O início da cobrança de pedágio na BR-364 tem sido a principal dor de cabeça para a população de Rondônia no começo deste ano. Buscando reverter isso, o senador Jaime Bagattoli (PL) anunciou que irá pedir a suspensão da cobrança à Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). O anúncio veio pelas redes sociais do parlamentar, que lembrou ter sido contrário à privatização da rodovia desde o seu primeiro ano de mandato, ainda em 2023.
“Foram quase três anos lutando contra essa privatização, onde combati a narrativa do atual governo com dados, trazendo a visão do setor produtivo e já alertando sobre os custos e prejuízos aos rondonienses. Agora, vou entrar com um pedido junto à ANTT para que a cobrança do pedágio seja suspensa até que as melhorias propostas sejam entregues. E espero contar com o apoio de toda a Bancada Federal“, declarou o senador.
Impacto econômico
Na mesma postagem, Bagattoli lembrou que o pedágio também deve refletir no aumento do preço de alimentos que hoje são transportados pela BR-364, uma vez que os custos de logística deverão ser repassados ao consumidor final.
Jaime é de longe um dos maiores críticos da concessão, chegando a solicitar ao Tribunal de Contas da União (TCU) a realização de uma auditoria sobre o processo de privatização da BR-364, com foco em inspeções e auditoria de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial.










































