TERÇA-FEIRA, 18/11/2025

STF publica ata de julgamento e avança rumo à ordem de prisão de Bolsonaro

A oficialização da rejeição dos primeiros recursos pela Primeira Turma aproxima o ex-presidente da execução da pena de 27 anos por crimes contra a democracia; acórdão deve sair até terça-feira.

Por Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

STF publica ata de julgamento e avança rumo à ordem de prisão de Bolsonaro
© Lula Marques/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou nesta segunda-feira (17) a ata do julgamento que rejeitou os primeiros recursos apresentados pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão da Primeira Turma, finalizada na última sexta-feira (14), manteve a condenação de Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão em regime inicial fechado por crimes contra a democracia.

A publicação da ata é uma formalidade que oficializa o resultado da votação unânime que negou os embargos de declaração – recurso que buscava esclarecer contradições ou omissões na decisão condenatória.

Próximos passos e acórdão

A rejeição dos recursos aproxima Bolsonaro de uma ordem de prisão em regime fechado. O próximo passo processual é a publicação do acórdão, a decisão colegiada que detalha por escrito a rejeição do recurso com base nos votos dos quatro ministros que participaram do julgamento: o relator, Alexandre de Moraes, além de Cristiano Zanin, Flávio Dino e Cármen Lúcia.

Devido à natureza sucinta dos votos, a expectativa é que a publicação do acórdão ocorra rapidamente, possivelmente até a terça-feira (18). Com isso, o prazo para a apresentação de novos recursos começaria a contar já na quarta-feira (19). Como há réu preso (em referência a outra investigação), os prazos são contados em dias corridos.

Caminhos da defesa e hipótese de prisão

A partir da publicação, a defesa de Bolsonaro teria duas principais estratégias para tentar adiar a prisão:

Novos Embargos de Declaração: Podem ser apresentados em cinco dias. Contudo, o relator, Ministro Alexandre de Moraes, pode considerar o novo recurso “meramente protelatório” (sem viabilidade jurídica, visando apenas adiar a prisão). Nesta hipótese, uma ordem de prisão poderia ser proferida na última semana de novembro.

Embargos Infringentes: Um tipo de apelo que busca reverter a condenação com base em divergências de votos. No entanto, o STF exige ao menos dois votos divergentes para admitir o recurso, e no caso de Bolsonaro, houve apenas uma divergência (do Ministro Luiz Fux). A defesa poderia, então, tentar um agravo contra a rejeição dos infringentes.

Há pouca expectativa de que qualquer desses caminhos possa evitar a prisão. O Ministro Luiz Fux, único a votar pela absolvição, não participa mais das deliberações da Primeira Turma.

Local da prisão e pedido de domiciliar

O local onde o ex-presidente deve cumprir pena ainda não foi definido. Uma das possibilidades levantadas é uma ala especial no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, reservada para policiais militares presos e segregada dos demais detentos. A jurisprudência do STF garante a ex-presidentes o direito de ficar em sala especial, que pode ser montada em presídio comum, unidade militar ou edifício da Polícia Federal.

A defesa de Bolsonaro se prepara para pedir a prisão domiciliar por motivos de saúde. O ex-presidente sofre de diferentes males, incluindo complicações decorrentes da facada sofrida em 2018. A prisão domiciliar humanitária é prevista em lei e foi concedida recentemente ao ex-presidente Fernando Collor, por exemplo. Bolsonaro já cumpre prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica em outra investigação.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cláudia de Jesus destaca importância da lei que dispensa perícia do INSS para doenças irreversíveis

Cláudia de Jesus destaca importância da lei que dispensa perícia do INSS para doenças irreversíveis

A nova lei que dispensa perícia do INSS beneficia pessoas com doenças irreversíveis, como HIV, Alzheimer, ELA, Parkinson e TEA, reduzindo burocracias e garantindo mais segurança aos pacientes.
L
Com recurso do senador Jaime Bagattoli, Ji-Paraná recebe asfaltamento da rua Tenente Antônio João

Com recurso do senador Jaime Bagattoli, Ji-Paraná recebe asfaltamento da rua Tenente Antônio João

A obra ocorreu em parceria com o prefeito Affonso Cândido e os vereadores André da Royal e Weslei Brito. A pavimentação era uma demanda antiga da comunidade e representa um avanço significativo na mobilidade urbana do município.
L
COP30 dedica dia à infância e crianças participam ativamente das negociações em Belém

COP30 dedica dia à infância e crianças participam ativamente das negociações em Belém

Com um dia temático dedicado a elas, crianças e jovens ocuparam a COP30 em Belém, expressando a urgência das mudanças climáticas e a preocupação com o futuro; a participação infantil já influencia a inclusão de suas vozes nos textos de negociação.
L
Lei de Linguagem Simples entra em vigor para tornar comunicação pública mais clara

Lei de Linguagem Simples entra em vigor para tornar comunicação pública mais clara

A Política Nacional de Linguagem Simples (Lei nº 15.263/2025) entra em vigor nesta segunda-feira (17), determinando que os órgãos da União adotem padrões objetivos e acessíveis de comunicação para fortalecer o direito à informação e a participação social.
L
Reconhecimento a integrantes do MPRO na Alero

Reconhecimento a integrantes do MPRO na Alero

Homenagem destacou o trabalho da Procuradora Andréa Engel e da Promotora Tânia Garcia em defesa da sociedade.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

DO CADERNO À HONRA: o menino que se fez estrela

O reencontro entre o professor Lourismar Barroso e seu ex-aluno, hoje Tenente-Coronel Miranda, revela a força da educação, o valor do tempo e a emoção de ver um jovem tornar-se líder na segurança pública de Rondônia.
L

Temporal desaba sob a cidade de Belém, causa pânico e medo aos participantes da COP 30 e expõe ao mundo, problemas estruturais que precisam de atenção redobrada

A forte chuva que atingiu Belém expôs fragilidades na estrutura da COP30 e gerou cenas inusitadas no Centro de Mídia, lembrando ao mundo que a cidade ainda enfrenta desafios reais diante dos extremos climáticos.
L

Frentes de fresagem avançam na BR e Nova 364 reforça necessidade do ‘Pare e Siga’ para garantir melhorias duradouras

Obras intensivas seguem por toda a BR-364, e motoristas contam com informações atualizadas online para planejar viagens com mais segurança.
L

Promoção Especial: Sorteio Combo Lisa em Dobro Depile-se!

Atenção, Porto Velho! O Agenda News e oNews Rondônia, em parceria com a Depile-se, trazem uma oportunidade imperdível para quem deseja pele lisinha com cuidado e carinho.
L
Novo Guia de Classificação Indicativa inclui faixa de 6 anos e analisa interatividade de aplicativos

Novo Guia de Classificação Indicativa inclui faixa de 6 anos e analisa interatividade de aplicativos

O (MJSP) lançou a quinta edição do Guia Prático de Classificação Indicativa, que expande a proteção de crianças e adolescentes ao introduzir a faixa etária de 6 anos e estender a análise para as funcionalidades e mecanismos interativos de produtos digitais, como aplicativos (apps) e inteligências artificiais (IAs).
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
L

Vaga de emprego para Assistente de Licitação, Salário R$ 3.000,00

Oportunidade na Shekinah Construções e Serviços LTDA em Porto Velho RO, com atuação em horário comercial no bairro Lagoinha
L

Vaga de emprego para Auxiliar de Escritório, Salário R$ 1.900,00

Oportunidade para PcD na Motriz Construções em Porto Velho RO, com jornada integral, benefícios e atuação no bairro Areal da Floresta
L
Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Aprovados têm até o dia 19 de novembro para comparecer à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
L

POLÍTICA

Marcha indígena na COP30 cobra punição por assassinato de Guarani Kaiowá

Marcha indígena na COP30 cobra punição por assassinato de Guarani Kaiowá

Lideranças indígenas aproveitaram a Marcha Global em Belém para pedir o fim da violência e exigir justiça pela morte de Vicente Fernandes Vilhalva Kaiowá, atingido a tiros durante um ataque em Mato Grosso do Sul.
L
Ministro do Turismo atribui críticas à organização da COP30 à "síndrome de vira-lata"

Ministro do Turismo atribui críticas à organização da COP30 à “síndrome de vira-lata”

O ministro Celso Sabino defendeu a organização da COP30 em Belém e afirmou que as críticas sobre o evento refletem a crença de que “tudo o que presta tem que ser lá fora”; ele destacou que esta é a primeira COP realizada na porta de uma grande floresta tropical.
L
CPMI do INSS cancela sessão após investigados apresentarem atestado e habeas corpus

CPMI do INSS cancela sessão após investigados apresentarem atestado e habeas corpus

Investigados Jucimar Fonseca e Thiago Schettini não comparecem, e depoimentos da CPMI do INSS são adiados.
L
Motta mantém votação do projeto antifacção na Câmara apesar de críticas do governo

Motta mantém votação do projeto antifacção na Câmara apesar de críticas do governo

O presidente da Câmara, Hugo Motta, confirmou a votação do PL Antifacção para esta terça-feira (18), mesmo com o Ministério da Justiça alertando para o risco de o texto criar “caos jurídico” e descapitalizar a Polícia Federal.
L
Lula envia ao Congresso novo Plano Nacional de Cultura com foco na base popular

Lula envia ao Congresso novo Plano Nacional de Cultura com foco na base popular

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta segunda-feira (17) o envio do novo Plano Nacional de Cultura (PNC) para análise do Congresso; o documento orientará as políticas culturais por 10 anos, com o objetivo de ser “revolucionário” e garantir a participação social.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

HB20 capota em acidente na Avenida Abunã

HB20 capota em acidente na Avenida Abunã

O acidente aconteceu quando o veículo que seguia pela Buenos Aires teria invadido a preferencial e acabou atingido em cheio por um Toyota Yaris.
10
Homem atacado a golpes de facão morre no Hospital João Paulo II

Homem atacado a golpes de facão morre no Hospital João Paulo II

De acordo com as primeiras informações, a vítima estava com amigos quando um homem que mora na mesma rua se aproximou e iniciou o ataque.
18
Motociclista sofre queda e fratura clavícula após atropelar cachorro na Zona Leste

Motociclista sofre queda e fratura clavícula após atropelar cachorro na Zona Leste

O acidente ocorreu na tarde desta segunda-feira (17) no bairro Agenor de Carvalho, em Porto Velho, quando a motociclista perdeu o controle do veículo depois de atingir um cachorro que estava solto na via.
16
Motoboy de 20 anos e mais dois são presos por tráfico de crack na Zona Sul de Porto Velho

Motoboy de 20 anos e mais dois são presos por tráfico de crack na Zona Sul de Porto Velho

A perseguição policial no bairro Aeroclube levou à prisão de um motoboy de 20 anos, seu passageiro e um homem de 52 anos, que aguardava a entrega da droga; conversas em celular revelaram o esquema de tráfico de drogas.
14
Motociclista fratura a perna em acidente na rotatória da Marechal Rondon

Motociclista fratura a perna em acidente na rotatória da Marechal Rondon

O condutor de um carro utilitário não teria respeitado a preferência da rotatória, atingindo a motocicleta e arremessando a vítima ao solo.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Raimunda Irene Bentes

Familiares e amigos se despedem de Raimunda Irene Bentes, mulher guerreira da zona rural de Porto Velho, lembrada pela fé, alegria simples e amor à família.
L

Nota de pesar: Maria Jose da Silva de Sousa

Familiares e amigos se despedem de Maria Jose da Silva de Sousa, mulher vaidosa, de presença forte e amor dedicado aos filhos e netos, que deixa lembranças marcantes e saudades profundas.
L
Flor do Campo e Malhadinho encantam público no Duelo na Fronteira 2025, em Guajará-Mirim

Flor do Campo e Malhadinho encantam público no Duelo na Fronteira 2025, em Guajará-Mirim

As apresentações de Flor do Campo e Malhadinho emocionaram o público no Bumbódromo Márcio Paz Manacho neste domingo (16), reforçando a força cultural do Duelo na Fronteira 2025.
L

Dicas infalíveis de como comprar na Black Friday sem cair em armadilhas

A Black Friday reúne promoções atraentes, mas exige atenção redobrada para evitar armadilhas e garantir compras realmente vantajosas, seguras e econômicas.
L
Biblioteca Nacional envia literatura brasileira traduzida para o árabe à Palestina

Biblioteca Nacional envia literatura brasileira traduzida para o árabe à Palestina

A Fundação Biblioteca Nacional do Brasil (FBN) assinou um acordo com a Biblioteca Nacional da Palestina para o envio mensal de livros de 21 autores brasileiros, traduzidos para o árabe, com o objetivo de promover a cultura de paz e solidariedade por meio da “diplomacia do livro”.
L
TRT-14 participa da 20ª Semana Nacional da Conciliação

TRT-14 reinaugura Fórum Regional de Rio Branco com estrutura modernizada e foco em atendimento humanizado

Reforma do prédio garante mais acessibilidade, segurança e conforto para magistrados, servidores e a população acreana.
L
Brasil recebe primeiro lote de insulina glargina para tratar diabetes tipo 2 pelo SUS

Brasil recebe primeiro lote de insulina glargina para tratar diabetes tipo 2 pelo SUS

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebeu nesta segunda-feira (17) em Guarulhos (SP) o primeiro lote com mais de dois milhões de unidades de insulina glargina, que será incorporada ao tratamento de portadores de diabetes tipo 2 pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
L
Ministra Sônia Guajajara anuncia dez novas portarias de demarcação de terras indígenas

Ministra Sônia Guajajara anuncia dez novas portarias de demarcação de terras indígenas

O Ministério da Justiça publicará dez portarias declaratórias de demarcação de terras indígenas nos próximos dias, conforme anunciado pela ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, durante a COP30 em Belém.
L
Na COP30, Brasil lança iniciativa global para proteger 160 milhões de hectares de terras

Na COP30, Brasil lança iniciativa global para proteger 160 milhões de hectares de terras

O Brasil anunciou nesta segunda-feira (17) a criação da primeira iniciativa global dedicada a garantir os direitos territoriais de povos indígenas, afrodescendentes e comunidades tradicionais, com apoio de 15 países.
L
Inca inaugura no Rio de Janeiro primeiro centro de treinamento em cirurgia robótica do SUS

Inca inaugura no Rio de Janeiro primeiro centro de treinamento em cirurgia robótica do SUS

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) abriu nesta segunda-feira (17) o primeiro centro de formação em cirurgia robótica do Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio de Janeiro.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.