusa reforça equipes e amplia cobertura com 2.200 novas doses da vacina Dupla Viral; Dia D será em 26 de julho.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Rondônia dispara na produção agro e reduz desmatamento na Amazônia

Estado alcança safra recorde, valor bruto de R$ 32 bilhões e lidera queda no desmatamento, segundo MapBiomas e Inpe
L

Giro News | Entrevista Dra. Daiane Paraguassu

Nesta terça-feira, dia 15, às 16h, o programa Giro News recebe a Dra. Daiane Paraguassu, médica veterinária com vasta formação e atuação em oncologia veterinária.
L

Em Cima da Hora | Entrevista DJ Gaguinho

Nesta terça-feira, dia 15, às 14h, o programa Em Cima da Hora recebe DJ Gaguinho para um bate-papo sobre sua trajetória artística e os detalhes da festa Retrô Gold, que promete agitar o JD36. Música, carreira e bastidores de um dos eventos mais esperados da cena noturna!
L

Leitura Finalizada: A Jornada das Empreendedoras revela caminhos de coragem e autenticidade no universo feminino dos negócios

Histórias reais inspiram mulheres a liderar com inteligência emocional, romper crenças limitantes e transformar vulnerabilidades em força.
L
Entenda como vai funcionar o sistema de Pedágio em Rondônia

Entenda como vai funcionar o sistema de Pedágio em Rondônia

Novo modelo de cobrança agiliza tráfego e promete modernização na Rota Agro Norte.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Plataforma do Tesouro Nacional oferece Pix, cartão de crédito e carteira digital para facilitar pagamento de taxa
L
Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa comemora recorde de público na Expoagum com show nacional em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa comemora recorde de público na Expoagum com show nacional em Guajará-Mirim

Mais de 30 mil pessoas lotam a Acrivale na terceira noite da Expoagum 2025, que contou com apresentação da cantora Marília Tavares
L

Dra. Taíssa celebra início de hemodiálise em Guajará-Mirim e agradece a Coronel Marcos Rocha

Serviço essencial reforça a saúde pública e garante mais dignidade para pacientes do município
L

Alan Queiroz avança com solicitação para implantação de EJA na zona rural de Machadinho D’Oeste

Governo confirma chamada escolar e avalia viabilidade para atender demanda da comunidade
L

Cláudia de Jesus prestigia assinatura de ordem de serviço para novo Kartódromo de Ji-Paraná

Investimento de R$ 10 milhões fortalece infraestrutura esportiva e garante lazer para a juventude
L

Deputada Dra. Taíssa prestigia a 7ª Cavalgada da Linha 25-B em Nova Dimensão

Evento reúne cavaleiros e famílias rurais em celebração cultural no interior de Rondônia
L
Publicidade

POLÍCIA

Vulgo “Afroex” é preso após ameaçar matar policiais penais no presídio 470 em Porto Velho

Vulgo “Afroex” é preso após ameaçar matar policiais penais no presídio 470 em Porto Velho

Apontado por envolvimento em execuções e já havia sido preso com drogas no Orgulho do Madeira.
10
Foragido acusado de matar cabo PM é morto em confronto com a Polícia Militar em Cacoal

Foragido acusado de matar cabo PM é morto em confronto com a Polícia Militar em Cacoal

A operação foi coordenada pelo Comando Regional de Policiamento III (CRP-III), com atuação direta do 4º Batalhão da PM.
18

Ciclista é atropelada por carro na Avenida Guaporé em Porto Velho

Acidente ocorreu no cruzamento com a Rua Dois Irmãos; vítima teve lesões e foi levada à UPA da zona Leste
12
Apenado monitorado é preso embriagado depois de se envolver em acidente

Apenado monitorado é preso embriagado depois de se envolver em acidente

Com o impacto, ele ficou ferido e precisou de atendimento do Corpo de Bombeiros.
10
Grave acidente entre duas motos deixa três homens feridos na zona Leste de Porto Velho

Grave acidente entre duas motos deixa três homens feridos na zona Leste de Porto Velho

Colisão aconteceu na Avenida Mamoré, no bairro Três Marias; vítimas foram socorridas pelo SAMU e Corpo de Bombeiros
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Foto: Cadu Gomes/VPR

Governo reúne setor produtivo para avaliar impacto e buscar soluções frente a tarifas dos EUA

Comitê interministerial coordenado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin ouviu setores estratégicos para a economia brasileira e reforçou aposta em negociação
L

Mais um assalto: mulher teve pertences roubados durante assalto na Rua Rio Grande do Sul, bairro Conceição em Porto Velho

Na região, os moradores estão assustados com a crescente onda de roubos e pedem mais policiamento.
L
Acidente entre moto e carro é registrado na zona Leste de Porto Velho

Acidente entre moto e carro é registrado na zona Leste de Porto Velho

Motociclista sofreu escoriações e fraturas após colisão na rua Piratininga, no bairro Lagoa
12
Rua Cândido Portinari recebe pavimentação no setor 07

Rua Cândido Portinari recebe pavimentação no setor 07

Obra foi executada pela Prefeitura em parceria com o deputado estadual Dr. Luís do Hospital.
L
NA BR-364: Homem é preso com Renaut Kwid roubado no Acre

Homem é preso com Renaut Kwid roubado no Acre

O flagrante aconteceu na altura do km32 da BR-364 sentido Acre.
10
Denarc prende foragido com drogas em residência na zona sul

Denarc prende foragido com drogas em residência na zona sul

Ação do Denarc aconteceu em residência no bairro Aeroclube, zona sul da capital, e flagrou o homem tentando dispensar drogas no vaso sanitário.
10

Boi-Bumbá Estrela de Rondônia estreia no Flor do Maracujá 2025 com tema que celebra raízes amazônicas

Nova agremiação leva ao Parque dos Tanques a força da cultura popular no maior arraial de Rondônia
L

Projeto de Lei da Devastação: Neide Cardozo encabeça campanha contra o PL que flexibiliza regras para os crimes ambientais

“Esse PL pode causar a sua morte e a morte de milhares de animais e de pessoas, como aconteceu nas tragédias de Brumadinho e Mariana. Não podemos permitir que isso aconteça”.
L
Prefeitura de Jaru renova gratificação para profissionais da educação básica

Prefeitura de Jaru renova gratificação para profissionais da educação básica

Projeto aprovado pela Câmara assegura bonificação a servidores da Semed, reforçando valorização e compromisso com a qualidade do ensino.
L
CONAB São Paulo entrega 38 toneladas de feijão da agricultura familiar em ações contra a fome

São Paulo entrega 38 toneladas de feijão da agricultura familiar em ações contra a fome

Programação inclui encontro de cozinhas solidárias e reforço alimentar com apoio da Conab, MDS e Instituto Céu Estrela Guia.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.