O deputado federal Dr. Fernando Máximo (União Brasil-RO) destinou mais de R$ 4 milhões para APAEs e outras instituições filantrópicas em Rondônia que atuam no atendimento a pessoas com deficiência e transtorno do espectro autista (TEA). A medida busca assegurar a continuidade dos serviços prestados por essas entidades em saúde, educação e assistência social.
Criada há 66 anos no Brasil, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) é considerada a maior rede de defesa dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla na América Latina. As instituições beneficiadas também incluem outras que atendem neurodivergentes, como pessoas com dislexia, surdez, baixa visão, epilepsia e TDAH.
O parlamentar destacou a importância da identificação de deficiências ocultas, citando o uso de cordões visuais com símbolos específicos como o cordão girassol, o cordão quebra-cabeça colorido (associado ao autismo) e o cordão do infinito, que simboliza todas as neurodivergências. “Essas pessoas existem, sentem, sofrem e precisam ser vistas com carinho e respeito”, afirmou Máximo.
A pauta das deficiências invisíveis se tornou uma das principais bandeiras do deputado no Congresso Nacional. Médico de formação, Máximo relatou que sua experiência clínica foi fundamental para priorizar políticas públicas voltadas à inclusão social e melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiência e seus familiares.
O congressista informou que ao menos 12 projetos de lei já foram protocolados por seu mandato com foco no atendimento e acolhimento de pessoas com autismo, neurodivergência e demais deficiências. “Temos trabalhado para garantir que todas as instituições com esse perfil possam ser contempladas. Às vezes, por questões burocráticas, alguma APAE não recebe o recurso de imediato, mas buscamos atender a todas”, explicou.
De acordo com a APAE Nacional, em 2022 a rede realizou mais de 23 milhões de atendimentos em áreas como saúde, educação e inclusão no mercado de trabalho. As ações alcançaram mais de 1,6 milhão de pessoas em mais de 2.200 unidades em todo o país.