A presidenta do México, Claudia Sheinbaum, pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva apoio técnico e cooperação para desenvolver produção de etanol em seu país. O pedido foi feito durante uma conversa telefônica entre os dois líderes nesta sexta-feira (31), quando também trataram de parcerias econômicas e sociais entre as duas nações.
Segundo o governo brasileiro, Sheinbaum demonstrou interesse nos programas sociais do Brasil, especialmente nas políticas voltadas ao combate à fome e à pobreza, e solicitou informações sobre sua implementação para adaptação no México.
Parceria econômica e ambiental
Durante o diálogo, Lula compartilhou detalhes de suas recentes viagens à Indonésia e à Malásia, destacando o potencial de cooperação entre a América Latina e o Sudeste Asiático em temas como energia limpa e transição ecológica.
A líder mexicana também confirmou que a ministra Alicia Barcenas, titular da pasta de Meio Ambiente e Recursos Naturais, representará o México na COP30, que será realizada em Belém (PA) em 2026.
“Os dois presidentes celebraram o bom momento da relação Brasil-México e concordaram em reunir-se tão logo seja possível”, informou o Palácio do Planalto.










































