QUINTA-FEIRA, 31/07/2025

L

Saúde

UFF DESCOBRE SUBSTÂNCIAS PROMISSORAS PARA O TRATAMENTO DA DOENÇA DE CHAGAS

A novidade fica por conta dos testes com a quinidina, fármaco já utilizado para tratar a malária.

Publicado em 

UFF DESCOBRE SUBSTÂNCIAS PROMISSORAS PARA O TRATAMENTO DA DOENÇA DE CHAGAS - News Rondônia

Pesquisadores do Instituto de Biologia da UFF dão mais um passo nas pesquisas sobre o tratamento da doença de Chagas, uma doença considerada como negligenciada, propagada pelo inseto conhecido como barbeiro. A novidade fica por conta dos testes com a quinidina, fármaco já utilizado para tratar a malária.

UFF DESCOBRE SUBSTÂNCIAS PROMISSORAS PARA O TRATAMENTO DA DOENÇA DE CHAGAS - News Rondônia

O Chefe do Laboratório de Interação Celular e Molecular (Licem), professor Saulo Cabral Bourguignon, deu início em 2002 a sua linha de pesquisa na busca por compostos tripanocidas, ou seja, capazes de eliminar o Trypanosoma cruzi. “A doença de Chagas afeta as camadas mais pobres da população e recebe investimento irrisório da indústria farmacêutica, principalmente quando comparado com o investimento em HIV, malária e tuberculose. Dessa forma, essa tarefa sobra para as setores públicos, que infelizmente não possuem recursos suficientes para investir”, ressalta.

UFF DESCOBRE SUBSTÂNCIAS PROMISSORAS PARA O TRATAMENTO DA DOENÇA DE CHAGAS - News Rondônia

A pesquisa atual, que conta com a participação do recém-doutor pela UFF, Guilherme Curty Lechuga, é desenvolvida em parceria com o Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ e com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e possibilitou recentemente a publicação conjunta de um artigo (link) na revista americana PLoS Neglected Tropical Diseases (Doenças Tropicais Negligenciadas), que possui um alto fator de impacto no meio científico.

No artigo, os pesquisadores mostram que o fármaco antimalárico conhecido como quinidina inibe a cristalização do heme em hemozoína e pode impedir a transmissão do parasito pelo vetor. “Após a picada do barbeiro no ser humano, o parasito que se encontra nas fezes do inseto necessita digerir a hemoglobina do sangue ingerido e, como subproduto dessa digestão, produz uma molécula tóxica (heme), que é cristalizada para não causar danos ao parasito. O principal mecanismo de ação da quinidina é a ligação ao heme, que impede a formação do cristal, levando-o à morte. Após o tratamento com a quinidina, observamos uma redução significativa na contagem total do T. cruzi no barbeiro. Os resultados são bastante promissores”, afirma Guilherme.

"A pesquisa na universidade tem como objetivo também atender às demandas das camadas mais pobres, que não são contempladas por indústrias que visam apenas ao lucro. Nosso compromisso com o desenvolvimento científico é, sobretudo, social. Estamos trilhando esse caminho aqui na UFF", Guilherme Lechuga.

A publicação amplia também o debate sobre doenças que afetam parte da população que se encontra em situação de vulnerabilidade. Nesse contexto, o professor Saulo ressalta a importância de se pesquisar substâncias que possam tratar mais de uma doença considerada negligenciada.

“Tratar com uma mesma substância duas doenças como a malária e a doença de Chagas é o que preconiza a Organização Mundial de Saúde, por reduzir os gastos com pesquisa e o tempo para aprovação do fármaco”, destaca o professor.

Os resultados dessa e de outras pesquisas auxiliam não só na criação de medidas preventivas mais eficazes, mas também no desenvolvimento de novos medicamentos ou de substâncias já usadas para tratar outra enfermidade, estratégia conhecida como reposicionamento de fármaco. De acordo com Saulo, medicamentos com efeitos colaterais pesados, como náuseas, dores de cabeça e vômitos, fazem com que os pacientes interrompam o tratamento. “É o que acontece atualmente com o benzonidazol, o único medicamento que temos no Brasil para tratamento da doença de Chagas. Daí a importância de se usar substâncias como a quinidina, cujos efeitos colaterais, já conhecidos, são menos danosos ao organismo”.

Brasil: aumento nas notificações de casos de malária e doença de Chagas

A maioria dos casos de malária e de doença de Chagas no território brasileiro, segundo o Ministério da Saúde (MS), se concentra na região amazônica. Os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, de Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins lideram em número de notificações.

UFF DESCOBRE SUBSTÂNCIAS PROMISSORAS PARA O TRATAMENTO DA DOENÇA DE CHAGAS - News Rondônia

Ao contrário do que muitos pensam, a picada do barbeiro não transmite a enfermidade, que se dá em função das fezes contaminadas do inseto, que ao chupar uma grande quantidade de sangue, defeca próximo ao local onde se alimenta. Após coçar a pele, a pessoa faz com que o parasita penetre a mucosa e se espalhe pela corrente sanguínea, tornando-se também um hospedeiro da doença.

UFF DESCOBRE SUBSTÂNCIAS PROMISSORAS PARA O TRATAMENTO DA DOENÇA DE CHAGAS - News Rondônia

“A doença de Chagas é transmitida pelas fezes do barbeiro e a transmissão vetorial geralmente ocorre em locais com casas de pau a pique. No entanto, existem outros mecanismos, como o oral, que tem ganhado importância por conta do aumento de casos de transmissão por cana de açúcar e açaí. O barbeiro defeca no fruto, ele é triturado e quem o ingere se contamina. Outra forma de transmissão que tem ganhado destaque, sobretudo na Europa, se dá através de transfusão de sangue ou transplantes realizados sem o teste prévio”, esclarece o biomédico.

De acordo com Saulo, professor de Biologia Celular e Molecular, Carlos Chagas (1879-1934) não só identificou a doença em 1909, que recebeu o seu nome, como também identificou seu agente etiológico – Trypanossoma cruzi – e o vetor de transmissão da doença (barbeiro). O feito é um marco para a ciência brasileira e está nas bases da medicina tropical.

UFF DESCOBRE SUBSTÂNCIAS PROMISSORAS PARA O TRATAMENTO DA DOENÇA DE CHAGAS - News Rondônia

A universidade pública, segundos os pesquisadores, tem um papel fundamental no desenvolvimento de estudos que tenham essas doenças negligenciadas como objeto, pois elas acabam por não despertar o interesse da indústria farmacêutica. “A pesquisa na universidade tem como objetivo também atender às demandas das camadas mais pobres, que não são contempladas por indústrias que visam apenas ao lucro. Nosso compromisso com o desenvolvimento científico é, sobretudo, social. Estamos trilhando esse caminho aqui na UFF”, conclui Guilherme.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Pacientes com Hemofilia enfrentam dificuldade com medicação em casa

Pacientes com Hemofilia enfrentam dificuldade com medicação em casa

Pesquisa revela desafios na aplicação domiciliar de tratamento tradicional disponível no SUS.
L
Farmácia Popular: prazo final para renovação de credenciamento

Farmácia Popular: prazo final para renovação de credenciamento

A renovação cadastral é obrigatória para estabelecimentos que oferecem medicamentos do Farmácia Popular.
L
Uso de Vape entre adolescentes aumenta risco de Tabagismo em 30 vezes, diz Estudo

Uso de Vape entre adolescentes aumenta risco de Tabagismo em 30 vezes, diz Estudo

Pesquisa inédita revela que jovens usuários de cigarros eletrônicos têm a mesma probabilidade de começar a fumar cigarros convencionais que adolescentes da década de 1970.
L
Saúde abre consulta pública para inclusão da Vacina Meningo B no SUS

Saúde abre consulta pública para inclusão da Vacina Meningo B no SUS

Ministério da Saúde avalia incorporar imunizante contra a meningite meningocócica do tipo B, a mais prevalente entre as causadoras da doença.
L
Revalida: Prazo de recurso para atendimento especial termina sexta-feira

Revalida: Prazo de recurso para atendimento especial termina sexta-feira

Inscritos na primeira etapa do Revalida 2025/2 podem recorrer até 1º de agosto para atendimento especializado.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Falaê Podcast | Entrevista Pastores Fábio Ramos e Daniel Brasil

Nesta quinta-feira (31), às 18h, o Falaê Podcast recebe os pastores Fábio Ramos e Daniel Brasil para uma conversa sobre a Marcha para Jesus, evento que acontece no próximo sábado (02/08) em Porto Velho.
L

Agenda News | Entrevista Zeno Germano e Gianne Priscila, integrantes da Banda Projeto Retrô

Nesta quinta-feira (31), às 17h, o programa Agenda News recebe os músicos Zeno Germano e Gianne Priscila, integrantes da Banda Projeto Retrô, para falar sobre a festa Retrô Gold. O evento será realizado no dia 9 de agosto, a partir das 22h, no Espaço O Monarka, em Porto Velho (RO).
L

Locomotiva feita por alemães há quase 90 anos será restaurada em Porto Velho

Prefeitura vai recuperar a máquina para voltar a circular na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
L

Giro News | Entrevista Rafael Moreira – RM Engenharia

Nesta quinta-feira (31), às 16h, o programa Giro News recebe o empresário Rafael Moreira, fundador da RM Engenharia.
L

Comunidade News | Entrevista Nice Condaque – vereadora de Cacoal

Nesta quinta-feira (31), às 15h, o programa Comunidade News entrevista a vereadora de Cacoal, Nice Condaque (União Brasil). A parlamentar vai detalhar a sanção da lei que torna obrigatório o Teste da Orelhinha no município, garantindo diagnóstico precoce e mais qualidade de vida para recém-nascidos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Nível de emprego resiste a juros altos, dizem Especialistas

Nível de emprego resiste a juros altos, dizem Especialistas

Economia aquecida mantém mercado de trabalho forte, com a menor taxa de desocupação já registrada, apesar da alta da Selic.
L

Vaga para Enfermeiro(a) do Trabalho – Ji-Paraná/RO

Oportunidade para profissional de enfermagem atuar na saúde ocupacional, com salário de R$ 4.550, benefícios completos e contratação pela Consultoria Mariana Goedert.
L
Energisa abre vagas de estágio em Porto Velho com inscrições até 8 de agosto

Energisa abre vagas de estágio em Porto Velho com inscrições até 8 de agosto

Em Porto Velho, a Energisa oferece oportunidades de estágio para estudantes de diversas áreas do ensino superior, como Engenharias, Direito e Comunicação, com inscrições abertas até 8 de agosto.
L
Médico é condenado a devolver mais de R$ 400 mil por acúmulo ilegal de cargos em Rondônia

TJRO Abre Edital para Vaga de Desembargadora em Rondônia

Presidente Raduan Miguel Filho assina edital para preenchimento de cargo de desembargadora, priorizando juízas de 3ª entrância para vaga decorrente da aposentadoria de Sansão Saldanha.
L
Isenção no VII Concurso de Cartórios do TJRO: Prazo Aberto até 22 de Agosto

Isenção no VII Concurso de Cartórios do TJRO: Prazo Aberto até 22 de Agosto

Saiba como doadores de sangue, mesários e hipossuficientes podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do VII Concurso de Cartórios de Rondônia.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa recebe IPEA em Guajará-Mirim e reforça apoio à Ponte Binacional e Estratégia de Fronteiras

Dra. Taíssa recebe IPEA em Guajará-Mirim e reforça apoio à Ponte Binacional e Estratégia de Fronteiras

Deputada Dra. Taíssa destaca potencial logístico de Guajará-Mirim e defende projetos como a Ponte Binacional Brasil-Bolívia na Estratégia Nacional de Fronteiras.
L
Deputada Federal Cristiane Lopes e Prefeito Aldo Júlio anunciam construção da Praça da Bíblia em Rolim de Moura

Deputada Federal Cristiane Lopes e Prefeito Aldo Júlio anunciam construção da Praça da Bíblia em Rolim de Moura

Em Rolim de Moura, a deputada federal Cristiane Lopes e o prefeito Aldo Júlio anunciam a construção da Praça da Bíblia, um novo espaço de fé e lazer que fortalecerá o vínculo comunitário e oferecerá acessibilidade e cultura para todos, com investimento de mais de R$ 1,5 milhão.
L
Deputado Ribeiro propõe melhorias na Delegacia de Flagrantes de Porto Velho e reforça compromisso com a segurança pública

Deputado Ribeiro propõe melhorias na Delegacia de Flagrantes de Porto Velho e reforça compromisso com a segurança pública

Em Porto Velho, o deputado Ribeiro solicita reformas e investimentos na Delegacia de Flagrantes (Deflag), visando melhorar as condições de trabalho dos policiais civis e o atendimento à população.
L
Apae de Buritis recebe R$ 200 mil de emenda da deputada federal Sílvia Cristina

Apae de Buritis recebe R$ 200 mil de emenda da deputada federal Sílvia Cristina

A deputada federal Sílvia Cristina destinou R$ 200 mil em emenda parlamentar para a Apae de Buritis, em Rondônia, apoiando a manutenção e custeio da instituição que presta serviços essenciais a pessoas com deficiência.
L

Prefeitura de Porto Velho entrega 34 microscópios e reforça serviços do Laboratório Municipal

Equipamentos, adquiridos com recursos próprios e emenda parlamentar, vão garantir diagnósticos mais rápidos e fortalecer a vigilância epidemiológica
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio em Porto Velho

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio em Porto Velho

O investigado era procurado pela Justiça por envolvimento no crime de homicídio que vitimou W. G. de M., fato ocorrido no dia 3 de janeiro de 2025, em Porto Velho.
10
Acidente na Avenida Guaporé deixa idosa ferida em Porto Velho

Acidente na Avenida Guaporé deixa idosa ferida em Porto Velho

Uma idosa em bicicleta colidiu com a lateral de um ônibus e sofreu escoriações.
16
Idoso acusado de matar boliviano é preso pela Homicídios

Idoso acusado de matar boliviano é preso pela Homicídios

A vítima foi morta com um golpe de faca no coração.
14
PRF apreende 25,6 kg de maconha em Vilhena

PRF apreende 25,6 kg de maconha em Vilhena

Casal de criminosos e substância apreendida foram encaminhados para a Polícia Federal
12
Apenado e comparsa são presos com pistola furtada durante patrulhamento em Porto Velho

Apenado e comparsa são presos com pistola furtada durante patrulhamento em Porto Velho

A dupla estava em um veículo modelo Clássic quando foi abordada pelos policiais durante patrulhamento voltado ao combate ao crime organizado.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tudo Aqui é transferido para zona Leste de Porto Velho e amplia serviços à população

Tudo Aqui é transferido para zona Leste de Porto Velho e amplia serviços à população

Mudança do Tudo Aqui garante acesso a mais de 80 serviços em local moderno, com estacionamento gratuito e economia anual de R$ 434 mil aos cofres públicos.
L
Tarifaço americano exclui 44,6% das exportações do Brasil, diz Mdic

Tarifaço americano exclui 44,6% das exportações do Brasil, diz Mdic

Pouco mais de um terço das exportações brasileiras para os Estados Unidos será afetada pela tarifa de 50%.
L
Lecar apresenta picape híbrida Campo na Fenasucro & Agrocana 2025

Lecar apresenta picape híbrida Campo na Fenasucro & Agrocana 2025

Modelo une motor elétrico e flex movido a etanol, com autonomia de até mil quilômetros.
L
Sindicato dos Servidores do MPRO escolhe nova diretoria para o triênio 2026-2028

Sindicato dos Servidores do MPRO escolhe nova diretoria para o triênio 2026-2028

O SINSEMPRO realizará eleições no dia 7 de agosto para a nova diretoria, com a chapa “Unidade, Ação e Luta” concorrendo à presidência. O principal foco da chapa é debater um novo PCCS para a categoria.
L
Faces do Quilombo

Oficina de fotografia “Faces do Quilombo” será realizada em Pimenteiras do Oeste

A 4ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo será realizada na comunidade de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste, com foco na valorização da cultura quilombola por meio da fotografia.
L
Juristas pedem responsabilização civil de Eduardo Bolsonaro no STF

Juristas pedem responsabilização civil de Eduardo Bolsonaro no STF

Associação de juristas aciona o Supremo para barrar omissões do Estado e ação do deputado em meio a sanções dos EUA.
L
Agosto Lilás lança campanha permanente contra violência à mulher

Agosto Lilás lança campanha permanente contra violência à mulher

Ministra das Mulheres, Márcia Lopes, detalha ações e defende a criação de políticas para a redução de feminicídios no Brasil.
L
Ferramentas jurídicas e rede de apoio reduzem feminicídios, diz Ministra

Ferramentas jurídicas e rede de apoio reduzem feminicídios, diz Ministra

Márcia Lopes, ministra das Mulheres, defende a integração de serviços públicos e o uso de medidas protetivas para combater a violência contra a mulher.
L

Conselho Empresarial de Turismo visita Agrovila Rio Verde para impulsionar turismo de base comunitária

Ação fortalece o turismo de base comunitária na Agrovila Rio Verde, fomentando esporte, lazer e capacitação para empreendedores locais
L
TRT-14 anuncia o pagamento de precatórios federais de 2025 para setembro

TRT-14 anuncia o pagamento de precatórios federais de 2025 para setembro

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-14) realizará o pagamento de precatórios federais de 2025 em setembro. A antecipação, possível com o repasse de recursos da União, garante o acesso a créditos para jurisdicionados que aguardavam há anos em Rondônia e no Acre.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.