QUARTA-FEIRA, 11/02/2026
Publicidade

Em destaque

Nova liderança na Alero: Deputada Cláudia de Jesus assume presidência da Comissão de Agropecuária

Parlamentar também integrará outras três comissões estratégicas.

Por : Cristiane Abreu e Francisco Costa

Publicado em 

Foto: Assessoria

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) assumiu em 2025 a presidência da Comissão de Agropecuária e Política Rural da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero). Os trabalhos começam a partir da segunda quinzena de fevereiro. Mas a parlamentar já se articula para fortalecer e expandir políticas de incentivo à agricultura familiar, além de promover debates sobre desenvolvimento agrário e sustentabilidade no campo. Um trabalho que vem sendo feito desde quando foi vereadora em Ji-Paraná.

“Nosso compromisso é garantir que a agricultura familiar tenha mais apoio e acesso a crédito, infraestrutura e capacitação. Precisamos valorizar os pequenos produtores, que são fundamentais para a economia do nosso estado e para a segurança alimentar da população”, afirmou a deputada.

A parlamentar também atuará como vice-presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social e será membro das Comissões de Educação e Cultura e de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente, da Mulher e do Idoso.

O papel das comissões

As comissões permanentes da Alero têm como objetivo debater, analisar e propor soluções para diversas áreas essenciais do estado.

A Comissão de Agropecuária e Política Rural: defende a formulação de políticas para o setor agropecuário, incluindo incentivo à produção rural, infraestrutura no campo e fomento à agricultura familiar.

Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social: é responsável por fiscalizar e debater questões ligadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

Comissão de Educação e Cultura: atua na formulação de políticas para o setor educacional e preservação do patrimônio cultural.

A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente, da Mulher e do Idoso: o foco principal é a proteção e o fortalecimento dos direitos de grupos vulneráveis da sociedade.

Conquistas e trabalhos desenvolvidos nos últimos anos

No biênio 2023-2024, Cláudia de Jesus esteve à frente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social, onde contribuiu para importantes avanços no setor da saúde. Entre os destaques, estão a defesa da regionalização do sistema de saúde, a transparência no atendimento do SUS e o andamento das obras de hospitais em diversas regiões do estado. Um dos avanços foi o acompanhamento da construção do Hospital de Guajará-Mirim, visando reduzir a sobrecarga das unidades de saúde em Porto Velho. E também avanços da reformulação do Plano de Carreira, Cargos e Remuneração do Grupo Ocupacional dos servidores da saúde.

“Trabalhamos para garantir que os municípios tenham melhores condições de atendimento, evitando que pacientes precisem percorrer longas distâncias para receber cuidados médicos. Essa descentralização é essencial para um atendimento mais digno”, reforçou a deputada.

Na Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente, da Mulher e do Idoso, Cláudia de Jesus esteve diretamente envolvida na conquista da Casa da Mulher Brasileira em Porto Velho, garantindo também uma unidade para Ji-Paraná. O espaço tem como objetivo oferecer acolhimento e suporte às mulheres vítimas de violência doméstica. E na defesa, proteção, acolhimento e aplicação de políticas públicas para o setor.

Além disso, na Comissão de Agropecuária e Política Rural, onde foi vice-presidente, a parlamentar articulou investimentos para a aquisição de produtos da agricultura familiar, beneficiando milhares de pequenos produtores e fomentando a segurança alimentar no estado.

Novos desafios

Com a nova estruturação das comissões, a deputada Cláudia de Jesus pretende ampliar o trabalho já realizado, especialmente no apoio à agricultura familiar e na melhoria do acesso à saúde. Como presidente da Comissão de Agropecuária, buscará ampliar investimentos e promover debates sobre a produção rural sustentável.

“Nosso mandato é voltado para atender às necessidades da população, e agora, à frente da Comissão de Agropecuária, teremos ainda mais condições de fortalecer esse setor tão importante para a nossa economia”, concluiu Cláudia de Jesus.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo estuda regras para verificar idade de usuários na web

Governo estuda regras para verificar idade de usuários na web

Consulta pública indica que sites com conteúdos de risco devem adotar sistemas rigorosos de checagem para proteger crianças e adolescentes no ambiente digital.
L
Câmara aprova redução temporária de tributos para indústria química

Câmara aprova redução temporária de tributos para indústria química

Proposta segue para o Senado e amplia recursos do regime especial.
L
Corte italiana inicia análise sobre extradição de Carla Zambelli

Corte italiana inicia análise sobre extradição de Carla Zambelli

Sessão foi interrompida e deve continuar nesta quinta-feira.
L
Cláudia de Jesus articula inclusão de municípios no programa Agora Tem Especialistas

Cláudia de Jesus articula inclusão de municípios no programa Agora Tem Especialistas

Diagnóstico precoce precisa ser prioridade em Nova Mamoré e Guajará-Mirim, diz deputada.
L
Dra. Taíssa solicita instalação do Tudo Aqui em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa solicita instalação do Tudo Aqui em Guajará-Mirim

Proposta da deputada visa centralizar atendimentos estaduais e federais em um único local, reduzindo burocracia para a população.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Sisu 2026: universidades começam a chamar candidatos da lista de espera

Sisu 2026: universidades começam a chamar candidatos da lista de espera

Estudantes devem acompanhar convocações nos sites das instituições.
L
MEC revoga edital para criação de novos cursos privados de medicina

MEC revoga edital para criação de novos cursos privados de medicina

Portaria foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.
L
Anvisa amplia indicação da vacina contra HPV para prevenir novos tipos de câncer

Anvisa amplia indicação da vacina contra HPV para prevenir novos tipos de câncer

Imunizante passa a incluir proteção contra tumores de orofaringe, cabeça e pescoço.
L
Governo envia alerta sobre novo Imposto de Renda pelo Gov.br e WhatsApp

Governo envia alerta sobre novo Imposto de Renda pelo Gov.br e WhatsApp

Trabalhadores que ganham até R$ 5 mil já estão isentos.
L

Estreias da semana no Cine Araújo e promoção de Sexta-feira 13 agitam Porto Velho

Cinemas recebem dois novos filmes e oferecem ingressos promocionais em ação especial de Sexta-feira 13, além da já tradicional Dobradona válida em dias úteis em Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alex Redano indica recuperação urgente da RO-144

Alex Redano indica recuperação urgente da RO-144

Solicitação atende pedido do vereador Thiago Viola para patrolamento e cascalhamento da estrada B-40 Sul, visando facilitar o escoamento da produção rural
L
Cássio Gois entrega van para hemodiálise

Cássio Gois entrega van para hemodiálise

Veículo adaptado garante transporte seguro a pacientes de hemodiálise de Nova Brasilândia d’Oeste, que viajam até Cacoal para tratamento contínuo.
L
Estudo aponta que economia suportaria redução da jornada e fim da escala 6x1

Estudo aponta que economia suportaria redução da jornada e fim da escala 6×1

Levantamento do Ipea indica impacto inferior a 1% em grandes setores e possível avanço na redução de desigualdades.
L
Cármen Lúcia estabelece diretrizes para conduta de juízes nas eleições de outubro

Cármen Lúcia estabelece diretrizes para conduta de juízes nas eleições de outubro

Ministra orienta magistrados a evitar eventos com candidatos e manifestações políticas.
L
Relator no TSE se posiciona contra perda de mandato de Jorge Seif

Relator no TSE se posiciona contra perda de mandato de Jorge Seif

Análise do caso será retomada na quinta-feira, com seis votos ainda pendentes.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ex-chefe da Vigilância Sanitária é alvo de buscas em Costa Marques

Ex-chefe da Vigilância Sanitária é alvo de buscas em Costa Marques

Polícia Civil apreendeu simulacros e 25 mil reais em espécie na casa do investigado, que teria ameaçado pessoas com arma de fogo em uma distribuidora local.
12
Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável em Rondônia

Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável em Rondônia

Agentes de Machadinho d’Oeste detiveram um homem investigado por crime contra uma criança de 5 anos após denúncia de familiares e investigação da delegacia local.
16
Homem suspeito de furtos é agredido por populares na zona Leste de Porto Velho

Homem suspeito de furtos é agredido por populares na zona Leste de Porto Velho

Acusado teria cometido crimes em ao menos dois estabelecimentos,
14
Denarc apreende 11 quilos de Skunk em lava jato na Capital

Denarc apreende 11 quilos de Skunk em lava jato na Capital

Operação das Divisas resulta na prisão de proprietário e na apreensão de entorpecentes e veículo.
10
Motociclista sofre fratura exposta após idoso avançar preferencial na zona Leste

Motociclista sofre fratura exposta após idoso avançar preferencial na zona Leste

Acidente grave entre Hyundai Santa Fe e Yamaha mobiliza equipe do Samu no bairro Agenor Martins de Carvalho
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: J. M. ARAGAO & CIA LTDA

Licença Ambiental Simplificada SUL 67
L
Conab divulga 5º levantamento da safra 2025/2026

Conab divulga 5º levantamento da safra 2025/2026

Apresentação ao vivo traz dados sobre produção, produtividade e área plantada das principais culturas de grãos do país nesta quinta-feira.
L
Sebrae RO amplia parceria com o Exército para capacitar jovens

Sebrae RO amplia parceria com o Exército para capacitar jovens

Acordo com unidades militares em Porto Velho prevê qualificação técnica, estímulo ao empreendedorismo entre recrutas e mais oportunidades para empresas locais.
L
IFRO seleciona bolsistas para curso de cuidadora

IFRO seleciona bolsistas para curso de cuidadora

Campus Colorado do Oeste abre 19 vagas para profissionais atuarem no Mulheres Mil em Cerejeiras e Vilhena, com bolsas de até R$ 50 por hora/aula.
L
Decreto inclui Ligue 180 no Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio

Decreto inclui Ligue 180 no Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio

Serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.
L
Jaru investe R$ 600 mil na cultura com LPG e PNAB

Jaru investe R$ 600 mil na cultura com LPG e PNAB

Município executa recursos da Lei Paulo Gustavo e do 1º ciclo da PNAB, fortalece artistas locais e garante continuidade de políticas culturais estruturantes.
L
OAB RO amplia fiscalização com 8 mil advogados irregulares

OAB RO amplia fiscalização com 8 mil advogados irregulares

Corregedoria intensifica notificações para regularização de inscrições suplementares e reforça ética, legalidade e concorrência leal na advocacia rondoniense.
L
MPRO homenageia Miguel Mônico por legado ambiental

MPRO homenageia Miguel Mônico por legado ambiental

Desembargador aposentado é reconhecido por atuação no Ministério Público e no TJRO, com decisões marcantes na defesa do meio ambiente e dos direitos coletivos.
L
Discord reforça regras de segurança para adolescentes na plataforma

Discord reforça regras de segurança para adolescentes na plataforma

Novas exigências incluem verificação de idade e restrições de acesso.
L
Prefeitura esclarece que danos na Calama e Caúla não são da Seinfra

Prefeitura esclarece que danos na Calama e Caúla não são da Seinfra

Vistorias técnicas apontam que falhas na compactação de valas, realizadas por terceiros, comprometeram o asfalto durante o período chuvoso.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.