O empresário Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, confirmou que não comparecerá ao depoimento na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, previsto para a próxima segunda-feira, 23. A decisão está respaldada por um despacho do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), que tornou a presença do banqueiro facultativa por ele estar na condição de investigado.
A medida de Mendonça também desobriga Vorcaro de participar de uma oitiva na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que ocorreria na terça-feira. Como relator do caso, o ministro entendeu que, devido ao processo que apura fraudes no Master, o banqueiro possui o direito de não produzir provas contra si mesmo.
Apesar do cancelamento do depoimento, a CPMI obteve uma vitória estratégica. O ministro André Mendonça autorizou a devolução dos dados de quebra de sigilo bancário, telefônico e telemático de Vorcaro para a comissão. Anteriormente, esse material havia sido retirado dos parlamentares por uma decisão do ministro Dias Toffoli e estava guardado na presidência do Senado.
O material agora será enviado à Polícia Federal para perícia e, posteriormente, compartilhado com os membros da CPMI. O deputado Alfredo Gaspar (União-AL), presidente da comissão, comemorou a decisão, afirmando que o compartilhamento de informações fortalece a investigação sobre descontos irregulares em aposentadorias e empréstimos consignados fraudulentos.
Daniel Vorcaro é o principal alvo da Operação Compliance Zero, deflagrada em novembro de 2025. A Polícia Federal investiga um esquema de concessão de créditos falsos que pode ter gerado um rombo de R$ 17 bilhões, além de irregularidades em uma tentativa de compra do Banco Master pelo Banco Regional de Brasília (BRB).
Com o cancelamento da oitiva de Vorcaro, a CPMI do INSS deve reformular sua pauta de reuniões para a próxima semana. O foco dos parlamentares agora se volta para a análise dos documentos sigilosos recuperados, buscando conexões entre a diretoria do banco e as fraudes sistêmicas que vitimaram milhares de aposentados em todo o país.









































