O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, declarou neste sábado (9) em Guaratinguetá, São Paulo, que o governo brasileiro busca o diálogo com os Estados Unidos para resolver a questão do tarifaço. A prioridade, segundo ele, é aumentar o número de setores da economia brasileira que ficarão de fora das tarifas, consideradas “extremamente injustas” pelo governo.
Alckmin confirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciará, na próxima semana, um pacote de medidas para ajudar os setores mais afetados. “A prioridade não é retaliar, é resolver”, disse o vice-presidente. As medidas, que ele chamou de “mitigatórias”, focarão em empresas que exportam mais para os EUA e que foram impactadas diretamente pelas novas tarifas.
Pacote de Apoio e Isenção de IPI
O pacote de apoio visa amparar as empresas prejudicadas pelo tarifaço de Donald Trump. Essa iniciativa faz parte de uma estratégia mais ampla do governo para proteger a economia nacional.
Além disso, Alckmin celebrou o aumento de 15,7% nas vendas de veículos sustentáveis em julho, após o governo ter anunciado a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para essa categoria. Ele destacou que a medida criou um “ciclo positivo”, com a indústria automotiva produzindo e vendendo mais, e a população podendo comprar carros mais baratos.