MPRO participa de congresso do Iperon sobre desafios e avanços da previdência em Rondônia
Evento em Porto Velho reúne gestores e especialistas para debater equilíbrio atuarial, governança e sustentabilidade do sistema previdenciário.
Por MPRO - 50
Publicado em
foto - MPRO
Compartilhe esta notícia:
Nos siga no Google News
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) marcou presença na solenidade de abertura do II Congresso Rondoniense de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), realizada na noite de quarta-feira (15/10), no Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho. O encontro tem como objetivo discutir os desafios e avanços do sistema previdenciário, além de ampliar o acesso à educação sobre o tema.
Promovido pelo Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon), o evento reúne gestores, conselheiros, especialistas e servidores públicos para debater a previdência em Rondônia. Com programação até o dia 17, o congresso busca fortalecer a gestão, promover transparência e aproximar os serviços previdenciários da população.
Representando o Procurador-Geral de Justiça do MPRO, Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, a Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Promotora de Justiça Flávia Barbosa Shimizu Mazzini, destacou a importância de refletir sobre o futuro da previdência pública. Ela elogiou a iniciativa por seu papel estratégico na construção de soluções sustentáveis, com foco em temas como equilíbrio atuarial, governança, inteligência artificial e responsabilidade institucional.
A promotora ressaltou ainda o protagonismo do instituto estadual na gestão previdenciária e na promoção de boas práticas administrativas.
“Ao longo dos anos, o Iperon tem se consolidado como instituição essencial para a estabilidade e a sustentabilidade do Estado, garantindo direitos conquistados pelos servidores e fortalecendo a confiança na administração pública”, afirmou Flávia Shimizu.
Mark Carney aceitou convite de Lula após telefonema em que ambos condenaram o uso da força contra a Venezuela e defenderam cooperação política e comercial.
O investimento visa agilizar o socorro médico em regiões remotas e reafirma a luta diária da parlamentar pela melhoria do sistema público de saúde em Rondônia.
Após dados mostrarem criação de apenas 50 mil empregos em dezembro nos EUA, dólar recua e bolsa brasileira fecha acima de 163 mil pontos, impulsionada por fatores internos e externos.
O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
Em telefonema com o premiê espanhol, presidente brasileiro agradeceu contribuição à aprovação do pacto comercial e tratou da situação na Venezuela e defesa do multilateralismo.
Presidente celebra aprovação do pacto comercial por bloco europeu, destacando 25 anos de negociação e impactos positivos para comércio e integração internacional.
Mulher ativa, alegre e cheia de energia, Regina Nazaré da Silva deixa um legado de amor, convivência e fé, com cerimônia de despedida marcada na capital.
Lei nº 15.337 reforça crédito, tecnologia e sustentabilidade, criando cenário favorável para a cacauicultura rondoniense e a abertura de novos mercados.
Pesquisa aponta que 88% sentem impacto no orçamento e adotam economia, com reutilização de itens, troca de marcas e compras híbridas para reduzir gastos em 2026.
Datas de depósitos levam em consideração o número final do cartão de benefício; consulta aos valores pode ser feita pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Colisão envolvendo Fiat Mobi e Argo ocorreu na madrugada de sábado no cruzamento das avenidas Amazonas e Jorge Teixeira; sem feridos, semáforo estava apenas em alerta.