O deputado estadual do Paraná Renato Freitas (PT) se envolveu em uma briga de rua com um homem desconhecido no centro de Curitiba (PR). Vídeos da confusão circularam nas redes sociais nesta quarta-feira (19), mostrando os dois trocando socos e chutes em uma via.
Em um vídeo publicado nas redes sociais após o incidente, o parlamentar afirmou que sua reação foi motivada após ter sofrido racismo e injúria.
“O motivo foi o mesmo que me fez brigar na rua desde que eu era criança: racismo, humilhação, injúria, violência e agressão”, declarou Renato Freitas.
Detalhes da agressão
Nas imagens, Freitas e o outro indivíduo, que não foi identificado, desferem golpes um no outro. O deputado aplica dois chutes e, em seguida, recebe um soco no rosto que, segundo ele, quebrou seu nariz.
Em outro vídeo, os dois aparecem atravessando a rua aos socos e a briga só é interrompida quando outras pessoas interferem e separam os homens. Não é possível identificar nas imagens como a briga começou.
O deputado relatou que o homem com quem brigou jogou o carro em cima dele e de uma amiga. “Eu estava com a minha amiga, também negra, atravessando a rua, e o cara tocou o carro em cima de nós”, disse. Segundo Freitas, o homem baixou o vidro e o xingou, saindo do carro na sequência para brigar.
Solidariedade e histórico político
O presidente nacional do PT, Edinho Silva, repudiou a agressão sofrida pelo deputado. Ele destacou que Renato Freitas é uma liderança reconhecida na luta antirracista e que tem sido alvo frequente de racismo e violência política.
“O que aconteceu é inadmissível e criminoso. Manifestamos nossa total solidariedade e apoio ao companheiro Renato Freitas. Não aceitaremos que o racismo tente calar vozes que nasceram da mobilização popular”, disse Edinho Silva em sua mensagem.
A carreira política de Freitas é marcada por perseguições. Em 2022, ele teve seu mandato de vereador cassado pela Câmara Municipal por supostamente invadir uma igreja, o que ele negou. A cassação foi posteriormente anulada pelo STF.








































