O senador Jaime Bagattoli (PL-RO) promove uma sessão especial no Senado Federal, na próxima segunda-feira (8/9), para prestar homenagem a Assis Canuto, ex-deputado e engenheiro agrônomo. A iniciativa reconhece a importância de Canuto na história de Rondônia, especialmente na implantação de assentamentos que foram essenciais para o desenvolvimento da região quando ainda era um território federal.
Bagattoli justificou a homenagem afirmando que Canuto é um “pilar da história de Rondônia”, com um papel central na execução da colonização e reforma agrária. “Se somos o que somos hoje devemos muito ao trabalho dele, tanto no Incra quanto em Brasília”, disse o senador.
Atuação em cargos-chave e contribuições para o estado
Na década de 1970, Assis Canuto trabalhou como coordenador de projetos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Em sua função, ele possibilitou a criação de assentamentos para agricultores, a abertura de estradas e a construção de escolas rurais no então Território Federal de Rondônia.
Além de sua atuação no Incra, Canuto também teve uma destacada carreira política. Ele foi deputado federal constituinte, prefeito e vice-prefeito de Ji-Paraná, vice-governador e secretário estadual de Agricultura. A sessão especial de homenagem será transmitida ao vivo pelo canal do Senado Federal no YouTube, a partir das 10h (horário de Brasília).