O Supremo Tribunal Federal (STF) registrou nesta terça-feira (16/12) o placar de 2 a 0 pela condenação de cinco réus envolvidos na Trama Golpista ocorrida durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. O ministro Cristiano Zanin proferiu o segundo voto condenatório no julgamento que acontece na Primeira Turma da Corte.
Zanin acompanhou o relator, ministro Alexandre de Moraes, que já havia votado pela condenação na parte da manhã.
Com isso, o colegiado formou maioria inicial pela condenação de cinco nomes proeminentes: Filipe Martins, ex-assessor de Assuntos Internacionais de Bolsonaro; Marcelo Câmara, ex-assessor do ex-presidente; Silvinei Vasques, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF); Mário Fernandes, general da reserva do Exército; e Marília de Alencar, ex-diretora de Inteligência do Ministério da Justiça.
Absolvição de um dos Réus e Próximos Passos
O ministro Cristiano Zanin seguiu o voto do relator e se manifestou pela absolvição de Fernando de Sousa Oliveira, delegado de carreira da Polícia Federal (PF) e ex-diretor de Operações do Ministério da Justiça.
A sessão do STF prossegue para a tomada dos votos dos ministros Flávio Dino e Cármen Lúcia. Se o placar atingir a maioria de três votos pela condenação, o colegiado entrará na fase de dosimetria, que é o cálculo e definição das penas.
Condutas e Crimes Investigados
Os réus são acusados por crimes graves, como organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. Também respondem por dano qualificado pela violência e deterioração de patrimônio tombado.
As condutas envolvem o plano golpista intitulado “Punhal Verde e Amarelo”, que, segundo apuração, planejava atentar contra as vidas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro Alexandre de Moraes. Além disso, a investigação também apurou a realização de blitzes ilegais para barrar o deslocamento de eleitores do presidente Lula no segundo turno das eleições de 2022.











































