A deputada estadual Dra. Taíssa Sousa (Podemos) esteve nesta semana no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Brasília, para acompanhar os avanços no cronograma da Ponte Binacional, que ligará Guajará-Mirim (Brasil) à Bolívia.
Segundo o DNIT, o contrato da obra já foi assinado e a etapa de sondagem concluída. O projeto segue agora para as fases de elaboração do projeto executivo, licenciamento ambiental e mobilização, com expectativa de que as primeiras estruturas comecem a ser erguidas em breve.
Durante a reunião com o superintendente Fabrício, a parlamentar destacou o impacto da ponte para a região: “Sabemos a importância da nossa Ponte Binacional. O povo está na expectativa de ver a chegada da empresa e a geração de empregos. Essa é uma conquista que vai mudar a realidade da nossa região”.
O superintendente reforçou o compromisso da autarquia: “Assinamos o contrato e estamos agora na fase de projeto executivo, licenciamento e mobilização. Logo veremos a obra acontecer em Guajará-Mirim, uma obra extremamente importante. Estive lá e quero voltar quando a primeira estaca for cravada, marcando o início dessa nova realidade”.
A ponte é aguardada há décadas e representa um marco histórico para Rondônia, ao fortalecer a integração econômica com a Bolívia e gerar desenvolvimento para a região de fronteira.
Dra. Taíssa reforçou que a expectativa é de avanços significativos já no próximo ano: “Confiamos no trabalho do DNIT para trazer esse desenvolvimento ao nosso estado e, principalmente, para conectar fronteiras. Mais do que infraestrutura, a Ponte Binacional significa progresso, emprego e esperança para milhares de famílias”.