O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nascido em 27 de outubro de 1945, em Garanhuns (PE), se tornou o primeiro presidente brasileiro octogenário em exercício do poder Executivo. Atualmente no seu terceiro mandato, Lula já havia governado entre 2003 e 2011.
Com 80 anos completos nesta segunda-feira (27), supera o recorde de idade em exercício do ex-presidente Michel Temer, que deixou o cargo aos 78 anos, em 2018. Getúlio Vargas, em seu segundo mandato, foi o terceiro presidente mais velho, falecendo aos 72 anos, enquanto Fernando Collor de Mello foi o mais jovem a ocupar a cadeira no Planalto, aos 43 anos.
Aniversário no exterior
Durante sua viagem oficial à Ásia, Lula recebeu homenagens em Kuala Lumpur, na Malásia, em um jantar de gala oferecido pelo premiê Anwar Ibrahim. O presidente comentou sobre a data em entrevista:
“Estou completando 80 anos de idade no melhor momento da minha vida. Eu nunca me senti tão vivo e com tanta vontade de viver. Por isso, digo a todos que espero viver até os 120 anos. A partir de hoje, faltam só 40.“
Nas redes sociais, Lula agradeceu as homenagens recebidas de chefes de Estado do Sudeste Asiático e países convidados, além de amigos e companheiros.
Antes, o presidente já havia recebido homenagem antecipada na Indonésia, a convite do presidente Prabowo Subianto.
Felicitações de líderes mundiais
Entre as mensagens de felicitações, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parabenizou Lula a bordo do Air Force One, e o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, brincou dizendo que Lula “está fazendo apenas 25 anos“.
No Brasil, o vice-presidente Geraldo Alckmin e ministros como Guilherme Boulos, Camilo Santana e Carlos Fávaro enviaram cumprimentos. O prefeito do Recife, João Campos, também prestou homenagem:
“Hoje é dia de celebrar os 80 anos de um dos maiores líderes mundiais, de uma história incrível e de uma luta incansável pelo povo brasileiro.“
Retorno ao Brasil
Até esta terça-feira (28), Lula e a comitiva brasileira participam da 47ª Cúpula da ASEAN em Kuala Lumpur, com foco em intensificar comércio e investimentos bilaterais em áreas estratégicas como energia, ciência, tecnologia e inovação.










































