TAMBORINS
O ano começa com os partidos e pretensos candidatos ao Governo esquentando os tamborins antes do carnaval.
LONGE
Para muitos, as eleições de outubro ainda estão longe. Mas, para quem quer de fato se eleger, a hora de definição já começou.
CONVENÇÕES
É fato que até as convenções, programadas para ocorrer entre o final de julho e começo de agosto, muita coisa vai rolar nos bastidores.
MAS…
Mas, quem quer sair na frente, deve entabular boas composições desde já, isso vale para Governo e Senado.
GOVERNO
Vamos nos ater ao Governo, para tentar entender as movimentações de cada um dos pretensos candidatos.
ROGÉRIO
Ungido do ex-presidente Jair Bolsonaro para ser candidato à reeleição ao Senado, Marcos Rogério preferiu o Governo.
PROJEÇÃO
Com grande projeção nacional, em razão de sua defesa canina ao agora presidiário Jair Bolsonaro, ele aposta que agora vai.
DERROTA
Derrotado por Marcos Rocha em 2022, Rogério não parece ter mudado muita coisa em sua forma de fazer política: Continua distante das bases e não parece se dar conta disso.
SCHEID
Além disso, o pré-candidato ao Senado ungido pelo Bolsonaro e família, o Bruno Scheid, anda espinafrando Rogério aqui e acolá.
BRIGA
A briga interna no PL é mais uma pedra no sapato pra Rogério administrar. Com seu ego hiperinflado, ele terá aprendido a sair do pedestal?
FÚRIA
Por outro lado, o prefeito de Cacoal, Adailton Fúria, tem literalmente “corrido por fora”.
FÚRIA 2
É que ele aproveita os finais de semana para relevar pelas cidades de Rondônia o seu “espetáculo” Fúria sobre Rodas, com carros, motores, aceleração e adrenalina, numa mistura de pré-campanha com diversão.
POVÃO
O fato é que isso aproxima Fúria do povão, indo em cidades pequenas, oferecendo esse lazer automotivo e se autopromovendo.
LIDERANÇAS
Resta saber se nessas apresentações o Fúria tem aproveitado para se aproximar de lideranças de cada cidade onde leva seu show particular.
DIFERENÇAS
Entre os dois principais concorrentes ao Governo, por enquanto, essa pode ser uma diferença sensível: proximidade com o povão.
DIFERENÇAS 2
Rogério criou uma imagem de um político afeito às formalidades e aos gabinetes. Fúria, afeito às redes sociais, prefere estar mais com o povo e pé na estrada.
CONVERGÊNCIA
Mas, os dois convergem em pelo menos um ponto: Ambos querem a cadeira ocupada por Marcos Rocha.
FLORI
O prefeito de Vilhena, Delegado Flori, aposta que seu modelo de gestão no município pode ajudá-lo a ir bem na disputa ao Governo.
REDES
Até nas redes sociais, onde ele era bem distante, Flori tem aparecido com mais frequência.
APOSTA
Nas redes sociais, ele até publicou vídeo apostando uma camionete (do irmão dele), caso alguém provasse que existiu atraso de salário na prefeitura.
HILDON
O ex-prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, também pode de novo se aventurar como pré-candidato ao Governo.
ACIR X CONFÚCIO
No campo do centro-esquerda, o Acir Gurgacz ou Confúcio Moura, podem ainda ser um dos pré-candidatos ao Governo. Ambos não estariam muito empolgados com a missão…
SENADO
E no Senado, a briga de foice vai ser grande, vamos trazer na próxima coluna alguns bastidores.
PRESENTE CARO
Ao completar 42 anos, bem jovem para os padrões do mundo político, o prefeito Léo Moraes ganhou um presente cobiçado na política.
PRESENTE CARO 2
Ele comemora um reconhecimento público de peso. Pesquisa nacional o coloca como o prefeito mais bem avaliado entre todos os mandatários das capitais brasileiras.
UNIVERSO
O levantamento ouviu mais de 100 mil pessoas nas capitais, sendo que 30 mil responderam integralmente às 77 perguntas do questionário.
PASSOU DE 90%
A margem de erro varia entre 2% e 3%, o que reforça a consistência dos dados. O resultado é expressivo: Léo Moraes alcançou 94,5% de aprovação popular.
SETOR
Em Porto Velho, o transporte público aparece como a área melhor avaliada, com destaque para os serviços de sinalização de trânsito e semáforos.
CONTINUA RUIM
Por outro lado, saneamento e meio ambiente seguem como os maiores desafios da gestão, com avaliação negativa concentrada na coleta de lixo e no tratamento de esgoto.
ANÁLISE
Ao todo, foram analisados 51 serviços municipais, além da avaliação direta do prefeito, somando 52 indicadores.
ANÁLISE 2
Segundo o Instituto Veritá, esses dados foram consolidados a partir de 91 temas considerados prioritários pela população, organizados em 18 áreas de avaliação dos serviços públicos municipais.










































