Após a eleição da Mesa do Senado, realizada no último sábado (1º), as articulações agora se concentram na definição dos presidentes das 16 comissões permanentes da Casa. Pelo menos sete delas já têm parlamentares cotados para assumir a liderança dos trabalhos.
Entre os três senadores que representam Rondônia no Senado Federal – Marcos Rogério (PL), Confúcio Moura (MDB) e Jaime Bagattoli (PL) – apenas Marcos Rogério deve presidir uma comissão nesta nova legislatura. O senador foi indicado pelo PL para assumir a presidência da Comissão de Infraestrutura (CI), uma das mais estratégicas do Senado.
Para o parlamentar rondoniense, a presença no comando das comissões fortalece a oposição. “O acordo neste momento está dando ao PL e aos partidos de oposição um protagonismo maior, mais presença nas comissões. É um novo tempo, um novo momento, de maior altivez e visibilidade para a oposição”, declarou Marcos Rogério em entrevista à Rádio Senado.
A Comissão de Infraestrutura é responsável por debater e fiscalizar temas fundamentais para o desenvolvimento do país, como transportes, energia e telecomunicações. A possível liderança de Marcos Rogério no colegiado sinaliza um reforço da oposição em um dos espaços mais importantes para as discussões sobre investimentos e projetos estruturais no Brasil.
Rondônia nas Comissões
Nos últimos dois anos, o estado de Rondônia esteve presente em diversas comissões. Uma das principais, a Comissão de Educação, era presidida pelo senador Confúcio Moura que ganhou destaque por sua atuação.