SEGUNDA-FEIRA, 20/10/2025

Em destaque

L

Saúde

MUITO ALÉM DE MÁSCARAS E ÁLCOOL EM GEL, SAIBA COMO SE PROTEGER DO CORONAVÍRUS COM ORIENTAÇÃO DE INFECTOLOGISTA DE RONDÔNIA

A desinfetação de objetos e ambientes é uma medida recomenda para evitar contaminação pelo coronavírus

Publicado em 

Em meio à pandemia do coronavírus, é importante a população estar consciente do que funciona e o que não funciona para se proteger desse vírus. Segundo o infectologista, Armando de Freitas Noguera, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), estudos feitos na China apontam que na ausência de medidas de controle, o número de casos pode aumentar até 10 vezes em 7 dias.

O infectologista considera que as medidas de controle que fazem parte do Plano de Contingência criado pelo governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, em conjunto com o secretário de Saúde, Fernando Máximo, e equipe de governo, tem tido impacto positivo no enfrentamento da doença, pois o Estado ao contrário de outros, não registra nenhum óbito causado pelo Covid-19 e se mantém no cenário 1 da propagação do vírus, que é aquele com casos pontuais ligados a pessoas que estiveram em outros países.

O segundo cenário, que não acontece em Rondônia, é quando há transmissão sustentada, ou seja, local e transmitida de uma pessoa para outra, sendo possível identificar quem contaminou. Enquanto que o terceiro cenário, que Rondônia também não está inserido, é quando há transmissão sem controle, não sendo possível identificar quem transmitiu para quem. Segundo Noguera, o governo adotou as melhores práticas do mundo no enfrentamento ao coronavírus.

‘‘Com as medidas de controle seguidas com rigor, o sistema de saúde vai absorver os casos sem entrar em colapso e terá tratamento para todos os casos’’, conta o infectologista.

CONHECENDO O VÍRUS

O novo coronavírus, causador da doença Covid-19, segundo estudos, se mantém vivo até cinco dias no ambiente, o que pode variar dependendo da superfície. Em luvas é de até 8 horas, no alumínio é de 2 a 8 horas, o papel é de 4 a 5 dias. Já em plástico e cerâmica até cinco dias. O infectologista orienta a não levar as mãos aos olhos e à boca, que podem ficar contaminadas ao entrar em contato com objetos, pois as mucosas funcionam como portas de entrada para o vírus.

Infectologista, Armando de Freitas Noguera, afirma que medidas adotadas em Rondônia têm efeito positivo no enfrentamento ao coronavírus

Ao infectar uma pessoa, o período de incubação do vírus, que compreende o período de infecção até os primeiros sintomas se manifestarem, é em média de sete dias. Primeiro o vírus tem uma penetração local, contamina as células da mucosa e então há uma disseminação sistêmica.

O vírus, segundo o infectologista, pode causar mais gravidade em determinadas pessoas que apresentam fatores de risco como as que têm doenças crônicas ou que faça uso de medicação que causa baixa imunidade. ‘‘Nesses casos pode evoluir para pneumonia, acometimento cardíaco e até para uma meningite, este último é mais raro’’, afirma.

Os sintomas da Covid-19 são tosse seca, febre, dor no corpo, dificuldade para respirar, e coriza, que é menos frequente. ‘‘É uma síndrome gripal quem em alguns casos não tem gravidade, mas para outros são muito graves. Os jovens, por exemplo, por mais que não tenha um quadro grave, moram com outras pessoas como idosos e pacientes com doenças crônicas, que são casos graves, e podem os contaminar, por isso todos devem ser proteger’’, alerta o infectologista.

Ele explica ainda que mesmo assintomáticas, as pessoas podem transmitir o vírus, por isso é importante ficarem em isolamento domiciliar, pois caso contrário, quando os sintomas surgirem, já terão contaminado muitos. Já quando a pessoa apresenta os sintomas está com a viremia muito alta, eliminando muita secreção, e essas gotículas que elimina na hora de tossir, de espirrar, quando faz a limpeza no nariz, pode contaminar o ambiente e outras pessoas, então tem que ficar em isolamento domiciliar.

PROTEÇÃO: O que funciona e não funciona contra o coronavírus?

Existe uma distância segura entre as pessoas para evitar o contágio? Quando uma pessoa tosse ou espirra, ela libera gotículas e essas gotículas quando se espirra caem no chão até uma distância de um metro, então por isso essa é considerada uma distância recomendada entre as pessoas.

Máscaras, quando usar? A recomendação para usar máscaras é para profissionais da saúde e os pacientes doentes. Pessoas imunodeprimidos e com doenças crônicas podem usar para se protegerem, mas os que não se encaixarem nesses critérios devem usar o bom senso, pois é preciso ter um uso racional desse insumo. Se todos quiserem usar, faltará para aqueles que estiverem doentes, e estes vão contaminar a coletividade.

Máscaras são recomendadas apenas para profissionais da saúde e pacientes doentes

Na falta de álcool em gel, o que usar? Lave as mãos com o degermante, que é água e sabão

De quanto em quanto tempo, deve-se lavar as mãos? Antes e depois de ir ao banheiro, antes e depois das refeições, antes de manusear alimentos, ao chegar em casa. Pessoas que trabalham com papéis ao finalizar o serviço também devem lavar as mãos, pois podem estar trabalhando com objetos potencialmente contaminados.

Temperatura alta mata o vírus? O vírus não tem relação com a temperatura. Ela não influência. Mesmo em estados, como Rondônia, que possui temperaturas altas, registra casos de coronavírus.

Dinheiro em papel é uma fonte de contaminação? A sobrevida do coronavírus no papel é de até quatro dias, o recomendado é usar cartão de crédito, de preferência aqueles que funcionam apenas por aproximação, o que permite fazer compras sem encostar o cartão na maquininha.

Relógios, brincos, anéis e pulseiras devem ser evitados? Adornos, nesse momento nem pensar! Dentro de hospital é proibido e o paciente pode cobrar do médico que não use. Também recomendamos para a população geral que não use, pois são fontes de contaminação.

Óculos e celulares também devem ser alvo de cuidados de limpeza? Sim, limpem pelo menos uma vez por dia.

Se não estiver no grupo de risco, pode passear com o cachorro, ir a balneários, andar de bicicleta, acampar com amigos? Não é seguro. Quando sai de casa pode levar contaminação externa quando retornar, vai entrar em contato com lugares que andaram outras pessoas, e esses lugares podem estar potencialmente contaminados, desde as maçanetas das portas, elevadores até as pessoas que terá contato. Essa medida de isolamento social é para ser levada a sério.

Os jovens que não fazem parte do grupo de risco também devem seguir a recomendação de isolamento social? Sim, pois ao se sujeitar a contaminação, podem transmitir para familiares idosos, para os que têm doenças respiratórias, para o vizinho que está no grupo de risco. Ainda que o jovem contaminado desenvolva a doença de forma mais branda, esse grupo tem uma mortalidade muito baixa, de 0,02%, não pode pensar de forma egoísta, tem que pensar no bem da coletividade.

Quais produtos são eficientes para desinfestação do coronavírus? Quando se usa álcool, água sanitária e determinados agentes químicos de limpeza, o vírus é destruído. É importante também destacar a questão das concentrações, quando a composição é de 90% de álcool, por exemplo, o vírus é destruído em alguns segundos. Enquanto com 70% de álcool demora cerca de meia hora.

Quais os cuidados para não levar contaminação para dentro de casa? Ao chegar em casa já coloque os sapatos em um local separado, não ande pela residência com os sapatos, separa as roupas no cesto ou, se for possível, já lava a roupa que usou no ambiente externo.

O que torna um ambiente mais seguro? Locais com ventilação, aqueles mais arejados com janelas abertas onde há maior circulação do ar.

Bichos de estimação podem transmitir o coronavírus ou algum outro tipo de animal? Não há transmissão por animais.

Como reforçar o sistema imunológico? Uma alimentação balanceada, dormir bem e se hidratar ajudam a fortalecer a imunidade.

Usar luvas, ajuda ou atrapalha na prevenção? Para a população geral não está recomendado usar. Somente profissionais que vão lidar com pacientes ou objetos contaminados. É preciso considerar que é um insumo limitado nas farmácias.

Há cura para o coronavírus? O que existe são estudos de medicações em andamento e em paralelo a isso estão sendo feitos testes de vacinas.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Corrida Pela Vida mobiliza Porto Velho no Outubro Verde e Rosa

Corrida Pela Vida mobiliza Porto Velho no Outubro Verde e Rosa

Evento promovido pela Semusa reuniu centenas de participantes em ação de conscientização, saúde e solidariedade.
L
Porto Velho mobiliza pais e responsáveis na Campanha Nacional de Multivacinação

Porto Velho mobiliza pais e responsáveis na Campanha Nacional de Multivacinação

Dia D da campanha facilitou atualização da caderneta de vacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos em 11 pontos da cidade.
L
Butantan e Yale padronizam nomes para o vírus da dengue

Butantan e Yale padronizam nomes para o vírus da dengue

Pesquisa com 24 instituições nacionais e internacionais cria nova nomenclatura para as linhagens da dengue, facilitando a vigilância genômica das mutações.
L
Proporção de fumantes no Brasil cresce pela primeira vez em 20 anos

Proporção de fumantes no Brasil cresce pela primeira vez em 20 anos

Pesquisa do Ministério da Saúde revela aumento de 25% no número de adultos fumantes nas capitais, subindo de 9,3% para 11,6% em um ano, impulsionado pela popularização de novos produtos como o cigarro eletrônico.
L
Padilha defende imunização e alerta contra mentiras no Dia D de Vacinação

Padilha defende imunização e alerta contra mentiras no Dia D de Vacinação

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, convoca pais a atualizarem a caderneta de vacinação dos filhos no Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, reforçando a segurança e o combate à desinformação.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prefeitura alerta sobre golpes em nome da Defesa Civil

Prefeitura alerta sobre golpes em nome da Defesa Civil

Criminosos solicitam dados pessoais e prometem auxílio de forma fraudulenta.
L
Comissão de Saúde marca audiência sobre execução orçamentária

Comissão de Saúde marca audiência sobre execução orçamentária

Deputado Luís do Hospital definirá apresentação dos relatórios quadrimestrais em 28 de outubro.
L
Governo de RO promove cadastro obrigatório de lavouras de cacau

Governo de RO promove cadastro obrigatório de lavouras de cacau

Campanha da Idaron visa fortalecer a cacauicultura, garantir rastreabilidade e prevenir pragas no estado.
L
Auxílio Gás começa a ser pago a mais de 5 milhões de famílias nesta segunda

Auxílio Gás começa a ser pago a mais de 5 milhões de famílias nesta segunda

Benefício de R$ 108 segue calendário do Bolsa Família e cobre 100% do valor do botijão de 13kg.
L
Horóscopo de Terça-feira, 21 de outubro de 2025: Evite resistir ao novo — a energia do dia pede flexibilidade e mente aberta

Horóscopo de Segunda-feira, 20 de outubro de 2025: O dia pede paciência e realismo

Comece a semana com propósito — constância e foco abrirão caminhos de sucesso.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Empregada Doméstica em Porto Velho, Salário R$ 2.000,00

Residência particular em Porto Velho (RO) contrata uma empregada doméstica para atuar em tempo integral, com registro formal e benefícios.
L

Vaga de emprego para Vendedor Interno em Porto Velho, Salário R$ 1.600,00

A empresa Safe Whey, especializada em nutrição esportiva e suplementos, está contratando um Vendedor Interno para atuar em meio período na unidade localizada no bairro Nova Porto Velho.
L

Vaga de emprego para Analista de Marketing e Design em Porto Velho, Salário R$ 2.413,42

A rede Ultra Popular (Modena & Silva) está contratando um Analista de Marketing e Design para integrar sua equipe criativa em Porto Velho, Rondônia.
L

Vaga de emprego para Auxiliar de Limpeza em Porto Velho, Salário R$ 1.518,00

A rede Ultra Popular (Modena & Silva) está contratando dois profissionais para atuar em serviços gerais na capital rondoniense.
L
Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Processo seletivo oferece oportunidades para níveis médio e superior, com ajuda de custo diária e possibilidade de prorrogação do Termo de Adesão.
L

POLÍTICA

Mais de mil crianças participam de festa promovida por Eyder Brasil no Residencial Morar Melhor

Mais de mil crianças participam de festa promovida por Eyder Brasil no Residencial Morar Melhor

O evento reuniu famílias com brincadeiras, lanches, apresentações infantis e sorteio de bicicletas, levando alegria para a comunidade do residencial.
L
Cristiane Lopes defende regularização fundiária e agronegócio no AGRO360

Cristiane Lopes defende regularização fundiária e agronegócio no AGRO360

Deputada federal destaca investimentos de mais de R$ 45 milhões no setor produtivo.
L
A conivência do ex-ministro da Previdência diante das fraudes no INSS exige investigação rigorosa e responsabilização exemplar, sem favorecimentos partidários.

Ex-ministro da Previdência enfrenta críticas por omissão em fraudes no INSS

Especialistas e parlamentares apontam necessidade de investigação rigorosa e responsabilização exemplar.
L
A precipitação que mancha a notícia e desvirtua a informação

Coluna Espaço Aberto – A precipitação que mancha a notícia e desvirtua a informação

Confira as notícias do dia em Rondônia, por Cícero Moura, enfatizando responsabilidade e credibilidade jornalística.
L
Domingo de cidadania reúne famílias na Assembleia Legislativa de Rondônia

Domingo de cidadania reúne famílias na Assembleia Legislativa de Rondônia

Evento comemorativo pelos 42 anos do Parlamento estadual promove esporte, lazer e serviços gratuitos à população.
L
Publicidade

POLÍCIA

Assaltante é preso com arma de brinquedo durante roubo em ótica no centro de Porto Velho

Assaltante é preso com arma de brinquedo durante roubo em ótica no centro de Porto Velho

Funcionárias foram feitas reféns, mas seguranças da empresa de monitoramento conseguiram deter o criminoso ainda no interior do estabelecimento.
10
Polícia Federal apreende aeronave com meia tonelada de droga em Machadinho d’Oeste

Polícia Federal apreende aeronave com meia tonelada de droga em Machadinho d’Oeste

A ação faz parte de um trabalho coordenado de repressão ao tráfico interestadual de drogas, especialmente em áreas de fronteira e no interior da Amazônia Legal.
10
Vigia é encontrado morto na guarita em locadora de máquinas

Vigia é encontrado morto na guarita em locadora de máquinas

Funcionários da empresa acionaram a PM e o Samu quando chegaram para trabalhar e encontraram a vítima caída desacordada dentro da guarita, em seguida, foi constatado o óbito.
18
Homem é morto a tiros e esposa baleada em Ji-Paraná

Homem é morto a tiros e esposa baleada em Ji-Paraná

João Paulo Vieira da Silva, 34, foi executado no bairro Alto Alegre; a mulher foi atingida na mão e socorrida pelo Corpo de Bombeiros.
18
Polícia Militar prende casal por tráfico de drogas em Ji-Paraná

Polícia Militar prende casal por tráfico de drogas em Ji-Paraná

Casal foi detido no bairro São Francisco em operação da PM que já monitorava o local; suspeitos atuavam no esquema de “disk droga”.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira edição do “Viver Bem Não Tem Idade” celebra bem-estar da pessoa idosa em Porto Velho

Primeira edição do “Viver Bem Não Tem Idade” celebra bem-estar da pessoa idosa em Porto Velho

Evento da Prefeitura de Porto Velho reuniu idosos com atividades de lazer, saúde e cidadania, promovendo inclusão e qualidade de vida.
L
Novas franquias são inauguradas em Machadinho após missão do Sebrae

Novas franquias são inauguradas em Machadinho após missão do Sebrae

Empresário local expande negócios com apoio do Sebrae e gera emprego e desenvolvimento no município.
L

Requerimento de Outorga: ALTAYR TREVISANE

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Bolsa Família de outubro beneficia 18,91 milhões de famílias

Bolsa Família de outubro beneficia 18,91 milhões de famílias

Repasses começam hoje e seguem calendário conforme último dígito do NIS.
L
Prefeitura de Rio Branco conhece sistema de gestão de Porto Velho

Prefeitura de Rio Branco conhece sistema de gestão de Porto Velho

Equipe técnica visita Semec para conhecer plataforma integrada de administração municipal.
L
Prefeitura de Porto Velho realiza operação tapa-buracos em Nova Mutum Paraná

Prefeitura de Porto Velho realiza operação tapa-buracos em Nova Mutum Paraná

Ação visa melhorar o tráfego, garantir segurança e mobilidade aos moradores do distrito.
L
Governo de Rondônia leva estudantes a nascentes em recuperação no Parque dos Tanques

Governo de Rondônia leva estudantes a nascentes em recuperação no Parque dos Tanques

Visita técnica promove educação ambiental e conscientização sobre preservação da água em Porto Velho.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.