A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta terça-feira, 18 de novembro de 2025, o Julgamento Trama Golpista que pode condenar dez réus. Eles integram o Núcleo 3 do esquema ocorrido durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
A sessão está prevista para começar às 9h, no horário de Brasília, e será retomada com o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes. Em seguida, serão proferidos os votos dos ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino.
O núcleo de réus é composto por nove militares do Exército e um policial federal, conhecidos como “kids-pretos”, por integrarem o grupamento de forças especiais do Exército.
Os dez acusados respondem por crimes graves, como organização criminosa armada, golpe de Estado e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) acusa o grupo de planejar “ações táticas” para efetivar o plano golpista. As ações envolveriam o sequestro e a morte do ministro Alexandre de Moraes, além do vice-presidente Geraldo Alckmin e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Entre os investigados fazem parte o general Estevam Theophilo e os coronéis Bernardo Romão Correa Netto e Fabrício Moreira de Bastos. Os demais são oficiais do Exército e o policial federal Wladimir Matos Soares.
Condenações anteriores
O STF já condenou 15 réus envolvidos na trama golpista. Sete são do Núcleo 4 e oito pertencem ao Núcleo 1, este último liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. O julgamento do Núcleo 2 está previsto para começar a partir de 9 de dezembro.









































