O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) usou hoje (09) as redes sociais para atribuir ao que chamou de “perseguição política” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro a decisão do presidente americano Donald Trump de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil. A nova taxação, que entra em vigor no dia 1º de agosto.
“Trump anuncia tarifa de 50% ao Brasil pela perseguição contra Bolsonaro”, escreveu o parlamentar, reforçando o discurso de aliados bolsonaristas que enxergam o julgamento de Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal como motivação para a retaliação americana. A medida, anunciada por Trump por meio de uma carta dirigida ao presidente Lula, causou repercussão nacional e revolta entre produtores rurais e exportadores.
Com o aumento da tarifa, produtos como carne, grãos e derivados agroindustriais devem perder competitividade no mercado norte-americano, impactando negativamente estados exportadores do norte, sul e centro-oeste. O deputado, no entanto, preferiu apontar o dedo para a política interna em vez de discutir soluções para minimizar o impacto nos produtores.