O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (3) um ataque em larga escala à Venezuela, afirmando que a capital Caracas e outras cidades foram atingidas por ações aéreas e terrestres. Segundo Trump, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e sua esposa, Cilia Flores, foram capturados e retirados do país.
“Os Estados Unidos da América realizaram com sucesso um ataque em larga escala contra a Venezuela e seu líder, o presidente Nicolás Maduro, que foi capturado e levado para fora do país juntamente com sua esposa“, disse Trump em mensagem nas redes sociais.
O mandatário norte-americano ainda afirmou que a operação contou com forças policiais dos EUA e prometeu fornecer mais detalhes em coletiva de imprensa marcada para hoje, em Mar-a-Lago.
Em resposta, o ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino, repudiou o ataque, classificando-o como “vil e covarde”, e pediu apoio internacional diante da presença de tropas estrangeiras em território venezuelano.
Trump acusa Maduro de liderar uma organização criminosa voltada ao tráfico internacional de drogas, citando bombardeios recentes a barcos no Caribe como parte das ações norte-americanas. Por sua vez, o governo venezuelano nega envolvimento com o tráfico e busca apoio de organismos internacionais.
Até o momento, não há informações oficiais sobre para onde Maduro e sua esposa foram levados, nem sobre as consequências políticas imediatas da ofensiva em Caracas.











































