Um avanço significativo para a segurança pública e a gestão de emergências em Porto Velho foi consolidado com a inclusão dos Bombeiros Militares na Atividade Delegada Municipal. Essa conquista é resultado direto da articulação institucional liderada pelo vereador Dr. Santana (PRD), que garantiu a participação da corporação em ações municipais.
A atuação do parlamentar começou no início do ano com o Pedido de Providência nº 03/2025/GVDS/CMPV, em janeiro, que sugeria formalmente a inclusão dos Bombeiros. Em seguida, ao receber o Projeto de Lei Complementar nº 03/2025, o vereador protocolou a Emenda Modificativa nº 01/2025/GVDS/CMPV.
Para evitar atrasar a aprovação da matéria principal, Dr. Santana optou por não levar a emenda à votação imediata. Em vez de travar o projeto em Plenário, ele priorizou o diálogo e a articulação com o Executivo Municipal.
O resultado do empenho se confirmou: o Executivo acatou a proposta e reenviou o projeto à Câmara já incluindo os Bombeiros Militares na Atividade Delegada.
A inclusão da corporação fortalece a resposta municipal em situações sensíveis, como salvamento, combate a incêndios, resgates, apoio em enchentes e ações preventivas em áreas de grande circulação.
Em Plenário, Dr. Santana destacou a conquista como coletiva e ressaltou que os bombeiros trarão sua experiência técnica para contribuir de forma decisiva com o município. O vereador relembrou que, por ter atuado por oito anos como secretário-geral da Prefeitura, conhece a importância da corporação em obras públicas, vistoria e licenciamento.
Reforçando o compromisso com a nova legislação, o vereador esteve no Comando-Geral do Corpo de Bombeiros, onde foi recebido pelo Comandante-Geral, Cel BM Nivaldo, e pelo Cel BM Constantino. O encontro tratou da implementação da nova legislação e da ampliação da parceria entre o município de Porto Velho e a corporação estadual.










































