O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta sexta-feira (14) duas mensagens que encaminham ao Congresso Nacional projetos de lei focados na área da educação. O principal projeto altera a lei orçamentária para permitir a criação de 8,6 mil cargos de magistério superior e técnico administrativo em educação. Com isso, o quantitativo total na área poderá aumentar de 21.204 para 29.804.
Em um evento em Brasília onde 262 pessoas foram agraciadas com a Ordem do Mérito Educativo, Lula defendeu a prioridade do investimento social. O presidente afirmou que é mais barato financiar a educação para as crianças do que manter um jovem na cadeia por falta de oportunidades.
Lula criticou a postura histórica da elite brasileira. “Muita gente nunca quis que o povo brasileiro fosse educado. É como se fosse uma coisa vergonhosa para a elite durante tantas décadas e séculos não permitir que o povo brasileiro tivesse acesso à educação,” disse o presidente. Ele lamentou que o Brasil ainda tenha, proporcionalmente, menos jovens na universidade do que países vizinhos, como Chile e Argentina.
Ordem do Mérito Educativo e Exemplos de Inclusão
O segundo projeto de lei assinado cria um plano especial de cargos do Ministério da Educação (MEC), abrangendo cargos de níveis superior, intermediário e auxiliar.
Na cerimônia da Ordem do Mérito Educativo, foram agraciados escritores, professores e autoridades. Entre os homenageados, estavam os imortais da Academia Brasileira de Letras Ailton Krenak e Ana Maria Gonçalves, além de escritores como Fernando Morais e Raduan Nassar. Influenciadores como Gil do Vigor e Felipe Neto também receberam a condecoração.
Gil do Vigor, beneficiário do Bolsa Família e da política de cotas, emocionou-se ao lembrar que a educação pública transformou sua vida. “Eu sou um exemplo de como as políticas de inclusão garantem a transformação. A educação salva vidas,” afirmou ele, anunciando que irá cursar pós-doutorado na Universidade de Chicago.
O ministro da Educação, Camilo Santana, reforçou que a educação é o único caminho transformador de uma nação. A entrega da Ordem Nacional do Mérito Educativo integra as ações de comemoração dos 95 anos do MEC.









































