A Câmara dos Deputados pode votar ainda nesta quarta-feira (17) o requerimento de urgência para o projeto de lei que concede anistia aos presos e processados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. A decisão será confirmada em reunião de líderes convocada pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), e posteriormente apreciada pelo plenário.
O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) acompanha as articulações e reforça o posicionamento da bancada de oposição em defesa de uma anistia ampla. “Nós queremos virar essa página e pacificar o Brasil. É hora de dar uma resposta justa a todos que estão presos e processados, incluindo o presidente Bolsonaro, que foi condenado de forma política pelo Supremo”, afirmou o parlamentar.
A sinalização para votação ocorreu após acordo entre Hugo Motta e líderes da oposição, que destravou a pauta na terça-feira (16) com a aprovação da PEC da Imunidade. Com o compromisso firmado, a urgência da anistia deve ser levada ao plenário ainda hoje.
Deputados da oposição projetam mais de 300 votos favoráveis ao requerimento. Para Coronel Chrisóstomo, a expectativa é de que a aprovação da urgência abra caminho para a análise do mérito nos próximos dias. “A bancada do PL está unida para que esse projeto avance. Vamos pressionar até o fim para que a anistia seja votada e aprovada da forma mais ampla possível”, destacou.