O dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, foi transferido na tarde desta sexta-feira para a Penitenciária Federal em Brasília. O banqueiro, que estava custodiado no interior de São Paulo desde sua prisão na última quarta-feira, foi levado à capital federal em uma aeronave da Polícia Federal. A transferência foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, atendendo a um pedido da PF que destacou o risco de o investigado mobilizar redes de influência para interferir no andamento da Operação Compliance Zero.
A decisão judicial também levou em conta a necessidade de preservar a integridade física de Vorcaro. O alerta de segurança foi reforçado após o episódio envolvendo Luiz Phillipi Mourão, apontado como braço direito do banqueiro, que tentou suicídio em uma carceragem em Minas Gerais após ser preso na mesma fase da operação. Mourão é investigado por atuar no monitoramento de adversários e na obtenção de informações sigilosas a mando de Vorcaro.
Esta é a segunda vez que o empresário é alvo de prisão no âmbito da investigação que apura fraudes bilionárias no Banco Master, estimadas em R$ 47 bilhões. O novo mandado foi fundamentado em mensagens recuperadas de seu celular, nas quais foram identificadas ameaças diretas a jornalistas e outras pessoas que contrariaram seus interesses financeiros. O caso segue sob segredo de justiça parcial devido ao volume de dados sensíveis analisados pela perícia.
A transferência para uma unidade de segurança máxima isola o banqueiro de contatos externos que poderiam comprometer a coleta de provas e o depoimento de testemunhas. Enquanto isso, o Supremo Tribunal Federal se prepara para julgar, na próxima semana, o referendo da decisão que manteve Vorcaro atrás das grades, em meio a desdobramentos que citam nomes de autoridades em mensagens encontradas no aparelho do réu.









































