O Governo Federal anunciou a projeção de 400 mil novas ligações do programa Luz Para Todos até 2028. O objetivo, segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, é universalizar o acesso à energia elétrica no país. Entre 2023 e 2025, o programa realizou 123,2 mil novas ligações, beneficiando cerca de 500 mil brasileiros.
O ministro participou de um evento em que apresentou os resultados do programa. Ele ressaltou que, no âmbito do Novo PAC, mais da metade das novas ligações, até 2028, serão feitas na Amazônia Legal. Em 2026, a previsão é de um investimento de R$ 3 bilhões para 80 mil novas ligações. O programa, relançado em 2023, tem parceria com a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar).
Transformação social e sustentabilidade
Desde sua criação em 2003, o Luz Para Todos já levou energia para mais de 3,7 milhões de famílias, beneficiando cerca de 17,7 milhões de pessoas. O programa é considerado o maior de universalização de energia do mundo e prioriza o uso de soluções sustentáveis, como sistemas solares fotovoltaicos, para atender comunidades isoladas.
A energia elétrica tem transformado a vida de moradores, como Flaviana Pereira, de 36 anos, do município de Timon, no Maranhão. Segundo ela, a chegada da energia melhorou a segurança, permitiu a conservação de alimentos e a ajudou a expandir sua horta, melhorando a renda familiar. O Luz Para Todos também contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, ao combater a pobreza energética e promover a inclusão social.