Governo de Rondônia amplia Passe Livre com 16 mil novas carteiras em 2025
Programa garante transporte gratuito a idosos, pessoas com deficiência e pacientes em tratamento, fortalecendo a inclusão social no estado.
Por Antonia lima | Secom - 50
Publicado em
Fotos: Levi Fernandes e George Henrique
Compartilhe esta notícia:
Nos siga no Google News
O Governo de Rondônia ampliou o alcance do Programa Passe Livre com a emissão de 16 mil novas carteirinhas em 2025, beneficiando idosos, pessoas com deficiência e pacientes em tratamento contra o câncer. A iniciativa assegura transporte intermunicipal gratuito e reforça as políticas de inclusão e cidadania em todo o estado.
O serviço, oferecido pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), está disponível em 55 pontos de atendimento, como Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), unidades do Tudo Aqui, e durante as ações do programa Rondônia Cidadã. Em setembro, por exemplo, uma edição em Jaru resultou em mais de 60 emissões em parceria com o MPRO, TJRO e Prefeitura de Porto Velho.
Entre 2019 e 2025, o DER já emitiu mais de 92 mil carteiras do Passe Livre, sendo 71 mil destinadas a idosos e 21 mil a pessoas com deficiência ou em tratamento de saúde.
O governador Marcos Rocha destacou a importância do programa para a inclusão social: “O Passe Livre fortalece a dignidade e o direito de ir e vir dos cidadãos, garantindo oportunidades e justiça para todos”.
DER já emitiu mais 92 mil carteiras Passe Livre | Fotos: Levi Fernandes e George Henrique
Emoção e gratidão
Para muitos beneficiários, o programa representa liberdade e reencontro. A idosa Maria F. de A. Kruger, ao lado do esposo Edno Kruger, comemorou a conquista: “Completei 60 anos em junho e já vou poder viajar com a minha carteirinha! Estou muito feliz, porque graças ao Passe Livre vou conseguir visitar minha mãe em Pimenta Bueno”.
Transparência e segurança
O diretor-geral adjunto do DER, Anderson Dias, ressaltou que as novas carteiras contam com sistema de autenticidade e validação online, disponível no Portal da Transparência do DER, permitindo aos cidadãos conferirem seus dados de forma rápida e segura.
A gerente do programa, Dilma Fernandes, destacou o impacto social da ação: “Tem sido gratificante acompanhar como o Passe Livre transforma vidas. Nosso compromisso é facilitar o acesso ao benefício e garantir que ele alcance todos os que precisam”.
Como solicitar
Para idosos: é necessário apresentar documento de identidade ou CTPS, CPF, comprovante de renda de até dois salários mínimos, comprovante de residência e foto 3×4. Para pessoas com deficiência ou em tratamento: além dos documentos básicos, é preciso apresentar atestado médico específico e exames complementares.
As solicitações também podem ser feitas online, por meio dos canais digitais do governo de Rondônia.
Ocorreu mais uma vez, quando o STF formou maioria (todos os votos foram de ministros ou indicados ou aliados ao atual governo socialista) para considerar inconstitucional o Marco Temporal, aquele em que as áreas indígenas só podem assim ser consideradas se pertencentes aos índios antes de 1988.
Francisco Roseno Freire, faleceu no dia 20 de dezembro de 2025, aos 70 anos, ele era era extrovertido, alegre, sempre rodeado de amigos e dono de um coração generoso.
Justiça acata pedido do MPRO e determina suspensão de contrato de fornecimento de refeições a hospital municipal em Nova Brasilândia, afasta servidora e impõe restrições para evitar novas contratações
Sicredi reafirma apoio ao Campeonato Rondoniense 2026, fortalece o futebol regional, contribui para a organização da competição e reforça seu compromisso com o desenvolvimento das comunidades.
O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, tentará realizar o lançamento do foguete sul-coreano Hanbit-Nano às 15h45 desta segunda-feira (22).
Após ninguém acertar as seis dezenas do concurso 2954 da Mega-Sena no último sábado (20), o valor da Mega da Virada saltou para a marca inédita de R$ 1 bilhão.
O médico neurocirurgião Orlando Maia alerta que a desidratação causada pelo calor aumenta a viscosidade do sangue, facilitando a formação de coágulos que levam ao AVC.