O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, revelou nesta quarta-feira (24) que mais de 60 países em desenvolvimento pediram ajuda para criar programas semelhantes ao Gás do Povo. A iniciativa brasileira, lançada neste mês, prevê a distribuição de gás de cozinha gratuito para 17 milhões de famílias vulneráveis até 2026.
Durante a Liquid Gas Week 2025, no Rio de Janeiro, o ministro destacou que o programa é um “exemplo para o mundo” e que o Brasil está oferecendo a experiência de sua Empresa de Pesquisa Energética (EPE) para ajudar outros países, principalmente na África. A medida busca cumprir o ODS 7 da ONU, que prevê acesso à energia segura, e visa reduzir o uso de lenha e carvão, impactando positivamente a saúde de mulheres e crianças.
Alexandre Silveira também falou sobre a exploração de petróleo na Foz do Amazonas. Ele estima que as perfurações na região, conhecida como Margem Equatorial, devem começar no primeiro semestre de 2026. Segundo o ministro, a tramitação técnica do licenciamento está sendo seguida e ele acredita em “boas notícias” sobre a descoberta de petróleo.