A Procuradoria Especial da Mulher (PEM), da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero), promoveu uma ação social especial em alusão ao Outubro Rosa, na última terça-feira (28), em Porto Velho. O evento, realizado na Escola do Legislativo (Elero), reuniu atendimentos de saúde, palestras e atividades voltadas ao empoderamento feminino, unindo prevenção, empreendedorismo e enfrentamento à violência contra a mulher.
Durante quatro horas de programação, as participantes receberam orientações sobre a prevenção do câncer de mama, o tipo mais comum entre as mulheres brasileiras e com índice de cura superior a 90% quando diagnosticado precocemente, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Além das palestras, o público teve acesso a serviços gratuitos de aferição de pressão arterial e glicemia, revitalização e maquiagem facial. Também houve uma feira de produtos com empreendedoras locais, que movimentou o mercado e fortaleceu o protagonismo feminino. O encerramento contou com sorteios de brindes e um coffee break.
“A mulher precisa ter mais voz”, afirma Ieda Chaves
A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil), procuradora especial da PEM, destacou o compromisso da Assembleia em tornar o órgão um instrumento ativo e transformador.
“A Procuradoria é um braço a mais para termos essa luta, para que a mulher tenha mais voz”, afirmou Ieda, reforçando o papel da PEM na defesa dos direitos e na valorização da mulher rondoniense.
Embora o foco do evento tenha sido a saúde e o bem-estar, também houve espaço para debater a violência contra a mulher. De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), entre 2022 e 2024 foram registrados 55 feminicídios em Rondônia, uma redução de 43,48% nos números absolutos. Ainda assim, o estado ocupa a 3ª posição no ranking nacional de feminicídios por 100 mil habitantes.
“Espero que algum dia a gente não precise mais falar de violência doméstica”, disse a deputada, ao lembrar que a violência psicológica também mata, mas não enterra, deixando muitas mulheres presas em relações abusivas.
Parcerias e fortalecimento da rede de apoio
A Ação Social Outubro Rosa contou com o apoio da Escola Técnica Profissionalizante Sindsaúde e da Comepi Cosméticos, que contribuíram com serviços e brindes. O evento reforçou o compromisso da Alero e da Procuradoria Especial da Mulher em promover políticas públicas voltadas à saúde, à autonomia e à proteção das mulheres em Rondônia.










































