SEXTA-FEIRA, 30/01/2026

Em destaque

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Primeira critica STF: decisão contra CFM gera reação

Coluna aponta interferência do ministro Alexandre de Moraes no Conselho Federal de Medicina após abertura de sindicância e avalia impactos institucionais e políticos.

Por Sergio Pires - 50

Publicado em 

OPINIÃO DE PRIMEIRA - Primeira critica STF: decisão contra CFM gera reação

MAIS UM ESCÁRNIO: O SUPER PODEROSO MINISTRO INTERVÉM EM ENTIDADE PRIVADA DOS MÉDICOS, POR ELA CUMPRIR SEU PAPEL

Não há, fora o STF e principalmente o superhipertriministro Alexandre de Moraes, qualquer outro poder mais forte no país. Com decisões que cada vez mais contrariam as leis vigentes e a Constituição, Moraes agora se arvora no pleno direito de intervenção em entidades privadas, como o é o Conselho Federal de Medicina. A maior entidade médica do país, que reúne em torno de 650 mil profissionais (e só eles tinham o direito de decisões técnicas sobre a Medicina), agora está sob intervenção (porque não há outro termo) do maior mandatário do país.

O CFM, surpreso com decisões desumanas dos médicos da Polícia Federal, que negaram atendimento especial e internação ao ex-Presidente Jair Bolsonaro, mesmo depois de ele ter caído da cama e com suspeito de danos sérios, anunciou a abertura de uma sindicância, medida legal e dentro das suas atribuições, para investigar tais decisões.

Alexandre de Moraes, com decisão monocrática, caracterizando mais uma vez a ditadura do Judiciário da qual ele é o maior representante, sem base que advogados e especialistas conheçam na legislação ou na Constituição, não só impediu a sindicância, como deu dez dias para que a Polícia Federal ouça o depoimento do rondoniense Hiran Gallo, presidente do CFM, como se ele tivesse cometido algum crime, por cumprir determinações do organismo que preside.

É inacreditável o que está acontecendo no nosso país. Qualquer menção, qualquer decisão, qualquer crítica ao poder central e à ditadura da toga, coloca autoridades de todos os naipes e cidadãos comuns sob o tacão de decisões estapafúrdias, como se nosso país não tivesse suas leis e sua Constituição que, aliás, deveria ser protegida por Moraes e seus colegas de Supremo.

Calem-se os que não rezam pela cartilha ditatorial, porque se não o fizerem, estarão sujeitos a decisões inacreditáveis como esta. Que, aliás, é apenas uma sequência da série de absurdos ideológicos e políticos/partidários que têm sido tomadas pelo nosso Judiciário, e não só nos tribunais superiores. Felizmente, em Rondônia, isso não acontece. Mas os exemplos da ditadura da toga são comuns, hoje, em todas as regiões do país.

Hiran Gallo é um rondoniense da melhor estirpe e um brasileiro de valor. Comanda uma entidade com o maior número de associados da América Latina. Tem feito um trabalho excepcional em defesa da Medicina e dos pacientes. Pode tudo, menos defender um ancião doente, só porque ele é inimigo deste Governo e dos seus aliados no STF. Agora, está na alça de mira do poderoso Moraes, cada vez mais poderoso e cada vez com menos medo de sofrer impeachment pelo Senado acovardado. Pobre Brasil!

COMPRA DA ÁREA DA UNIRON PELO GOVERNO (ALI PODE SER O NOVO HEURO) ESTÁ SENDO ANALISADA PELO TRIBUNAL DE CONTAS

O assunto continua andando, mas em sigilo. Está avançando. Uma das questões que ainda não permitiram que o martelo tenha sido batido, é que o Tribunal de Contas do Estado fez consultas e questionamentos ao Governo, pedindo mais informações. Elas estão sendo dadas. Se tudo der certo, é provável que ainda neste primeiro semestre o Governo de Rondônia confirma a compra da área e prédios da antiga Faculdade Uniron, na zona avenida Mamoré. É ali que pode sair o novo Hospital de Urgência, o Heuro, de Porto Velho.

A área, com 80 mil metros quadrados no total e vários prédios, totalizando cerca de 30 mil metros de área construída, estava sendo negociada por 70 milhões de reais. A contraproposta do Governo, de 67 milhões de reais, já foi aceita pelos donos da área. Inaugurado em 2003, como um dos maiores campos universitários de Rondônia e da região norte, a Uniron se uniu ao Centro Universitário Norte.

Além da fiscalização do Tribunal de Contas, ainda em fase de levantamentos, há necessidade ainda de estudos para se saber se os prédios existentes poderiam ser adaptados para uma unidade hospitalar do tipo que a saúde pública estadual exige. Há ainda um longo caminho a percorrer, mas, se tudo der certo e o governador Marcos Rocha permanecer no cargo até dezembro, como acena, quem sabe não poderá entregar o tão sonhado (por ele e a população) o novo hospital funcionando, ao menos em parte?

MDB PODE LANÇAR EMPRESÁRIO COMO CANDIDATO AO GOVERNO. NOME AINDA É MANTIDO EM SIGILO

A política nunca é estática. Quando menos se espera, lá vem uma surpresa. É o que está acontecendo no MDB, partido que há décadas não elege um Governador e que, neste ano, estava caminhando para a mesma estrada de coadjuvante. No meio do caminho, contudo, aparece uma nova liderança no partido, sugerindo um novo nome (por enquanto mantido em total sigilo) como o representante emedebista para concorrer à cadeira de Marcos Rocha.

Luciano Valério, contra todos os prognósticos, venceu a eleição para comandar o Diretório Municipal do partido. A posse foi dias atrás. Junto com ele, comandam o emedebismo de Porto Velho vários nomes também pouco conhecidos na política e internamente. O MDD municipal respira novas lideranças.

No Diretório estão nomes como os de João Bosco de Araújo, Anilton Nunes Júnior, Rosimeire Araújo, Valdemar Albuquerque Filho, Francisca Souza Silva, Laudesmar Silva, Richardson Cruz da Silva, Jonathas Lopes e Carlos Tadeu Júnior.

Muitos destes membros do Diretório, como o próprio presidente Luciano Valério, estão no partido há anos, mas nunca haviam tido espaço, o que agora, certamente, vão ter.

Luciano está tentando convencer o presidente regional e candidatíssimo à reeleição Confúcio Moura e os membros do Diretório Estadual, de que o MDB precisa ter um nome próprio na corrida pelo Governo. Ele, Luciano, o tem, na manga. Mas, por enquanto, é segredo. Em breve, ele promete, vai mostrar quem é o empresário que ele acredita que possa governar Rondônia.

AO MENOS CINCO DOS ATUAIS DEPUTADOS FEDERAIS DISPUTARÃO MAIS UM MANDATO. QUAIS DELES CONSEGUIRÃO?

Dos atuais deputados federais, pelo menos dois não estarão no rol dos que buscarão a reeleição. Podem haver mais nomes, mas, por enquanto, é certo que Sílvia Cristina e o mais votado há quatro anos, Fernando Máximo, vão disputar vagas ao Senado. Maurício Carvalho ainda não bateu o martelo. Está conversando sobre uma possibilidade de compor uma chapa ao Governo e, ainda, que sua irmã, Mariana Carvalho, entre na briga pelas duas cadeiras ao Senado.

Cristiane Lopes vai buscar o segundo mandato. O Coronel Chrisóstomo, o terceiro. Lúcio Mosquini quer chegar à quarta vez como representante rondoniense no Congresso. De Ariquemes, tanto Thiago Flores quanto Rafael Fera querem continuar com suas cadeiras na Câmara Federal. Fera tem apenas um curto período de mandato, já que ocupou a vaga do veterano Eurípedes Lebrão, que perdeu seu mandato quando as regras do jogo mudaram do primeiro para o segundo tempo.

No Senado, apenas Jaime Bagattoli está absolutamente tranquilo. Tem mais quatro anos de mandato. Marcos Rogério, seu companheiro de partido, quer mesmo é o Governo e não concorre à reeleição, à princípio. Confúcio Moura sim, está trabalhando firme para ser o esquerdista, aliado de Lula, com mais oito anos de mandato. Conseguirá?

HILDON, JESUALDO, EXPEDITO, JAQUELINE, JOLIANE FÚRIA, DONADON, GAZOLA: NOMES QUENTES NA DISPUTA EM OUTUBRO

O problema para os atuais ocupantes das cadeiras na Câmara, em Brasília, é o time de pesos pesados que vêm por aí, querendo tomar seus lugares. É gente com grande lastro eleitoral e de popularidade. Entre eles, dois ex-prefeitos: Hildon Chaves, de Porto Velho e Jesualdo Pires, de Ji-Paraná. Ambos com grandes condições de chegar lá, na disputa de outubro próximo. Estes dois estão muito bem na foto e darão muita dor de cabeça aos demais concorrentes.

De Rolim de Moura, vem o experiente Expedito Júnior. Além da sua história pessoal, ele terá o aval do seu candidato ao Governo, o prefeito Adailton Fúria, de Cacoal. Fúria, aliás, obviamente também dará apoio especial à sua esposa, Joliane, que por muito pouco já não foi eleita em 2022. O atual prefeito de Rolim, Aldair Júlio. Ele tem sido procurado até om insistência para entrar na disputa, mas ao menos até agora, tem dito que sua missão é cumprir seu segundo mandato. Da cidade de Aldair tem ainda outro nome fortíssimo: o da ex-deputada federal Jaqueline Cassol.

De Porto Velho, com o apoio e aval do prefeito Léo Moraes, seu atual secretário de saúde, o ex-vereador Jaime Gazola é um possível candidato com chances reais. Do Cone Sul, o ex-deputado Natan Donadon anda ensaiando uma candidatura, pelas redes sociais. Os Donadon estão longe do poder há bastante tempo. Hoje, sua única representante é Rosângela Donadon, esposa de Marco Antônio Donadon, que já foi presidente da ALE rondoniense.

Esta é apenas a ponta do iceberg de uma longa relação de pretendes que se formará a partir de abril próximo. Não será fácil para os atuais parlamentares manterem suas cadeiras, embora para alguns que se destacaram nos últimos anos, possa ser menos difícil conquistar um novo mandato.

CASSOL NEGA SAÍDA DO PP POR CAUSA DA FEDERAÇÃO COM O UNIÃO BRASIL. ELE AINDA ESTÁ ANALISANDO O QUADRO

Com a Federação que uniu o Progressistas e o União Brasil, como ficarão as lideranças dos dois partidos? A presidente regional Silvia Cristina já disse que, se dependesse da decisão dela, esta Federação não teria sido feita. Outro nome importante do partido, histórico no PP, hoje chamado de Progressistas, o ex-governador e ex-senador Ivo Cassol também tratou do assunto, nesta semana.

Num vídeo divulgado pelas redes sociais, Cassol tratou de desmentir boatos de que ele já teria decidido procurar outro ninho para se abrigar politicamente. Segundo Cassol, ele é filiado ao partido há quase 20 anos e tem uma história nele. Também elogiou os vários companheiros de partido e amigos pessoais que tem no comando do Progressistas e citou e elogiou as lideranças locais do União Brasil, como o deputado federal Maurício Carvalho.

Em resumo, Ivo Cassol, que mesmo não podendo concorrer, aparece em primeiro lugar em todas as pesquisas, na disputa pelo Governo, deixou claro que ainda não decidiu nada. Vai analisar todo o quadro, conversar com seus atuais companheiros e com membros do União Brasil e só então decidirá se fica onde está ou não. Também não declarou ainda, ao menos publicamente, quem pretende apoiar ao Governo, entre os nomes que estão sendo postos. Só o fará bem lá na frente.

GUERRA ÀS ALAGAÇÕES CHEGA À AVENIDA COM CANALIZAÇÃO OBSTRUÍDA E COM CANOS QUE NÃO DAVAM VAZÃO À ÁGUA

Não param as batalhas da administração do prefeito Léo Moraes contra alagações e melhorias na infraestrutura da Capital, para amenizar os danos das chuvas, principalmente neste pesadíssimo inverno amazônico. Uma obra importante está sendo realizada num longo trecho da avenida Lauro Sodré, não só com a troca de canos que não davam conta de escoar as águas por outros, bem maiores, como ainda uma limpeza geral. Num vídeo que postou em suas redes sociais, o Prefeito conta, por exemplo, que “a rede da Lauro Sodré está tomada por raízes e por muita sujeira há anos.

Segundo Léo, com todos estes problemas, a água não passava, alagando a rua, casas e bairros vizinhos. “Neste caso, só a limpeza não resolve. Vamos trocar tudo, com mais de 100 metros com canos maiores, para ajudar no escoamento da água e combater os alagamentos”, explica. O engenheiro Caio Castro, responsável pela obra, informa que o trabalho foi baseado em critérios técnicos e na busca de uma solução definitiva para o problema.

Em várias regiões da Capital, o trabalho antialagações não para. Limpeza de canais, limpeza e implantação de ecobueiros, para impedir que a sujeira entre e obstrua a canalização, trocas de canos para melhorar o escoamento fazem parte das estratégias para minorar o grave problema. Léo Moraes também pede a população para que não jogue lixo nas ruas, porque ele vai parar na canalização, piorando ainda mais um sistema que já é deficiente.

SEGURANÇA PÚBLICA MELHOROU EM 2025, COM DESTAQUES PARA APREENSÃO DE DROGAS. ATAQUES A MULHERES NÃO CAÍRAM

A segurança pública funcionou no Estado, no ano passado. Quase todos os números de ocorrências tiveram quedas significativas. Menos latrocínios (roubo seguido de morte): 10 casos em 2024 e metade neste ano. Queda de 38 por cento no número de roubos: 10.539 em 24 e 6.538 no 2025. As tentativas de homicídio caíram 17 por cento, no mesmo período. Queda de 16 por cento no número de furtos: caíram de quase 32 mil para menos de 27 mil.

O combate ao tráfico de drogas também se destacou: em 2024, foram apreendidas cinco toneladas de maconha e cocaína; em 2025, o volume mais que dobrou, alcançando aproximadamente 14 toneladas, um crescimento de 160 por cento.

Outro fator que se destacou na segurança pública, segundo números apresentados pelo governo rondoniense nesta semana, foi a grande diminuição do roubo de veículos. Foram 779 casos em 2024 e agora, em 2025, 56 por cento a menos: 346 ocorrências.

Vale ainda destacar outros dados com avanços relevantes, como é o caso do número de homicídios dolosos, pois se em 2024 foram registrados 418 casos, em 2025 este número caiu para 398, uma redução de 5 por cento. Os casos de estupro de vulnerável também reduziu ao sair de 1.295 registros para 1.207, uma diminuição de 7 por cento.

O que preocupa é que praticamente não diminuíram (apenas 1 por cento) o total de crimes familiares praticados contra a mulher, ou seja, todo o somatório das vítimas do sexo feminino (o que inclui feminicídio, estupro de vulnerável, lesão corporal, violência doméstica em geral, ameaças, sequestro e cárcere privado) foi de 10.787 casos em 24 para 10.727 no ano que recém terminou.

UM ANO SEM JORGE PEIXOTO, UM PROFESSOR E GÊNIO AMADO POR TODOS OS QUE COM ELE CONVIVERAM

A quarta-feira, dia 7 deste mês, marcou uma data muito triste, para Rondônia mas, principalmente para quem teve a honra de conviver com ele. A morte do professor Jorge Peixoto deixou um lastro de tristeza não só a seus familiares, mas também nos milhares de amigos, telespectadores da SICTV/Rondônia e da Rádio Parecis FM, onde ele atuou como uma estrela local durante pelo menos oito anos.

O conhecimento profundo do Professor Peixoto, seu senso refinado, sua criatividade e inteligência acima da média deixavam seus companheiros de programas da nossa mídia, chamados de Dinossauros, encantados com tudo o que aprendiam, todos os dias, com seu amigo e parceiro.

Mesmo já com problemas cardíacos há bastante tempo (inclusive teve que ser submetido a uma cirurgia de peito aberto), Peixoto não vivia de queixas. Pelo contrário, era uma alegria vê-lo todos os dias, andando pelos corredores da empresa, abraçando e sendo abraçado por funcionários de todas as áreas.

Um professor amado por seus alunos, que o aplaudiam de pé ao final de cada aula; um especialista em vários temas, com um currículo invejável; um sucesso no rádio e na TV, Jorge Peixoto deixou uma lacuna que jamais se preencherá na vida de todos os que tiveram a sorte de conviver com ele. Faz e continuará fazendo muita falta!

PERGUNTINHA

Primeiro: desestruturar a família. Segundo: destruir o sistema empresarial e produtivo da iniciativa privada. Terceiro: acabar com a propriedade privada. Quarto: pela corrupção, cooptar o Judiciário e as Forças Armadas. Você sabia que estes são os principais passos cumpridos para implantar um regime comunista, como ocorreu na Venezuela?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Câmara prioriza programa Gás do Povo no retorno legislativo

Câmara prioriza programa Gás do Povo no retorno legislativo

Governo Federal busca aprovar medida que oferece recarga gratuita de botijões para 15 milhões de famílias vulneráveis na volta dos trabalhos.
L
Deputada Dra. Taíssa vistoria obras do estádio João Saldanha

Deputada Dra. Taíssa vistoria obras do estádio João Saldanha

Reforma recebe R$ 500 mil em emenda parlamentar e entra na fase de acabamento, com foco na nova cobertura e nos vestiários.
L
Deputada visita fábrica de blocos e destaca investimentos em infraestrutura em Guajará-Mirim

Deputada visita fábrica de blocos e destaca investimentos em infraestrutura em Guajará-Mirim

Com mais de R$560 mil destinados via emenda parlamentar, a fábrica beneficia o município, impulsionando a pavimentação urbana.
L
Campeonato da Grande Família começa em Guajará-Mirim com apoio de R$ 300 mil

Campeonato da Grande Família começa em Guajará-Mirim com apoio de R$ 300 mil

Tradicional torneio de futebol amador teve início no Campo do Rui Almeida e contará com investimento parlamentar para alcançar distritos e comunidades.
L
PGR pede suspensão da lei de Santa Catarina que proibiu cotas raciais

PGR pede suspensão da lei de Santa Catarina que proibiu cotas raciais

O procurador-geral Paulo Gonet enviou parecer ao STF para manter suspensa a norma estadual que proíbe a reserva de vagas raciais em instituições de ensino.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Saiba quais sanções podem ser aplicadas aos jovens que mataram cão Orelha

Adolescentes que agrediram cão Orelha retornam ao Brasil

Polícia Civil apreende celulares de jovens envolvidos na morte de cachorro comunitário em Santa Catarina após desembarque de viagem ao exterior nesta quinta-feira.
L
Valorização na educação: Rondônia investe R$ 495,5 milhões

Valorização na educação: Rondônia investe R$ 495,5 milhões

Governo estadual reforça carreira e condições de trabalho na rede pública, com reajustes, progressões e concursos que ampliam o atendimento a alunos em Rondônia.
L
Curumim Folia 2026: Carnaval infantil em Porto Velho

Curumim Folia 2026: Carnaval infantil em Porto Velho

Evento gratuito no Mercado Cultural terá DJs, atrações infantis e programação voltada para crianças, adolescentes e famílias neste domingo (1º).
L

Nota de pesar: Eleonôra Yolanda Corbim Caúla

Trajetória marcada pela alegria, dedicação à família e forte atuação comunitária em Porto Velho, Eleonôra Caúla deixa um legado cultural, afetivo e histórico no bairro Caiari.
L
Nova 364 confirma suspensão do pedágio na BR-364 após decisão judicial

Nova 364 confirma suspensão do pedágio na BR-364 após decisão judicial

Concessionária informa que cumprirá liminar que suspende a cobrança do pedágio enquanto analisa medidas legais cabíveis.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Publicidade

POLÍTICA

Bagattoli celebra suspensão de pedágio na BR-364, em Rondônia

Bagattoli celebra suspensão de pedágio na BR-364, em Rondônia

O parlamentar rondoniense classificou a decisão judicial como uma vitória contra injustiças e destacou a união da bancada federal na defesa do estado.
L
Gislaine Lebrinha entrega veículo para UBS de Santana

Gislaine Lebrinha entrega veículo para UBS de Santana

Deputada estadual reforça estrutura da saúde em São Miguel do Guaporé com automóvel 0 km para melhorar atendimento à população.
L
Marinho afirma que juros altos frearam o emprego em 2025

Marinho afirma que juros altos frearam o emprego em 2025

O ministro do Trabalho destacou que a taxa Selic teve impacto mais negativo na geração de vagas do que as sobretaxas comerciais impostas pelos Estados Unidos.
L
Pedágio BR-364: Justiça suspende cobrança em Rondônia

Pedágio BR-364: Justiça suspende cobrança em Rondônia

Deputado Coronel Chrisóstomo comemora liminar que interrompe tarifação entre Porto Velho e Vilhena, destacando impactos no transporte e na população.
L
Janeiro Branco: Eyder Brasil promove ação de saúde mental

Janeiro Branco: Eyder Brasil promove ação de saúde mental

Deputado estadual organiza evento em Porto Velho com lazer, orientação e atividades educativas para conscientizar sobre a saúde emocional da população.
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem é atropelado por carro no bairro São João Bosco

Jovem é atropelado por carro no bairro São João Bosco

Um trabalhador foi socorrido pelo Samu após ser atingido por um veículo Toyota Yaris na rua Guanabara, em Porto Velho, durante a madrugada desta sexta-feira.
16
Dupla com arma falsa e drogas é presa na zona leste

Dupla com arma falsa e drogas é presa na zona leste

Policiais do 5º Batalhão prenderam dois homens no bairro Mariana após tentativa de fuga e apreensão de crack, simulacro de pistola e balança de precisão na manhã desta sexta-feira.
14
PM recupera carro e moto roubados durante assalto com reféns na zona leste

PM recupera carro e moto roubados durante assalto com reféns na zona leste

Crime ocorreu no bairro Teixeirão e suspeitos seguem foragidos.
12
Sobe para três o número de mortos em confronto na zona leste

Sobe para três o número de mortos em confronto na zona leste

Homem que estava internado em estado grave após tiroteio no bairro Mariana não resistiu aos ferimentos; Polícia Civil investiga as causas do ataque.
18
Polícia Militar recupera bolsa furtada no centro de Porto Velho

Polícia Militar recupera bolsa furtada no centro de Porto Velho

Ação rápida de policiais do 1º Batalhão resultou na prisão do suspeito e na devolução de objetos pessoais à vítima nas proximidades do Ministério Público.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Outorga: CERAMICA TRES IRMÃOS LTDA (CERAMICA VERA CRUZ)

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Putin suspende ataques contra Kiev a pedido de Donald Trump

Putin suspende ataques contra Kiev a pedido de Donald Trump

Governo da Rússia confirma trégua temporária na capital ucraniana até o início de fevereiro para favorecer negociações de paz após solicitação pessoal do presidente americano.
L
Imunização infantil: governo de RO reforça prevenção contra doenças virais

Imunização infantil: governo de RO reforça prevenção contra doenças virais

Sesau alerta para aumento de internações no inverno amazônico e intensifica vacinação contra gripe, influenza e covid-19 em crianças e famílias.
L
Banco Central mantém taxa Selic em 15% ao ano pela quinta vez

Banco Central mantém taxa Selic em 15% ao ano pela quinta vez

Copom interrompe ciclo de alta, mas segura juros no maior nível desde 2006; comunicado sinaliza que primeira queda deve ocorrer na reunião de março.
L
Embraer atinge recorde com carteira de pedidos de US$ 31 bilhões

Embraer atinge recorde com carteira de pedidos de US$ 31 bilhões

A fabricante brasileira encerrou 2025 com o maior volume de encomendas de sua história, impulsionada pela aviação comercial e pelo sucesso do KC-390.
L
Bolsa de valores renova recorde e supera 184 mil pontos

Bolsa de valores renova recorde e supera 184 mil pontos

O Ibovespa fechou em alta de 1,52% nesta quarta-feira, impulsionado pela manutenção dos juros nos EUA e pela sinalização de queda da Selic em março.
L
Governo vai entregar mais 400 unidades odontológicas móveis

Governo vai entregar mais 400 unidades odontológicas móveis

Até março, Ministério da Saúde somará 800 novos consultórios sobre rodas para atender populações em áreas remotas e vulneráveis de todo o país.
L
Setor produtivo critica manutenção da Selic em 15 por cento

Setor produtivo critica manutenção da Selic em 15 por cento

Indústria, construção civil e sindicatos afirmam que juros elevados travam o crescimento econômico e elevam o custo da dívida pública brasileira.
L
Venezuela anuncia criação de plano de defesa nacional

Venezuela anuncia criação de plano de defesa nacional

Presidente interina Delcy Rodríguez estabelece prazo de 100 dias para reestruturação militar após captura de Nicolás Maduro por forças americanas.
L
Congonhas confirma terceiro vazamento em mina nesta semana

Congonhas confirma terceiro vazamento em mina nesta semana

Incidente ocorreu na mina Casa de Pedra da CSN e atingiu o Rio Maranhão após falhas no sistema de drenagem interna serem detectadas pela fiscalização.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.