Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Gustavo Petro confirmaram, nesta quarta-feira (11), que estarão presentes na quarta edição do evento “Em Defesa da Democracia”, agendado para o dia 18 de abril em Barcelona, na Espanha. A iniciativa, que conta com o apoio de países como Chile e Uruguai, busca fortalecer as instituições democráticas diante da crescente instabilidade geopolítica global, agravada pelos conflitos recentes no Oriente Médio.
A confirmação ocorreu durante um diálogo por telefone entre os dois mandatários, onde também foram alinhados os preparativos para a Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). O encontro regional está marcado para o dia 21 de março em Bogotá, capital colombiana, e deve focar na aceleração da integração entre as nações do bloco.
Durante a ligação, o presidente Gustavo Petro ressaltou a importância da agenda internacional, destacando que, paralelamente à Cúpula da Celac, ocorrerá uma reunião inédita com representantes de países africanos. O objetivo é estreitar os laços diplomáticos e comerciais entre a América Latina e o continente africano, fortalecendo a posição do Sul Global em fóruns internacionais de decisão.








































