O projeto Levando Saúde começou a oferecer atendimentos gratuitos à população de Porto Velho nesta quarta-feira (22). A iniciativa é do presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), em parceria com o Instituto Asas Pela Amazônia.
O programa disponibiliza consultas oftalmológicas com entrega imediata de óculos de grau, além da implantação gratuita do contraceptivo Implanon. Outros serviços incluem atendimento com clínico geral, ultrassonografias e exames de papanicolau, priorizando pacientes que aguardam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS).
Foram destinados R$ 5,7 milhões da emenda individual do deputado para aquisição de materiais e insumos. O Instituto Asas Pela Amazônia disponibilizou médicos voluntários para os atendimentos.
“Serão atendidas 8 mil pessoas previamente agendadas. Exame de vista já sai com óculos, e também estamos realizando a colocação do Implanon, que tem grande procura”, explicou Alex Redano, ressaltando que o objetivo é desafogar a fila do SUS e atender boa parte do Sistema de Regulação (Sisreg).
Indivíduos em situação de vulnerabilidade que não constam na lista de espera podem se cadastrar mediante agendamento pelo WhatsApp do instituto (69 99358-1658) ou presencialmente na sede, localizada na Rua Quintino Bocaiuva, 1850, bairro São Cristóvão.
A coordenadora do projeto, Lane Lima, informou que a meta é realizar 3.700 consultas oftalmológicas e 3.200 aplicações de Implanon até o fim de dezembro. A ação em Porto Velho ocorre na sede recém-inaugurada do Instituto Asas Pela Amazônia até 31 de outubro e, no fim de semana, será realizada na entidade Santiago Maior, na Zona Leste.
O projeto é itinerante e se estenderá a outros municípios de Rondônia, incluindo Cacaulândia, Buritis, Machadinho d’Oeste, Alto Paraíso, Rio Crespo, Cujubim e, em Ariquemes, nos dias 27 e 28 de outubro.