A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) participou nesta terça-feira (23), em Brasília, do Seminário Nacional União pela Autonomia, que reuniu parlamentares, lideranças comunitárias e especialistas para debater a emancipação distrital e a regulamentação da criação de novos municípios no Brasil.
O encontro teve como objetivo discutir os impactos da emancipação, fortalecer a justiça federativa e mobilizar apoio à aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 137/2015, além de outras propostas relacionadas ao tema.
Segundo os organizadores, o seminário se consolidou como um momento estratégico de sensibilização institucional, construção de alianças e visibilidade nacional da pauta emancipalista, incluindo também um ato político em defesa da tramitação do PLP.
Defesa da pauta emancipalista
Durante sua participação, a deputada Dra. Taíssa reforçou a importância do avanço legislativo:
“Estamos aqui hoje no auditório da Câmara dos Deputados Federais justamente para lutar para que o PLP 137 seja pautado dentro da Casa. Estou acompanhada de lideranças que representam União Bandeirantes, Ponta do Abunã, Vista Alegre, Extrema e Nova Califórnia. Não podemos aceitar que locais a mais de 100 ou até 200 quilômetros da cidade-mãe, com grande volume populacional, ainda não se tornem municípios. Essa luta é pelo recurso do povo, voltando para o povo.”
O líder comunitário Paulo Lubiana, representante de União Bandeirantes, destacou a mobilização conjunta:
“Estamos aqui com toda a força e coragem para, juntos, elevar a pauta do PLP. Quero agradecer à deputada pelo empenho lá no estado e aqui em Brasília conosco.”
Já Batista, representante da Ponta do Abunã, enfatizou o caráter coletivo da causa:
“É um prazer enorme estarmos aqui com essa pessoa que comprou a nossa luta. Representamos distritos como União Bandeirantes e Ponta do Abunã, mas, na verdade, estamos defendendo todos os distritos do Brasil que sonham e têm condições de se tornarem independentes. É por isso que estamos aqui: pela pautação e aprovação do PLP 137.”
Fortalecimento do movimento
A presença da deputada e das lideranças comunitárias de Rondônia fortalece o movimento nacional pela emancipação, dando visibilidade às regiões que buscam autonomia administrativa e mais oportunidades de desenvolvimento para suas populações.











































