O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Bogotá, na Colômbia, para a 5ª Cúpula da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). O principal objetivo do encontro, que acontece nesta sexta-feira (22), é fortalecer a união dos países da região na proteção da floresta e garantir o engajamento deles para a COP30, que será realizada em Belém, no Pará, em 2025.
Uma das propostas brasileiras é a aprovação de uma declaração conjunta em apoio ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF). O fundo, com um valor estimado em US$ 125 bilhões, será lançado na COP30 para financiar a preservação de biomas florestais, essenciais para a regulação do clima e captura de carbono.
Cúpula em Bogotá
O encontro, sediado na Casa de Nariño, contará com a presença de Lula e do presidente colombiano Gustavo Petro. A agenda inclui um diálogo com organizações da sociedade civil e comunidades indígenas, repetindo a metodologia da cúpula anterior, em Belém. Além do apoio ao TFFF, a cúpula deverá aprovar a “Carta de Bogotá”, um documento que reforça metas e compromissos no combate ao desmatamento e na promoção do desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Lula está acompanhado por uma comitiva de ministros, incluindo Márcio Macedo, Sônia Guajajara, Marina Silva e Mauro Vieira, além do embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30.