O deputado estadual Eyder Brasil (PL) declarou apoio ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Rondônia (Sinjor) na proposta de criação do piso dos jornalistas em Rondônia. A iniciativa deve ser formalizada em dezembro, com data-base em maio. O parlamentar já foi informado de que o valor pretendido é de R$ 3,5 mil.
O presidente do Sinjor, Zacarias Pena Verde, apresentou a proposta ao deputado e explicou que o valor servirá como base mínima para a contratação dos profissionais.
“Vale lembrar que piso não é teto. A partir desse montante mínimo, o salário é negociável”, detalhou Pena Verde.
O diálogo entre o sindicato e o parlamentar ocorreu durante a primeira etapa da solenidade de voto de louvor em reconhecimento aos jornalistas e servidores da imprensa de Rondônia, realizada no último dia 27 de outubro, no auditório Amizael Gomes da Silva, na Assembleia Legislativa.
Durante o evento, Eyder Brasil destacou o papel fundamental da imprensa no combate à desinformação.
“A imprensa desenvolve um trabalho muito importante, informando a população sobre o que de fato acontece. Isso é essencial devido à grande quantidade de informações falsas, as chamadas fake news, que são disseminadas constantemente”, afirmou o deputado.
Zacarias Pena Verde reforçou que o Sinjor precisa de apoio político e institucional para que o piso salarial seja reconhecido. Caso não haja consenso, o sindicato poderá ingressar com dissídio coletivo. Eyder Brasil, no entanto, acredita que o impasse pode ser resolvido de forma colaborativa e reiterou estar à disposição da categoria para contribuir com o avanço da pauta.







































