O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou em entrevista à Band News que o governo irá liberar R$ 30 bilhões em linhas de crédito para as empresas afetadas pelo tarifaço de Donald Trump. O plano será lançado nesta quarta-feira (13) por meio de uma medida provisória e terá recursos provenientes de crédito extraordinário, fora do limite de gastos do arcabouço fiscal.
Segundo Lula, a ajuda será priorizada para as menores companhias e para o setor de alimentos perecíveis. O presidente enfatizou que o valor pode ser ajustado se necessário e que o governo buscará mercados alternativos para os setores atingidos. O lema, segundo ele, é “ninguém larga a mão de ninguém”.
Apoio na Justiça dos EUA e crédito extraordinário
O plano do governo também inclui incentivar as empresas a acionar a Justiça estadunidense contra o tarifaço. “Não dá para dar de barato a taxação do Trump. Tem leis nos Estados Unidos, e a gente pode abrir processo”, explicou Lula.
Mais cedo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, havia esclarecido que as medidas de ajuda viriam por meio de crédito extraordinário, um tipo de recurso usado em situações de emergência que fica fora da meta fiscal. As propostas, de acordo com o ministro, estão 100% prontas e foram elaboradas após reuniões com o setor produtivo.