A agenda entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Bolívia, Rodrigo Paz Pereira, nesta segunda-feira (16), destacou a construção da ponte binacional entre Guajará-Mirim, em Rondônia, e Guayaramerín, na Bolívia.
O encontro, realizado no Palácio do Planalto, em Brasília, foi marcado pela presença de uma ampla comitiva boliviana, formada por cerca de 80 pessoas, entre ministros do país andino e empresários que vieram ao Brasil a convite do presidente Lula.
A agenda, que começou a ser articulada ainda durante um encontro no Panamá, reforça um dos princípios da política externa do atual governo brasileiro: ampliar acordos de cooperação e fortalecer a integração regional, independentemente de bandeiras partidárias ou ideológicas.
O encontro também evidencia um cenário político distinto entre os dois governos. Enquanto Luiz Inácio Lula da Silva é identificado com a esquerda latino-americana, Rodrigo Paz Pereira foi eleito por uma coalizão de direita. Ainda assim, o presidente boliviano afirmou que pretende governar com foco na democracia e no diálogo entre os países da região.

Entre os principais temas debatidos estão projetos de integração física entre Brasil e Bolívia, cooperação econômica e o fortalecimento das relações bilaterais, com destaque para a construção da ponte binacional entre Guajará-Mirim e Guayaramerín, considerada estratégica para o comércio e a mobilidade na região de fronteira.
A ponte binacional, que teve a Ordem de Serviço para a construção assinada em agosto de 2025 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, unirá, por meio da BR-425, Brasil e Bolívia, que pela primeira vez integrarão de forma direta suas regiões por meio de uma ligação rodoviária permanente. O acordo que viabiliza essa integração remonta ao histórico Tratado de Petrópolis, firmado em 1903.
Neste momento, segundo informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o projeto está na fase de elaboração dos projetos básico e executivo, além da execução inicial das obras. O empreendimento integra o programa Novo PAC na região Norte.
Para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, a ponte deverá consolidar a ligação física entre Brasil e Bolívia, fortalecendo a integração regional e ampliando as possibilidades de comércio e mobilidade entre os dois países.

Com 1,22 km de extensão e valor estimado em R$ 421 milhões, a ponte binacional construída sobre o Rio Mamoré ligará diretamente as cidades de Guajará-Mirim, em Rondônia, e Guayaramerín, na Bolívia.






































