Na semana passada, o senador amazonense Plínio Valério (PSDB-AM), dirigindo-se a pessoas em um evento aberto na Fecomércio do Amazonas, declarou aos convidados sua “vontade de enforcar” a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, durante a participação dela na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs, ocorrida em 2024.
A fala ameaçadora repercutiu imediatamente, principalmente por partir de um parlamentar contra uma mulher e autoridade do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na quarta-feira (19), o senador voltou a ser questionado sobre o assunto, afirmando que “não se arrependia do que disse, pois era uma brincadeira”.
Agora, dentro do Senado, o parlamentar voltou a usar o mesmo tom, afirmando: “Foi brincadeira. Se você perguntar ‘você faria de novo’? Não. Mas [se] ‘se arrepende’? Não. Foi uma brincadeira. […] Eu não excedi, eu brinquei, talvez fora da hora. Mas não me excedi. Eu passei seis horas e 10 minutos tratando [a ministra] com decência, como merece toda mulher”, declarou.
A declaração não foi bem recebida. Inclusive, o senador foi repreendido pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que cobrou uma postura mais adequada do parlamentar.

Questionada durante o programa Bom Dia, Ministra, Marina Silva respondeu à ofensa de Plínio Valério. A ministra caracterizou o que o parlamentar chamou de “brincadeira” como uma agressão à honra de uma mulher, afirmando que a fala tem traços psicopáticos.
“Quem brinca com a vida dos outros, faz ameaça aos outros de brincadeira e rindo, só os psicopatas são capazes de fazer isso. Eu fico imaginando: alguém que é ministra do Meio Ambiente, alguém que de certa forma é conhecida dentro e fora do país, tem que ouvir uma coisa dessas de alguém incitando a violência por discordar de alguém. Porque isso é uma forma de incitar a violência contra uma mulher”, lamentou Marina.
A primeira-dama, Janja Lula, saiu em defesa da ministra, ressaltando sua integridade e seu trabalho em prol do país.
“A ministra Marina Silva é uma dádiva que o nosso país tem o privilégio de ter. Uma mulher pioneira na defesa do meio ambiente e na luta por um mundo mais justo e sustentável. Tem uma história de vida e de trabalho que inspira pessoas ao redor do mundo há décadas”, afirmou.
Na visão de Janja, Plínio Valério não passa de um ignorante que não consegue enxergar a importância de Marina Silva para o país.
“Uma mulher gigante, que um homem com a ignorância do senador Plínio Valério jamais vai conseguir enxergar. Sua fala carregada de ódio, misoginia e de um desconhecimento sem tamanho é um reflexo de sua pequenez. É esse comportamento masculino que mata nossas mulheres diariamente. Se para ele é difícil ouvir uma mulher tão inteligente falar durante seis horas, para nós é de doer ouvir seis segundos de asneiras saindo de sua boca”, concluiu.