A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou indicação ao governo de Rondônia para que o estado adira à Política Nacional de Educação do Campo, das Águas e das Florestas (Pronacampo), conforme prevê o Ministério da Educação (MEC).
A proposta inclui a criação da Governança Estadual e a designação de um representante junto ao MEC para articular ações e políticas educacionais voltadas às populações do campo e comunidades tradicionais.
Na indicação, Cláudia de Jesus defendeu o nome da professora Maria Estélia de Araújo para assumir a função de agente de governança estadual. A educadora tem mais de 30 anos de experiência acadêmica e profissional voltada à educação do campo, comunidades ribeirinhas e da reforma agrária.
Segundo a parlamentar, a adesão de Rondônia ao Pronacampo é fundamental para ampliar o acesso à educação de forma inclusiva. “Essa política é uma conquista das populações do campo, das águas e das florestas. Precisamos garantir que Rondônia esteja comprometida em oferecer uma educação que respeite as especificidades dessas comunidades e valorize sua diversidade cultural”, afirmou.