O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou nesta sexta‑feira (9) por telefone com o primeiro‑ministro da Espanha, Pedro Sánchez, para agradecer o apoio dado à aprovação do acordo de livre‑comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE) pelo Conselho Europeu. Lula ressaltou que o pacto — chancelado recentemente pelos Estados‑membros europeus — pode gerar benefícios concretos para as populações dos dois blocos e representar um impulso ao multilateralismo e à estabilidade das regras comerciais.
Durante a ligação, os dois líderes também abordaram a situação na Venezuela, destacando a importância de respeitar a soberania nacional e a Carta das Nações Unidas, especialmente diante de recentes eventos envolvendo a atuação dos Estados Unidos no país vizinho. Eles saudararam a liberação de presos venezuelanos e estrangeiros pelo governo interino de Caracas e reafirmaram o valor do diálogo diplomático.
Lula e Sánchez concordaram em promover, nos próximos meses na Espanha, uma nova edição do foro “Em Defesa da Democracia — Combatendo os Extremismos”, dando continuidade a encontros anteriores realizados em Santiago e Nova York. A iniciativa visa fortalecer laços entre países com agendas progressistas e ampliar a cooperação internacional em temas políticos e econômicos.











































