O presidente do PSDB no Ceará, Ozires Pontes, anunciou que o ex-governador Ciro Gomes irá se filiar ao partido e deve ser candidato ao governo estadual nas eleições de 2026. A assinatura da ficha de filiação está prevista para acontecer na próxima quarta-feira (22), em um hotel de Fortaleza.
Segundo Ozires, que também é prefeito de Massapê (CE), a movimentação marca o retorno de Ciro à disputa pelo Palácio da Abolição. “O Ceará quer o Ciro de novo”, afirmou. Ele também declarou que o próprio Ciro pretende anunciar, “em poucos dias ou poucos meses”, sua intenção de concorrer.
A articulação teria contado com a influência do ex-senador Tasso Jereissati, apontado como o principal responsável por convencer Ciro de que o PSDB seria “o partido certo” para seu novo ciclo político.
Antes de definir sua nova legenda, Ciro também avaliou a possibilidade de filiar-se ao União Brasil, mas optou pelos tucanos.
Saída do PDT e possível aposentadoria presidencial
Na semana passada, Ciro formalizou sua desfiliação do PDT, partido ao qual era filiado desde 2015 e pelo qual concorreu à Presidência da República em 2018 e 2022. Na última eleição, terminou em quarto lugar, com cerca de 3% dos votos válidos, atrás de Simone Tebet (MDB).
Em entrevista concedida em setembro à Rádio Itatiaia, o ex-ministro afirmou que não pretende mais disputar o Palácio do Planalto. “Não quero mais ser candidato, não. Não quero mais importunar os eleitores”, disse na ocasião.
Histórico no Ceará
Ciro Gomes já governou o Ceará entre 1991 e 1994, período em que consolidou sua projeção nacional. Caso confirme a candidatura, será sua volta à disputa estadual após mais de três décadas.
Com informações: UOL