O Ministério da Saúde autorizou o repasse de R$ 40,7 milhões para aprimorar os serviços oferecidos pelos Bancos de Leite Humano no Brasil. O anúncio coincide com o Dia Mundial da Amamentação, celebrado em 1º de agosto, e o início da campanha Agosto Dourado, focada na conscientização sobre a importância do aleitamento materno.
Conforme portaria publicada no Diário Oficial da União, os recursos serão distribuídos entre as 226 unidades da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBLH-BR). Cada unidade receberá R$ 180 mil para investir em atividades essenciais como coleta, processamento, armazenamento, controle de qualidade e distribuição do leite.
Agosto Dourado e o Incentivo ao Aleitamento
A campanha, com o tema “Priorize a Amamentação”, busca apoio sustentável para mães.
A campanha do Agosto Dourado é inspirada na “hora de ouro”, que marca a primeira hora de vida do recém-nascido ao lado da mãe. Realizada em 120 países, a iniciativa deste ano tem como tema “Priorize a Amamentação, Crie Sistemas de Apoio Sustentáveis”. O Ministério da Saúde, em uma campanha digital de 1º a 7 de agosto, busca mobilizar a sociedade para criar ambientes mais acolhedores para mães que amamentam.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento exclusivo até os seis meses de idade e a complementação até os dois anos ou mais. A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, uma iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é fundamental para garantir o leite para bebês prematuros ou de baixo peso e oferecer suporte às mães.