Com foco na inovação e no crescimento econômico, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, tem levado o estado a se destacar no cenário nacional. Rondônia acaba de alcançar o primeiro lugar no ranking de apoio a empreendimentos inovadores, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados 2024, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Esse reconhecimento é resultado de políticas públicas voltadas ao empreendedorismo, atração de investimentos e incentivo à tecnologia e à sustentabilidade.
O levantamento aponta que Rondônia superou todos os outros estados no indicador “Apoio a Empreendimentos Inovadores”, que mede a presença de ambientes de inovação — como incubadoras, aceleradoras e centros tecnológicos — por milhão de habitantes. Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Para o governador Marcos Rocha, o destaque é fruto de um trabalho estratégico e contínuo. “Rondônia se consolida como um novo polo de negócios no Brasil. Temos avançado em vários pontos: aumento na abertura de empresas, uma das menores taxas de desemprego do país e políticas eficazes para fomentar a inovação. Esses resultados agora ganham reconhecimento nacional”, afirmou.
O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Gonçalves, também celebrou a conquista. Ele destacou o planejamento da gestão estadual e os esforços para criar um ambiente mais favorável à inovação e ao empreendedorismo.
Desenvolvimento em ação
A liderança de Rondônia nesse ranking reflete uma série de ações conduzidas pelo governo estadual, por meio da Sedec. Entre os destaques estão o Hub.RO, em Porto Velho, que já realizou mais de 30 mil atendimentos e apoiou 84 projetos inovadores; a expansão de habitats de inovação em várias regiões do estado; a capacitação de mais de 500 jovens por meio de maratonas, hackathons e oficinas; a captação de R$ 12 milhões em recursos por meio dos programas Centelha e Tecnova III; além do fortalecimento da governança da inovação com editais, infraestrutura e parcerias com universidades, setor produtivo e prefeituras.
Marcos Rocha reforçou que o ambiente favorável ao empreendedorismo é reflexo de uma gestão que acredita na tecnologia como motor do desenvolvimento. “Vamos seguir trabalhando com seriedade e foco em resultados, para que Rondônia continue gerando empregos, oportunidades e se torne referência de uma gestão que transforma a vida das pessoas”, concluiu.