O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a soberania brasileira sobre a Amazônia durante a assinatura do programa “União com Municípios” para combater o desmatamento e incêndios. Em uma cerimônia realizada em Manaus, nesta terça-feira, 9 de setembro de 2025, Lula disse que o país é o que possui a maior quantidade de floresta no mundo e que, por isso, não precisa da interferência de países estrangeiros.
Com um investimento de R$ 150 milhões do BNDES e da Anater, o novo programa busca fortalecer a parceria com as prefeituras locais no combate à devastação ambiental.
Resposta às críticas e COP30
A declaração do presidente aconteceu horas depois que a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, ameaçou o Brasil com uso de “poderio militar” e sanções econômicas, em defesa da liberdade de expressão. Lula afirmou que o Brasil tem sabedoria para cuidar do seu próprio quintal.
O presidente também falou sobre a Conferência do Clima (COP30) que acontecerá em Belém, no Pará, em novembro. Ele afirmou que o evento será a “COP da verdade”, que diferenciará quem acredita na ciência de quem é negacionista das mudanças climáticas.