O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou para a próxima segunda-feira (3), às 18h, uma reunião com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, para tratar da Operação Contenção, que resultou em mais de 120 mortes na capital fluminense.
Antes do encontro com o prefeito, Moraes se reunirá, às 11h, com o governador Cláudio Castro e outras autoridades estaduais. Na ocasião, o governador deverá apresentar os 18 esclarecimentos solicitados pelo ministro sobre as ações realizadas durante a operação.
Agenda no Rio
Além do governador e do prefeito, Moraes também se encontrará com o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Ricardo Couto de Castro, o procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira, e representantes da Defensoria Pública do Estado.
Essas reuniões têm como foco avaliar o cumprimento das medidas determinadas pelo STF para reduzir a letalidade policial nas comunidades do Rio, dentro da ADPF das Favelas.
Contexto jurídico
O ministro Alexandre de Moraes atua como relator temporário da ação, após a aposentadoria do ex-ministro Luís Roberto Barroso, que anteriormente conduzia o processo. A decisão de Moraes de convocar as reuniões ocorre em meio à repercussão nacional dos desdobramentos da operação policial, considerada uma das mais letais da história recente do estado.









































