O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da abertura da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), em Brasília. Em seu discurso, nesta segunda-feira, 15 de setembro de 2025, o presidente afirmou que, apesar dos avanços em políticas públicas, o Brasil ainda convive com um “racismo de todos os dias”. Ele destacou que há um “imaginário que insiste em colocar pessoas negras em um único lugar, normalmente no lugar de serviçal”.
Sem citar nomes, Lula mencionou o caso da escritora Lilia Guerra, que foi acusada de furtar objetos de uma pousada em Paraty. O presidente considerou o episódio “inconcebível” e “inaceitável”, ressaltando que uma pessoa não deveria ter oportunidades limitadas ou ser alvo de suspeita por causa da cor da pele. Lula também criticou a criminalização de jovens negros da periferia, que, segundo ele, “continuam a ser alvos preferenciais das forças de repressão”.
A 5ª Conapir tem como tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”. O evento, que não ocorria há sete anos, reúne cerca de 1,7 mil delegados e convidados em Brasília. A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou a importância da participação popular na construção de políticas públicas. Lula reforçou que a contribuição da sociedade é essencial para que o governo seja mais assertivo em suas ações.